Couve
A Brassica oleracea, conhecida popularmente como couve, é uma hortaliça da família Brassicaceae: a mesma da mostarda e do nabo.
É rica em fibras, iodo, cálcio, potássio, enxofre, magnésio e ômega 3; além de vitaminas A, B1, B2, B6, C e K. Assim, proporciona diversas vantagens à nossa saúde, se apresentando como um alimento de baixa caloria: 100 gramas equivalem a 27 cal.
Em razão de todas estas propriedades, era utilizada por antigas civilizações, como as da Grécia, Roma e Egito, como medicamento funcional para indisposição e tratamento de doenças estomacais.
Atualmente sabe-se que estas folhas de poder anti-inflamatório, antibiótico e anti-irritante natural; são importantes para a manutenção da pele, ossos, dentes e sangue. Além disso, combatem gripes, problemas hepáticos, renais e menstruais; artrite, bronquite, hemorroidas, úlceras e pedras nos rins. É utilizada também, na medicina alternativa, como vermífugo, para evitar ressacas, e até mesmo para abaixar a febre - quando aplicada em forma de cataplasma (amasada, conferindo aspecto pastoso).
Considerando todos estes aspectos, muitos naturalistas ingerem, diariamente, o suco desta hortaliça. Assim, é importante adquirir folhas bem verdes, sem lesões causadas por pequenos invertebrados ou outros organismos. Esta pode ser armazenada em geladeira por aproximadamente uma semana.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia