Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química presente em alimentos
  4. O conteúdo muda com a embalagem?

O conteúdo muda com a embalagem?

Parece frescura, mas saiba que realmente a embalagem influi no sabor de bebidas. Se não o fosse, como explicar a preferência do público pelas tradicionais garrafas de vidro. Além de serem mais pesadas, são quebráveis, essas desvantagens não foram suficientes para que o público deixasse essa preferência quando o assunto é manter o sabor original da bebida.

Faça um teste!

Experimente tomar refrigerante da embalagem plástica e de vidro. Como diferentes tipos de materiais influem no sabor da bebida? É o que vamos saber agora:

Vidro

O vidro é um material impermeável e inativo (inerte), ou seja, não reage com outros componentes. Sendo assim, não interfere nos ingredientes da bebida alterando-lhe o sabor, daí o porquê de ser a predileta no quesito manter o sabor de bebidas. Vamos enumerar as vantagens desse material:

1. O vidro é usado para embalar perfumes e medicamentos, pelo fato de ser neutro em relação ao produto que envasa, e por não possuir nenhuma interação química com o seu conteúdo, pode armazenar qualquer produto por toda sua vida útil.

2. A embalagem de vidro não permite a passagem de oxigênio ou gás carbônico, esta vantagem permite que o refrigerante não perca o gás e nem altere sua cor e sabor.

3. O vidro interfere até na validade do produto, os embalados com esse material tem prazos de validade até duas vezes superior aos outros.

Pet

As embalagens Pet receberam este nome em razão do composto de origem Politereftalato de etileno, uma espécie de plástico (polímero). Como todo recipiente plástico, este possui a desvantagem de deixar as bebidas armazenadas em seu interior com um gosto de plástico. A explicação científica vem do fato de que micropartículas de polímeros presentes na embalagem migram para o líquido deixando-o com o mesmo gosto deste componente.

Outra prova de que o vidro é preferido no quesito degustação, é a preferência por copos de vidro na hora de saborear uma cervejinha. Já reparou que nenhum boêmio tem preferência por ingerir sua bebida em copo descartável?

Quais as vantagens do recipiente de vidro?
Quais as vantagens do recipiente de vidro?
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
O que uma alimentação saudável deve conter?
Macroelementos e microelementos
Clique aqui e compreenda o que são os macroelementos e microelementos!
Rugas: por que elas aparecem?
Alimentos antioxidantes
Como controlar a ação do oxigênio em nosso corpo?
Como usar corretamente os antiácidos?
Alerta para os antiácidos
Como controlar o pH do estômago sem agredi-lo?
O vinho contém antioxidantes naturais.
Vinho branco e tinto: qual a diferença?
Um desses vinhos apresenta altos índices de polifenóis.
Quais os benefícios deste fruto?
Propriedades do açaí
Clique aqui e confira quais são as principais propriedades do açaí!
Formigas amam açúcar
Formigas e adoçantes
Uma relação não muito amigável.
A sacarose ou açúcar é um composto formado pela condensação da frutose e da glicose.
Sacarose ou Açúcar Comum
Conheça a estrutura química da sacarose, mais conhecida como açúcar comum, a sua reação de obtenção e a reação de hidrólise com formação do açúcar invertido.