Polaridade dos Compostos Orgânicos

As ligações mais freqüentes envolvendo compostos orgânicos acontecem entre átomos de carbono ou entre átomos de carbono e hidrogênio.
Todas as ligações dos compostos orgânicos formados somente por carbono e hidrogênio são apolares, pois os átomos unidos demonstram uma pequena desigualdade de eletronegatividade. Quando na molécula de um composto orgânico houver outro elemento químico, além de carbono e hidrogênio, suas moléculas passarão a apresentar certa polaridade. Veja as demostrações:

Publicado por Eduardo de Freitas

Características dos Compostos Orgânicos
Interações intermoleculares, massa molecular, temperaturas de fusão, temperatura de ebulição, compostos orgânicos, geometria de uma molécula, compostos inorgânicos, compostos orgânicos apolares, ácido acético, açúcar, álcool comum, acetona, Combustão, álcool dos automóveis, polaridade, eletronegatividade.
O carbono está presente na sacarose (açúcar comum).
Estudo do Carbono
Estrutura do carbono, postulados de Couper-Kekulé, Unidade fundamental da Química Orgânica, formação dos compostos orgânicos, Archibald Scott Couper, Friedrich August Kekulé, Tetravalência constante, valências do carbono, clorometano, Encadeamento constante, sacarose, ácido sulfúrico, carvão.
A diabetes melitus é regulada com a aplicação de insulina.
Glicose e diabetes
Carboidrato, glicose, hipoglicemia, dextrosol, soro glicosado, melitus, insipidus, hiperglicemia, deficiência de insulina, pâncreas, metabolismo da glicose, produção do hormônio insulina, diabético, alterações neurológicas e circulatórias, hormônio antidiurético, disfunção na glândula hipófise.
Plataforma offshore de petróleo. O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos.
Hidrocarbonetos
Aprenda mais sobre os hidrocarbonetos, bem como suas propriedades, aplicações, nomenclatura, além de exercícios.
Poliuretano em roupas esportivas.
Polímero Poliuretano
Método de obtenção e aplicações deste resistente material.
Os sabonetes possuem sal de ácido carboxílico em sua composição.
Sais de ácidos carboxílicos
Acesse este link e conheça os sais de ácidos carboxílicos, compostos oxigenados iônicos originados da reação entre um ácido carboxílico e uma base. Apresentam como principais características a polaridade mista (possuem uma parte polar e outra apolar) e elevados pontos de fusão e ebulição.
O etano e o etanol têm tamanhos aproximados, mas o ponto de ebulição do etanol é maior porque é polar e sua interação intermolecular é mais forte
Temperatura de ebulição dos compostos orgânicos
Veja como a temperatura de ebulição dos compostos orgânicos varia de acordo com a força intermolecular, polaridade e tamanho da molécula.
O gás mostarda, uma arma química, é composto pelo tioéter sulfeto de dicloroetila
Tioéteres
Conheça as características, a forma de obtenção, as regras de nomenclatura e as aplicações dos compostos orgânicos denominados de tioéteres.