Memorando
O memorando é um texto técnico destinado à comunicação interna entre departamentos e demais órgãos dentro de uma instituição. Tem como principal objetivo a rápida comunicação sem burocracias. Assim, o memorando preza por uma linguagem concisa, formal e impessoal. Tais características garantem a esse gênero textual melhor eficácia em seu uso.
Leia mais: Redação técnica — conjunto de gêneros textuais que circulam via poder público, como o memorando
Resumo sobre o memorando
-
É uma modalidade de texto destinada à comunicação dentro de instituições públicas ou particulares.
-
Seu objetivo é agilizar a comunicação entre departamentos e pessoas.
-
Pode ser interno ou externo: o interno é destinado a integrantes de um departamento; o externo pode ser entre departamentos diferentes ou mesmo um comunicado geral a todos os departamentos.
-
Suas principais características são: objetividade e concisão, uso de linguagem formal e impessoalidade.
-
É usado dentro das estruturas da instituição, enquanto o ofício é um documento externo a ela.
Videoaula sobre memorando
O que é memorando?
O memorando é um texto técnico empresarial voltado para a comunicação interna ou externa, entre departamentos, de uma instituição. Seu objetivo é realizar uma comunicação rápida, eficaz e sem burocracia.
Quais os tipos de memorando?
O memorando pode ser classificado em interno e externo.
-
Memorando interno: é a comunicação realizada num departamento para informar alguma alteração aos funcionários, convocação para reunião, mudanças em algum aspecto estrutural da instituição etc.
-
Memorando externo: é a comunicação realizada entre departamentos quando houver a necessidade de diálogo entre eles. Por exemplo, o Departamento de Logística precisa comunicar ao Departamento de Recursos Humanos sobre a situação de um dos integrantes da empresa. O memorando externo é uma modalidade de texto baseada no diálogo.
Quais as características e estrutura do memorando?
O memorando tem como principais características os seguintes elementos:
-
texto objetivo e conciso;
-
uso da linguagem formal;
-
impessoalidade.
Esses elementos são necessários levando-se em consideração que o memorando é um documento oficial e estará arquivado para consultas, por isso, o uso da linguagem formal e da impessoalidade. Além disso, é preciso ser conciso e com linguagem clara, pois um ruído na comunicação pode atrapalhar o andamento do departamento ou instituição, travando algumas atividades por conta da não compreensão ou compreensão equivocada da mensagem.
Do ponto de vista estrutural, o memorando geralmente se apresenta com:
-
timbre da instituição;
-
número do memorando;
-
data;
-
destinatário;
-
remetente;
-
assunto;
-
texto.
Como fazer um memorando?
Para fazer um memorando, é preciso ter estabelecido o assunto e qual mensagem será passada por meio do documento. A definição e o esclarecimento são importantes antes mesmo do processo de escrita, pois o texto precisa estar o mais objetivo e enxuto possível.
Quanto à escrita, é preciso estar atento à norma-padrão da língua portuguesa, e o texto deve usar as devidas formalidades dedicadas a cada cargo dentro da instituição.
Leia mais: Vícios de linguagem — expressões linguísticas inadequadas segundo a norma culta
Exemplos de memorando
MEMORANDO Para Fernanda Souza – Departamento de Logística De Aline Rios – Departamento de Recursos Humanos Data 18-03-2019 Ref.: Licença Informo à Diretora do Departamento de Logística, Fernanda Souza, que o funcionário Henrique Félix estará de licença nas próximas duas semanas. Motivo: questões de saúde. |
TIMBRE Memorando n° 3345 Data 22-07-2020 Aos senhores colaboradores, Conforme acordado em reunião, na próxima segunda-feira, não haverá expediente. Todos os colaboradores optaram por utilizarem os seus respectivos banco de horas. Kássia Diretora |
Acima, temos dois exemplos de memorando. Note que há variações de estrutura entre os exemplos 1 e 2 (timbre no lugar de memorando, entre outras). Essas mudanças são bem comuns, pois cada instituição pode optar por um modelo que melhor a agrade.
Sendo assim, o memorando possui configuração estética flexível, desde que contenha os elementos essenciais, como data, destinatário e remetente, com a identificação dos cargos e a mensagem.
Leia mais: Ata — gênero textual cujo objetivo principal é fazer o registro de reuniões
Qual a diferença entre memorando e ofício?
Enquanto o memorando é voltado para dentro da instituição, isto é, a sua comunicação interna (entre departamentos, diretorias, coordenações etc), o ofício é destinado a circular fora da instituição (entre órgãos diferentes do serviço público, por exemplo).