Whatsapp icon Whatsapp

Polipropileno

A grama artificial é produto do polipropileno.
A grama artificial é produto do polipropileno.

Polipropileno: esse material é incrível! Ele é muito versátil e pode ser encontrado de várias formas, na forma rígida ou macia, em diversas cores ou de forma cristalina. Ele apresenta estabilidade ao calor e à esterilização. Mas para apresentar essas propriedades esse material precisa passar por um rigoroso processo na hora de sua fabricação, ser aquecido a uma temperatura de 50 a 90 °C na presença do solvente heptano, o processo é chamado de semifluido e dá origem aos polímeros.

Uma das propriedades mais importantes deste composto é a capacidade de ser esticado, um dos processos para isso é forçar o polímero derretido através de orifícios pequenos de forma que se obtenham fios elásticos. Esses fios podem ser usados para fabricar pelúcias para cobertores, cerdas para tapetes, estofados, artigos esportivos e até roupas de baixo.

A melhor notícia é que o polipropileno é totalmente reciclável. Algumas indústrias automobilísticas já têm este conhecimento e estão fazendo sua parte no combate à poluição: os pára-choques feitos com este material. Mas não pára por aí, esse polímero também é usado para fabricar os painéis, tapetes e estofados de carros e ainda invólucros de bateria, ou seja, o polipropileno se encontra em abundância nos automóveis.

Outra utilização do polímero é bem curiosa, você já ouviu falar em grama artificial? Aquela dos campos de futebol artificiais, para este tipo de grama não tem tempo ruim. Falta de chuva ou de irrigação não influem, a beleza é garantida, este tipo de grama está sempre verdinha, apresenta certa resistência, ou seja, é mais dura que a natural.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Alcenos
Clique aqui, saiba o que são alcenos, conheça suas principais características, descubra como eles podem ser obtidos e entenda como funciona sua nomenclatura.
Alcinos
Aprenda o que são os alcinos. Confira os processos que envolvem o uso desses compostos, saiba mais sobre sua obtenção e como é dada a nomenclatura.
Nomenclatura dos Alcenos
Conheça as regras de nomenclatura dos alcenos, hidrocarbonetos com uma ligação dupla entre carbonos.
Nomenclatura dos Alcinos
Veja as regras estabelecidas pela IUPAC para a nomenclatura dos alcinos normais e ramificados.
video icon
"Matemática do Zero | Relações métricas no triângulo retângulo" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Relações métricas no triângulo retângulo
Nessa aula veremos que a partir de um triângulo retângulo podemos determinar a altura relativa à hipotenusa e as projeções dos catetos. Para calcular essas medidas, deduziremos fórmulas através de semelhança de triângulos. Essas fórmulas possuem como nome RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO.