Whatsapp icon Whatsapp

Vinho branco e tinto: qual a diferença?

O vinho contém antioxidantes naturais.
O vinho contém antioxidantes naturais.
Na hora de escolher um bom vinho para comemorar aquela ocasião, você fica na dúvida entre o tinto e o branco? Pois saiba que não importa a cor, os dois possuem efeitos benéficos em nosso organismo. Mas qual é a diferença entre estes dois tipos de vinho?

Muita gente pensa que o vinho branco é produzido com uvas verdes, e o tinto com uvas maduras, na verdade tem a ver com o tipo de uva e não com seu grau de maturação. O vinho branco é preparado com uvas claras e o tinto com uvas mais escuras.

E para a saúde, qual deles é melhor? O vinho tinto possui uma maior quantidade de polifenóis que o branco. E é justamente este composto que torna o vinho uma bebida saudável, ele ajuda a eliminar as toxinas presentes em alimentos gordurosos, como a carne vermelha. O MDA (3,4- metilenodioxianfetamina) é uma substância perigosa, é produto da oxidação das gorduras insaturadas presentes nas carnes, o acúmulo no organismo pode ocasionar o câncer. Como já foi dito, o vinho é rico em polifenóis, uma vez que esses compostos orgânicos se fazem presentes no estômago, retiram por completo os radicais livres, MDA e outras substâncias maléficas.

Depois que essa propriedade foi confirmada, pesquisadores tentam fazer de todos os vinhos, fontes ricas em polifenóis, e com o vinho branco não poderia ser diferente, como possui um déficit da substância, se tornou o principal alvo de estudos. Já se sabe que a carência em polifenóis neste tipo de vinho é explicada pelo tempo em que o mosto permanece em contato com as cascas e sementes das uvas (de 5 a 6 horas), uma vez que os polifenóis se encontram em maior quantidade nestas partes. A solução então seria prolongar o tempo de contato com semente e casca, e ele se estendeu para três a sete dias, e o resultado? A quantidade de antioxidantes no vinho branco triplicou.

Sendo assim, os dois vinhos, tanto o tinto como o branco, são fortes antioxidantes, e o recomendável seria a ingestão diária e regular desta deliciosa bebida, que além de refinada permite manter um típico hábito brasileiro: o churrasco.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Sacarose ou Açúcar Comum
Conheça a estrutura química da sacarose, mais conhecida como açúcar comum, a sua reação de obtenção e a reação de hidrólise com formação do açúcar invertido.
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.