Whatsapp icon Whatsapp

Polaridade dos Compostos Orgânicos

As ligações mais freqüentes envolvendo compostos orgânicos acontecem entre átomos de carbono ou entre átomos de carbono e hidrogênio.
Todas as ligações dos compostos orgânicos formados somente por carbono e hidrogênio são apolares, pois os átomos unidos demonstram uma pequena desigualdade de eletronegatividade. Quando na molécula de um composto orgânico houver outro elemento químico, além de carbono e hidrogênio, suas moléculas passarão a apresentar certa polaridade. Veja as demostrações:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Publicado por Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

Estudo do Carbono
Estrutura do carbono, postulados de Couper-Kekulé, Unidade fundamental da Química Orgânica, formação dos compostos orgânicos, Archibald Scott Couper, Friedrich August Kekulé, Tetravalência constante, valências do carbono, clorometano, Encadeamento constante, sacarose, ácido sulfúrico, carvão.
Glicose e diabetes
Carboidrato, glicose, hipoglicemia, dextrosol, soro glicosado, melitus, insipidus, hiperglicemia, deficiência de insulina, pâncreas, metabolismo da glicose, produção do hormônio insulina, diabético, alterações neurológicas e circulatórias, hormônio antidiurético, disfunção na glândula hipófise.
Temperatura de ebulição dos compostos orgânicos
Veja como a temperatura de ebulição dos compostos orgânicos varia de acordo com a força intermolecular, polaridade e tamanho da molécula.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.