Metal pesado mercúrio

O mercúrio é considerado um metal pesado, por isso sua contaminação pode ocasionar intoxicação ou até mesmo a morte de organismos vivos.

O Mercúrio é considerado metal pesado pelo fato de apresentar toxidez ao entrar em contato com organismos vivos. A ingestão desse metal pode ocasionar a morte.

A forma mais comum de contaminação é decorrente do lançamento do metal pesado em ecossistemas aquáticos naturais. Uma vez presentes nos rios, o metal já não pode ser destruído e se torna altamente reativo. As responsáveis por esse grave acidente ecológico são as indústrias que utilizam o mercúrio em seus processos. O vazamento (proposital ou acidental) durante o manuseio pode levar o metal até os cursos d’água através do sistema de esgoto. Este tipo de acidente ocorre em metalúrgicas, indústrias de tintas e de plásticos PVC, entre outras.

Conheça outros procedimentos que causam a contaminação por mercúrio:

• O mercúrio está presente em alguns telefones celulares, o descarte incorreto desses aparelhos implica na contaminação do ambiente;

• A fumaça lançada pelos incineradores de lixo urbano é rica em mercúrio, cádmio e chumbo, ela se volatiliza levando a poluição a longas distâncias.

Efeitos tóxicos da ingestão de mercúrio

Os sintomas podem começar com anúria (redução da secreção urinária) e se estender para a diarreia sanguinolenta, o que leva o indivíduo à morte por perda de sangue.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Metal mercúrio
Metal mercúrio
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
As tinturas progressivas podem conter acetato de chumbo
Chumbo em cosméticos
Veja qual é a regulamentação do uso de chumbo em cosméticos e se existem perigos da utilização desse metal pesado.
Bário em seu estado natural.
Metal Bário
Elemento químico tóxico, Bário, sintomas de intoxicação por bário, mineral barita, elevada reatividade, sulfato de bário, contraste em radiografias de estômago e intestino, Utilizações do metal Bário, foguetes pirotécnicos, carreador de rádio.
Arsênio
Semimetal pesado, Sintomas da intoxicação por Arsênio, câncer de pele, mortes na História provocadas por Arsênio, auto-ingestão de sais de arsênio, cientista Paracelso, elemento tóxico, Napoleão Bonaparte, elemento Arsênio, Bangladesh.
Pilhas de cádmio.
Cádmio
Acúmulo de cádmio no organismo, hemácias sanguíneas, grupos sulfidril, subproduto da mineração do zinco, aplicação em baterias de celular, cádmio, pilhas recarregáveis, metal pesado, doença Itai-Itai, reumatismos, substância carcinogênica.
Classificação dos metais
Como os metais se classificam de acordo com sua ação no ambiente.