Whatsapp icon Whatsapp

Memorando

Memorando é um texto técnico utilizado em instituições públicas ou particulares. Realiza a comunicação interna/externa entre departamentos de empresas ou repartições públicas.
O memorando é um dos canais de comunicação mais eficazes em uma empresa.
O memorando é um dos canais de comunicação mais eficazes em uma empresa.

O memorando é um texto técnico destinado à comunicação interna entre departamentos e demais órgãos dentro de uma instituição. Tem como principal objetivo a rápida comunicação sem burocracias. Assim, o memorando preza por uma linguagem concisa, formal e impessoal. Tais características garantem a esse gênero textual melhor eficácia em seu uso.

Leia mais: Redação técnica — conjunto de gêneros textuais que circulam via poder público, como o memorando

Resumo sobre o memorando

  • É uma modalidade de texto destinada à comunicação dentro de instituições públicas ou particulares.

  • Seu objetivo é agilizar a comunicação entre departamentos e pessoas.

  • Pode ser interno ou externo: o interno é destinado a integrantes de um departamento; o externo pode ser entre departamentos diferentes ou mesmo um comunicado geral a todos os departamentos.

  • Suas principais características são: objetividade e concisão, uso de linguagem formal e impessoalidade.

  • É usado dentro das estruturas da instituição, enquanto o ofício é um documento externo a ela.

Videoaula sobre memorando

O que é memorando?

O memorando é um texto técnico empresarial voltado para a comunicação interna ou externa, entre departamentos, de uma instituição. Seu objetivo é realizar uma comunicação rápida, eficaz e sem burocracia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais os tipos de memorando?

O memorando pode ser classificado em interno e externo.

  • Memorando interno: é a comunicação realizada num departamento para informar alguma alteração aos funcionários, convocação para reunião, mudanças em algum aspecto estrutural da instituição etc.

  • Memorando externo: é a comunicação realizada entre departamentos quando houver a necessidade de diálogo entre eles. Por exemplo, o Departamento de Logística precisa comunicar ao Departamento de Recursos Humanos sobre a situação de um dos integrantes da empresa. O memorando externo é uma modalidade de texto baseada no diálogo.

Quais as características e estrutura do memorando?

O memorando tem como principais características os seguintes elementos:

  • texto objetivo e conciso;

  • uso da linguagem formal;

  • impessoalidade.

Esses elementos são necessários levando-se em consideração que o memorando é um documento oficial e estará arquivado para consultas, por isso, o uso da linguagem formal e da impessoalidade. Além disso, é preciso ser conciso e com linguagem clara, pois um ruído na comunicação pode atrapalhar o andamento do departamento ou instituição, travando algumas atividades por conta da não compreensão ou compreensão equivocada da mensagem.

Do ponto de vista estrutural, o memorando geralmente se apresenta com:

  • timbre da instituição;

  • número do memorando;

  • data;

  • destinatário;

  • remetente;

  • assunto;

  • texto.

Como fazer um memorando?

Para fazer um memorando, é preciso ter estabelecido o assunto e qual mensagem será passada por meio do documento. A definição e o esclarecimento são importantes antes mesmo do processo de escrita, pois o texto precisa estar o mais objetivo e enxuto possível.

Quanto à escrita, é preciso estar atento à norma-padrão da língua portuguesa, e o texto deve usar as devidas formalidades dedicadas a cada cargo dentro da instituição.

Leia mais: Vícios de linguagem — expressões linguísticas inadequadas segundo a norma culta

Exemplos de memorando

MEMORANDO

Para Fernanda Souza – Departamento de Logística

De Aline Rios – Departamento de Recursos Humanos

Data 18-03-2019

Ref.: Licença

Informo à Diretora do Departamento de Logística, Fernanda Souza, que o funcionário Henrique Félix estará de licença nas próximas duas semanas. Motivo: questões de saúde.

 

TIMBRE

Memorando n° 3345

Data 22-07-2020

Aos senhores colaboradores,

Conforme acordado em reunião, na próxima segunda-feira, não haverá expediente. Todos os colaboradores optaram por utilizarem os seus respectivos banco de horas.

Kássia

Diretora

Acima, temos dois exemplos de memorando. Note que há variações de estrutura entre os exemplos 1 e 2 (timbre no lugar de memorando, entre outras). Essas mudanças são bem comuns, pois cada instituição pode optar por um modelo que melhor a agrade.

Sendo assim, o memorando possui configuração estética flexível, desde que contenha os elementos essenciais, como data, destinatário e remetente, com a identificação dos cargos e a mensagem.

Leia mais: Ata — gênero textual cujo objetivo principal é fazer o registro de reuniões

Qual a diferença entre memorando e ofício?

Enquanto o memorando é voltado para dentro da instituição, isto é, a sua comunicação interna (entre departamentos, diretorias, coordenações etc), o ofício é destinado a circular fora da instituição (entre órgãos diferentes do serviço público, por exemplo). 

Publicado por Rafael Camargo de Oliveira

Artigos Relacionados

A ata é responsável por fazer o registro das reuniões de instituições, seminários, congressos etc.
Ata
Entenda a finalidade de uma ata, as suas regras de uso e como fazer alterações e correções quando elas forem necessárias. Saiba a diferença entre ata formal e informal.
Procuração
O que é procuração, como fazer e exemplo!
Redação técnica
Descubra quais as principais características da redação técnica, quais são os gêneros e suas funções, e tudo que você precisa saber para produzir o seu texto.
O requerimento é um documento muito utilizado no cotidiano, principalmente nas escolas, no trabalho e em repartições públicas.
Requerimento
Saiba o que é um requerimento, quais são os seus tipos, características e estrutura. Veja dois exemplos dos requerimento mais utilizados no cotidiano.
video icon
História
Primavera Árabe
Assista a nossa videoaula para conhecer a história da Primavera Árabe. Confira também no nosso canal outras informações sobre a Idade Contemporânea e o Oriente Médio.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."