Alimentos Transgênicos

Os alimentos transgênicos geram bastante discussões a respeito de seus riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

Os alimentos transgênicos são produtos geneticamente modificados produzidos por meio de técnicas de engenharia genética. Por meio dessas técnicas, é possível inserir genes de organismos diferentes em uma espécie, fornecendo características novas ao produto. Esses genes, que podem ser de outras plantas, animais ou até mesmo micro-organismos, não poderiam ser transferidos naturalmente; portanto, tudo é realizado em laboratório.

Analisando-se os alimentos comuns e os transgênicos, não é possível observar nenhuma diferença física entre eles. Entretanto, os geneticamente modificados possuem características que melhoram seu cultivo e sua produtividade. Os alimentos mais produzidos são aqueles que apresentam grande resistência a pragas, necessitando de menos agrotóxicos. Além desses produtos, existem também espécies de frutas que apresentam maior prazo para amadurecimento e aquelas com maior valor nutricional.

Apesar de parecerem uma ótima alternativa para a agricultura e para a população, a questão dos organismos geneticamente modificados é cercada de dúvidas e receios, principalmente no que diz respeito à saúde humana. Um dos pontos debatidos é que os transgênicos poderiam gerar problemas de alergia a longo prazo. Vale destacar, no entanto, que, após mais de 10 anos de uso, ainda não se registraram danos negativos aos consumidores de organismos geneticamente modificados.

Quando a questão em análise é o meio ambiente, os transgênicos também são severamente atacados, pois o uso de sementes resistentes a pragas pode levar as ervas daninhas e herbívoros à resistência. Essa resistência acarreta um maior uso de agrotóxicos e, consequentemente, aumenta os resíduos desses produtos nos alimentos e no próprio ambiente, desencadeando desequilíbrios ecológicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entretanto, os defensores dos transgênicos afirmam que esses organismos, em vez de prejudicarem o ambiente, ajudam-no. Isso se deve ao fato de que, como a produtividade aumenta, menos áreas são necessárias para o plantio.

Outro ponto de debate relaciona-se com o fato de que as plantas transgênicas necessitam de menos cuidados, o que diminui os custos do agricultor com mão de obra. Apesar de parecer um ponto positivo, isso poderia diminuir o número de pessoas trabalhando no campo, aumentando, assim, a questão de desemprego.

A comunidade científica ainda não chegou a um consenso a respeito da segurança dos transgênicos para a saúde humana e para o meio ambiente. No entanto, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e a Organização Mundial da Saúde enfatizam que os alimentos transgênicos não apresentam riscos.

Atualmente as pessoas podem identificar um produto transgênico analisando sua embalagem, na qual deve aparecer a letra T no interior de um triângulo amarelo. A identificação é importante para que o consumidor escolha se quer ou não fazer uso daquele produto. O direito a essa informação é assegurado pelo decreto nº 4680, de 24 de abril de 2003.

Atenção: Além das plantas transgênicas, existem outros importantes organismos geneticamente modificados, como é o caso das bactérias utilizadas para produzir hormônios, como a insulina.

Os alimentos transgênicos são criados a partir da inserção de genes de uma espécie em outra
Os alimentos transgênicos são criados a partir da inserção de genes de uma espécie em outra
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
Alimentação e saúde
A importância de se alimentar-se bem.
Alimentar regularmente de couve proporciona diversas vantagens à saúde.
Couve
Medicamento funcional para indisposição, tratamento de doenças estomacais, dentre outros.
Açaí + morango: mistura antioxidante.
Alimento rejuvenescedor
Descubra a fórmula da juventude!
A terapia gênica visa à modificação de um gene defeituoso por meio da inserção de um gene normal
Terapia gênica
Descubra o que é a terapia gênica e os avanços que essa técnica já proporcionou à Medicina.
Ao estudar para o Enem, é importante conhecer alguns dos temas mais recorrentes
Top 5 dos temas mais recorrentes em Biologia no Enem
Conheça os cinco temas mais recorrentes em Biologia no Enem e prepare-se para essa prova que tem como principal característica a contextualização.
Carrinho de supermercado contendo óleo de soja transgênica.
Organismos trangênicos
Alguns aspectos relacionados à utilização de organismos transgênicos em nosso cotidiano.
Alguns produtos utilizam a gordura trans para manter sua validade.
Gordura Trans
Gorduras trans, o que são gorduras trans, características das gorduras trans, a utilização das gorduras trans, as gorduras trans no organismo humano, as conseqüências da utilização das gorduras trans, quantidade recomendada de ingestão de gorduras trans.
Repolho
Repolho
Repolho, características do repolho, hortaliça, alimentos, utilização do repolho, benefícios do repolho para a saúde.
Ovo
Ovo
Ovo, benefícios do ovo para a saúde, saúde, alimentos, vitaminas, valor nutricional dos ovos, importância dos alimentos para a saúde.
Alfafa
Alfafa
Alfafa, características da alfafa, hortaliça, saúde, importância da alfafa na saúde, alimentação, teor nutritivo da alfafa.
Recombinação Genética Bacteriana
Como ocorre a formação de novas linhagens de bactérias