Glicose e diabetes

O principal carboidrato existente na corrente sanguínea é a glicose, a sua taxa de concentração considerada normal varia de 70 mg a 110 mg para cada 100 ml de sangue. Uma pessoa que apresenta problemas de hipoglicemia apresenta uma concentração menor que 70 mg de glicose para cada 100 ml de sangue. Quando a pessoa é hiperglicêmica, quer dizer que possui valores superiores a 110 mg de glicose para cada 100 ml de sangue.

A glicose possui fórmula química (C6H12O6) e é vendida da seguinte forma: soluções aquosas a 5 %, 25 % e 50 %, e na forma sólida (dextrosol). A mais conhecida e usada em hospitais é a forma líquida (soro glicosado) a 5 %.

Existem dois tipos de diabetes, a melitus e a insipidus. O paciente que apresenta hipoglicemia, possui diabetes tipo insipidus, já o paciente com hiperglicemia tem diabetes melitus. Os sintomas da hipoglicemia são tremores, sudorese excessiva, cansaço, alterações de comportamento, desmaios e até convulsões. Vejamos a definição de cada forma da diabetes:

Diabetes melitus: é o tipo mais comum e é decorrente da deficiência de insulina. O pâncreas é um órgão presente em nosso corpo responsável pelo metabolismo da glicose e pela produção do hormônio insulina. O tratamento é feito administrando doses de insulina no diabético, ocorre então uma diminuição nas taxas de glicose no sangue mantendo-as nos níveis normais. Esse tipo de diabetes pode acarretar conseqüências ao longo do tempo como alterações neurológicas e circulatórias.

Diabetes insipidus: surge devido a uma disfunção na glândula hipófise, e pode ser responsável pela diminuição da quantidade produzida do hormônio antidiurético. O paciente que sofre desse tipo de diabete perde quantidade excessiva de água através da urina, o que pode levar a uma desidratação.

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A diabetes melitus é regulada com a aplicação de insulina.
A diabetes melitus é regulada com a aplicação de insulina.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Em caso de desmaio, é importante não jogar água na vítima nem sacudi-la
Desmaio
Entenda o que é desmaio, aprenda a proceder em um caso como esse e conheça algumas das principais causas responsáveis pela perda temporária dos sentidos.
As substâncias naturais orgânicas estão presentes dentro de nós e em praticamente tudo ao nosso redor
Substâncias Naturais Orgânicas
Saiba o que são as substâncias naturais orgânicas, onde elas são encontradas e como são utilizadas.
Polaridade dos Compostos Orgânicos
Polaridade dos compostos orgânicos, eletronegatividade, molécula de um composto orgânico, molécula apolar, molécula polar, carbono, hidrogênio, ligações apolares, ligações polares.
Mel de abelhas contém frutose e glicose.
Glicídios
Moléculas orgânicas, principais tipos de glicídios, açúcares, samarídeos, carboidratos, hidratos de carbono, sacarose, amido, glicose, frutose, celulose, Oligossacarídeos, polissacarídeos.
O carbono está presente na sacarose (açúcar comum).
Estudo do Carbono
Estrutura do carbono, postulados de Couper-Kekulé, Unidade fundamental da Química Orgânica, formação dos compostos orgânicos, Archibald Scott Couper, Friedrich August Kekulé, Tetravalência constante, valências do carbono, clorometano, Encadeamento constante, sacarose, ácido sulfúrico, carvão.
Como é feita a análise orgânica?
Análise orgânica
Como os compostos orgânicos são isolados e purificados?
Quais compostos químicos fazem parte desta estrutura?
Composição química de ácidos nucleicos
Conheça a base química da hereditariedade.
O buna-N e o buna-S são copolímeros empregados na fabricação de pneus de automóveis
Copolímeros
Entenda como se dá a formação dos copolímeros por mais de um tipo de monômero. Veja também os principais copolímeros utilizados e produzidos atualmente.
Grânulos de plástico ABS
Constituição e aplicações do polímero ABS
Conheça o polímero ABS que é um copolímero formado por três monômeros diferentes.
A progesterona é o principal hormônio da gravidez
Progesterona
Conheça a função biológica e a estrutura química da progesterona, um hormônio sexual feminino.
A lactose é o açúcar natural do leite
Lactose
Clique e conheça as características e utilizações da lactose, substância que é conhecida como o açúcar do leite.
Exemplos de produtos que possuem sucralose em sua composição*
Sucralose
Clique e conheça a composição, características, formação e utilizações do adoçante mais utilizado em todo o mundo, a sucralose.
Representação da síntese de hormônios tireoidianos pelo mecanismo de <em>feedback</em> negativo
Mecanismo de feedback
Entenda o que é o mecanismo de feedback, descubra sua importância e aprenda a diferença entre feedback negativo e positivo. Entre os meios para garantir equilíbrio e bom funcionamento do organismo, esses mecanismos estão relacionados com a regulação, aumentando ou reduzindo estímulos que causam alterações nos sistemas.
O diabetes mellitus é uma doença relacionada com o aumento dos níveis de glicose no sangue.
Diabetes mellitus
Aprenda um pouco sobre o diabetes mellitus, uma doença que pode ser bastante grave e gerar complicações se não tiver o acompanhamento adequado.
Os flavorizantes são responsáveis pelo sabor nos sorvetes.
Flavorizantes
Flavorizantes, acetato de benzila, aroma de jasmim, butanoato de etila, flavorizantes, substâncias responsáveis por agradáveis aromas, compostos orgânicos ésteres, Acetato de Pentila, Etanoato de octila, Heptanoato de etila, Acetato de etila.
O etano e o etanol têm tamanhos aproximados, mas o ponto de ebulição do etanol é maior porque é polar e sua interação intermolecular é mais forte
Temperatura de ebulição dos compostos orgânicos
Veja como a temperatura de ebulição dos compostos orgânicos varia de acordo com a força intermolecular, polaridade e tamanho da molécula.