Whatsapp icon Whatsapp

Classificação dos metais

A vasta utilização de elementos químicos para o benefício do homem segue paralelamente com a enorme incidência de contaminação pelos mesmos. Afinal, como pode um mesmo elemento trazer benefícios e ao mesmo tempo ocasionar a morte de indivíduos.

Por exemplo, a ingestão de Manganês é indicada para manter nosso corpo em funcionamento, por outro lado o excesso no consumo pode provocar efeitos adversos no sistema nervoso, respiratório e outros.

Tudo isso se explica através da classificação que o metal recebe, veja:

1. Elementos essenciais: cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel, magnésio, sódio e potássio;

2. Microcontaminantes ambientais: cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho, arsênico, chumbo e tungstênio;

3. Elementos essenciais e simultaneamente microcontaminantes: ferro, cobalto, manganês, níquel, cromo e zinco.

Os microcontaminantes são também conhecidos como metais pesados. Todas as formas de vida, desde as bactérias até mesmo o ser humano, são afetadas pela presença em abundância destes metais, mas como vimos, os mesmos são essenciais para o crescimento de todos os tipos de organismos. Então como proceder diante dessa ambiguidade? É só tomar cuidado na hora de ingerir elementos essenciais, a superdosagem não é indicada em nenhum caso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Arsênio
Semimetal pesado, Sintomas da intoxicação por Arsênio, câncer de pele, mortes na História provocadas por Arsênio, auto-ingestão de sais de arsênio, cientista Paracelso, elemento tóxico, Napoleão Bonaparte, elemento Arsênio, Bangladesh.
Cádmio (Cd)
Você já ouviu falar do elemento químico cádmio? Clique aqui e conheça suas propriedades, características, formas de obtenção, aplicações e história.
Metal Bário
Elemento químico tóxico, Bário, sintomas de intoxicação por bário, mineral barita, elevada reatividade, sulfato de bário, contraste em radiografias de estômago e intestino, Utilizações do metal Bário, foguetes pirotécnicos, carreador de rádio.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.