Cádmio

O cádmio é um metal raro que é mais facilmente encontrado em ambientes aquáticos e possui a propriedade de ser insolúvel, por isso se acumula nas gramíneas, em aves, gado, cavalos e no organismo humano.

O cádmio foi considerado carcinogênico e seu acúmulo no organismo acarreta vários problemas de saúde, como desenvolvimento de hipertensão e doenças do coração. A acumulação de cádmio ainda é responsável pela doença “Itai-Itai”, essa doença produz problemas no metabolismo de cálcio, gerando complicações: descalcificações e reumatismos.

O organismo humano acumula cádmio e na idade de 50 anos o homem pode estar com uma carga de 20 a 30 mg, concentrando-se nos rins e nas paredes das artérias. Efeitos mais graves são decorrentes dessa alta concentração de cádmio: destruição do tecido testicular e das hemácias sanguíneas.

A explicação Bioquímica para os efeitos do cádmio, é que esse metal inativa numerosos sistemas enzimáticos, por ligar-se aos grupos sulfidril das moléculas de proteína.

Fontes de contaminação: o cádmio está presente em mariscos, ostras e peixes de água salgada, alguns tipos de chá e na fumaça do cigarro. Outras fontes incluem soldas, pigmentos (pinturas), ripas galvanizadas, baterias, combustão dos automóveis, e em alguns suplementos naturais, como: dolomita e medula óssea (tutano).

Absorção e excreção: não existe sistema que regule o metabolismo de absorção e excreção de cádmio. Uma das formas do cádmio entrar no nosso organismo é através dos pulmões, quando presente na fumaça do cigarro ou em forma de pó oxidado.

Doenças causadas pela Toxicidade:

• Enfisema pulmonar;
• Hipertensão arterial;
• Doenças renais;
• Fibrose e edema pulmonar;
• Anemia;
• Diminuição da testosterona;
• Diminuição da produção de anticorpos.

Sintomas da intoxicação por cádmio - diminuição da temperatura corporal, hiperatividade, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia, perda de dentes, dores articulares.

O metal cádmio já foi usado como amálgama por dentistas, atualmente tem aplicação em baterias de celulares e em pilhas recarregáveis, justamente essa é a grande preocupação: a poluição ambiental resultante do descarte de baterias de telefones celulares e pilhas elétricas que contém os metais tóxicos níquel e cádmio.
Pilhas de cádmio.
Pilhas de cádmio.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Classificação dos metais
Como os metais se classificam de acordo com sua ação no ambiente.
Metal mercúrio
Metal pesado mercúrio
Clique aqui e confira as características, utilização e formas de intoxicação com o mercúrio.
As tinturas progressivas podem conter acetato de chumbo
Chumbo em cosméticos
Veja qual é a regulamentação do uso de chumbo em cosméticos e se existem perigos da utilização desse metal pesado.
Bário em seu estado natural.
Metal Bário
Elemento químico tóxico, Bário, sintomas de intoxicação por bário, mineral barita, elevada reatividade, sulfato de bário, contraste em radiografias de estômago e intestino, Utilizações do metal Bário, foguetes pirotécnicos, carreador de rádio.
Arsênio
Semimetal pesado, Sintomas da intoxicação por Arsênio, câncer de pele, mortes na História provocadas por Arsênio, auto-ingestão de sais de arsênio, cientista Paracelso, elemento tóxico, Napoleão Bonaparte, elemento Arsênio, Bangladesh.
Manganês no estado natural.
Metal Manganês
Saiba como evitar a contaminação por esse metal pesado.