Whatsapp icon Whatsapp

Estudo do Carbono

O carbono está presente na sacarose (açúcar comum).
O carbono está presente na sacarose (açúcar comum).
O elemento carbono é a unidade fundamental da Química Orgânica, sendo assim ele merece ser estudado mais profundamente. O que será que torna o carbono essencial na formação dos compostos orgânicos?

Na segunda metade do século XIX, a estrutura do carbono começou a ser estudada por Archibald Scott Couper (1831-1892) e Friedrich August Kekulé (1829-1896), e posteriormente esses estudos foram denominados de postulados de Couper-Kekulé que estudam o comportamento químico do carbono, eles são subdivididos em três:

1º postulado: Tetravalência constante. O átomo de carbono é tetravalente, essa propriedade permite que esse elemento estabeleça quatro ligações covalentes, ele tem dois pares eletrônicos disponíveis. Exemplo:
        H
        │
H ─ C ─ H
        │
        H
    Metano

2º postulado: As quatro valências do carbono são iguais. Esse postulado explica por que existe, por exemplo, somente um clorometano. Qualquer que seja a posição do cloro, obtém-se um só composto: H3CCl.
       Cl
        │
H ─ C ─ H
        │ 
        H

3º postulado: Encadeamento constante. Átomos de carbono ligam-se diretamente entre si, formando estruturas denominadas cadeias carbônicas.

Essa propriedade é comum para o nitrogênio, enxofre, fósforo e oxigênio. Só que no caso do carbono essa capacidade de formar quatro ligações é mais pronunciada, a prova disso é que existem extensas cadeias carbônicas, e também uma variedade enorme de compostos orgânicos.

Um experimento bem simples pode comprovar a existência do carbono em um determinado composto como, por exemplo, na substância orgânica sacarose (açúcar comum).

Procedimento: Separe uma porção de açúcar e pingue algumas gotas de ácido sulfúrico (H2SO4) e observe: o açúcar se transformará em carvão, mas como isso ocorre?

A sacarose é constituída por carbono, hidrogênio e oxigênio, sua fórmula molecular é C12H22O11. O ácido sulfúrico concentrado é higroscópico: retira H e O na forma de H2O, resta então somente o C na forma de carvão.

Equação do processo:

C12H22O11 = C12 (H2O)11

C12 (H2O)11 + H2SO4 (conc) → 12C + H2SO4 + 11 H2O

                                                                 carvão
Publicado por Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Formaldeído
Clique e conheça as características do formaldeído e suas principais utilizações.
Glicose e diabetes
Carboidrato, glicose, hipoglicemia, dextrosol, soro glicosado, melitus, insipidus, hiperglicemia, deficiência de insulina, pâncreas, metabolismo da glicose, produção do hormônio insulina, diabético, alterações neurológicas e circulatórias, hormônio antidiurético, disfunção na glândula hipófise.
Polímeros de Adição
Conheça os polímeros de adição, plásticos muito usados no cotidiano, na fabricação de produtos tais como garrafas, brinquedos, panelas, sacolas e materiais de isopor.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Círculo, circunferência e seus elementos: comprimento e área" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Círculo, circunferência e seus elementos: comprimento e área
Nessa aula veremos a diferença entre círcunferência e círculo. Posteriormente, ensinarei seus elementos que são raio, diâmetro, corda, comprimento e área.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.