Whatsapp icon Whatsapp

Papel de plástico

O papel de plástico é uma proposta feita por estudiosos da Universidade Federal de São Carlos, onde alunos e pesquisadores conseguiram sintetizar papel a partir do plástico.
Estudos recentes conseguiram sintetizar papel a partir do plástico
Estudos recentes conseguiram sintetizar papel a partir do plástico

Se você pudesse escolher, qual o destino daria as muitas garrafas descartáveis presentes em sua casa? E se alguém te dissesse que é possível fazer papel deste lixo doméstico? Seria uma boa notícia, já que a cada dia o planeta se vê mais poluído por este material.

Papel de plástico: essa já é uma realidade proposta por estudiosos da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos. Através de intensos estudos, a equipe conseguiu sintetizar papel a partir de plástico. O que mais chamou a atenção é que o processo evita que milhares de árvores sejam devastadas, ou seja, além de não extinguir a única forma de purificação atmosférica, ainda descarta a possibilidade de toneladas de lixo plástico terem seu destino em aterros sanitários.

Tudo isso por que a matéria prima usada no processamento do papel sintético provém de materiais pertencentes à classe de poliolefinas (tipo de polímero), exemplos: copos descartáveis, garrafas PET, potes de alimentos, embalagens de material de limpeza, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Seleção de matéria-prima.


Não importa se o material de produção tenha vindo do lixo, se for devidamente preparado, se torna ingrediente fundamental para a obtenção do novo papel.

Quais as aplicações do papel sintético? Usado na fabricação de rótulos de garrafas, outdoors, etiquetas, livros escolares, cédulas de dinheiro, etc.

A vantagem que o papel de plástico apresenta - de ser mais resistente e impermeável - pode torná-lo o papel do futuro. Sem contar que em meio às atuais crises ambientais, esta não é uma alternativa e sim uma solução.

Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Cheirando bem com desodorantes
Qual a composição dos inibidores do mau cheiro? Saiba aqui.
O pH do solo e a coloração das plantas
O pH do solo e a coloração das plantas, Como o pH influi na cor das flores, Potencial Hidrogeniônico, solos básicos ou alcalinos, pH ideal para o cultivo de plantas, substâncias alcalinas, phmetro para solos.
Por que a chama do fogão é azul?
O diferencial na cor implica na intensidade da chama.
Sangue do futuro
Como reproduzir o fluido essencial a vida a partir de polímeros.
Uso de esteroides anabolizantes
Entenda como o uso de esteroides anabolizantes pode provocar danos à saúde!
Água, sabão e bolhas
Curiosidades envolvendo esses três elementos.
video icon
Escrito"Fração molar" sobre imagem de frascos com substâncias químicas, em um laboratório, ao lado do professor de química.
Química
Fração molar
A fração molar é um tipo de concentração de soluções e é dada pelo número de mol dos componentes de uma solução. Pode ser calculada a fração molar em relação ao solvente ou ao soluto, sendo que, obrigatoriamente, o valor da soma entre a fração molar do soluto e a do solvente deve sempre ser 1.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.