Whatsapp icon Whatsapp

Era Mesozoica

Era Mesozoica é a era geológica que aconteceu entre 251 e 65,5 milhões de anos atrás. Foi marcada pela separação dos continentes e pelos dinossauros.
Ilustração representativa de dinossauros, seres que surgiram e que foram extintos durante a Era Mesozoica.
A Era Mesozoica foi marcada pelo surgimento e, também, pela extinção dos dinossauros.

A Era Mesozoica é uma era geológica que se estendeu de 251 a 65,5 milhões de anos no passado. Trata-se de uma unidade de tempo geológico em que transformações importantes aconteceram na estrutura geológica e na biosfera do planeta Terra. Por causa da complexidade dos processos, divide-se a Era Mesozoica em três períodos geológicos:

  • Triássico;

  • Jurássico;

  • Cretáceo.

A fragmentação da Pangeia, com a deriva dos continentes e a abertura do Oceano Atlântico, em conjunto com o aparecimento dos dinossauros são os principais eventos da Era Mesozoica. O clima do planeta Terra passou por muitas mudanças durante esse intervalo de tempo, ao mesmo tempo que a configuração da superfície terrestre foi, gradualmente, adquirindo feições conhecidas. Ao final da Era Mesozoica, há 65,5 milhões de anos, o impacto de um asteroide ocasionou uma extinção em massa que levou ao desaparecimento dos dinossauros.

Leia também: Quais são as eras geológicas?

Resumo sobre a Era Mesozoica

  • A Era Mesozoica é uma era geológica que se estendeu de 251 milhões de anos a 65,5 milhões de anos no passado geológico.

  • Antes da Era Mesozoica a Terra passou por uma grande extinção em massa, além da formação da Pangeia e do rebaixamento do nível do oceano, causando clima quente e seco.

  • A Era Mesozoica teve 185 milhões de anos de duração, e se divide em três períodos:

    • Triássico: os dinossauros surgiram nesse período, que foi marcado, também, pelo início da fragmentação da Pangeia.

    • Jurássico: houve a proliferação das espécies de plantas e de animais, com o domínio dos dinossauros. As temperaturas do planeta se tornaram mais baixas.

    • Cretáceo: abertura do Oceano Atlântico e continuidade da deriva continental. Houve uma extinção em massa que levou ao desaparecimento dos dinossauros.

  • O fim da Era Mesozoica aconteceu há 65,5 milhões de anos, quando os continentes e o clima do planeta Terra já haviam adquirido muitos dos seus aspectos atuais.

  • A Era Mesozoica é a era geológica intermediária entre a Era Paleozoica e a atual, chamada de Era Cenozoica.

O que foi a Era Mesozoica?

A Era Mesozoica foi uma subdivisão do tempo geocronológico situada no Éon Fanerozoico. Trata-se do intervalo de tempo que foi de 251 milhões de anos no passado geológico até aproximadamente 65,5 milhões de anos. Recebeu esse nome, que significa “vida mediana”, por ser a era geológica intermediária do presente éon, acontecendo após a Era Paleozoica e antes da Era Cenozoica. Nela surgiram diferentes formas de vida animal e vegetal que garantiram a proliferação da biosfera terrestre.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Antecedentes da Era Mesozoica

A Era Mesozoica é antecedida pela Era Paleozoica, que inaugura o Éon Fanerozoico. Durante a Era Paleozoica o meio natural passou por transformações profundas, a começar pelo gradual processo de aglutinação das terras emersas (continentes) dando forma a pelo menos um supercontinente, chamado Gondwana. A continuidade da tectônica de placas nessa era geológica resultaria, mais tarde, na formação da Pangeia. A formação da Pangeia, aliás, promoveu alterações no clima terrestre. Ao final da era Paleozoica, a Terra estava mais quente e seca.

Com a constante aproximação dos continentes observada na Era Paleozoica, determinadas regiões do oceano foram se tornando cada vez mais rasas, o que fez com que muitas espécies de animais marinhos desaparecessem, como foi o caso dos trilobitas.

Representação gráfica da Pangeia, cuja formação antecede a Era Mesozoica.
A formação da Pangeia antecede a Era Mesozoica.

Por falar nas formas de vida terrestre, registrou-se a explosão cambriana na era que antecedeu a Mesozoica. Essa explosão nada mais foi do que a multiplicação da quantidade de espécies de animais e de plantas em um curto intervalo de tempo, o que resultou na maior diversificação da fauna e da flora do planeta Terra. Entretanto, na transição para a Era Mesozoica houve um evento de extinção em massa que eliminou 96% das espécies do planeta Terra. Dessas, cerca de 70% eram espécies terrestres.

Quais as características da Era Mesozoica?

A Era Mesozoica teve duração de 185 milhões de anos aproximadamente, e teve início após o fim do Período Carbonífero da Era Paleozoica. A transição entre uma era geológica e a outra foi marcada pela maior extinção em massa já vivida no planeta, o que alterou radicalmente a biosfera terrestre. Dada a complexidade dos processos e das transformações no meio natural que aconteceram na Terra durante a Era Mesozoica, ela foi dividida em três períodos geológicos:

• o Triássico, que se estendeu de 251 a 100 milhões de anos;

• o Jurássico, que se estendeu de 200 a 146 milhões de anos;

• o Cretáceo, que se estendeu de 146 a 65,5 milhões de anos.

Quais são os períodos da Era Mesozoica?

Representação gráfica da fauna e da flora do planeta Terra na Era Mesozoica.
A fauna e a flora do planeta Terra passaram por transformações na Era Mesozoica.

Cada um dos três períodos em que se divide a Era Mesozoica foi marcado por eventos de grande magnitude que tiveram importância para a evolução geológica e biológica do planeta Terra. Veja, a seguir, o que aconteceu em cada um dos períodos geológicos da Era Mesozoica.

Período Triássico

O Período Triássico foi o período da Era Mesozoica que foi de 251 milhões de anos até 200 milhões de anos. A fauna e a flora do planeta voltaram a se restabelecer durante o Período Triássico, que foi marcado pelo surgimento de novas espécies de animais e de plantas. A vida terrestre foi a que mais se diversificou nesse período, com destaque para o surgimento dos grandes répteis ou dinossauros. No reino vegetal, plantas como as samambaias tiveram origem. Foi, também, durante o período Triássico que a Pangeia começou a se fragmentar.

Período Jurássico

O Período Jurássico foi o período que foi de 200 milhões de anos até aproximadamente 146 milhões de anos. No Período Jurássico o clima do planeta Terra deixou de ser quente e seco e se tornou mais tropical, com a alternância entre estações. O tectonismo se tornou ainda mais intenso, dando continuidade ao processo de separação da Pangeia que começou no período precedente.

Durante o Período Jurássico as espécies de plantas, como as cicadáceas, as coníferas e as samambaias, tornaram-se dominantes. No reino animal, os dinossauros ganharam cada vez mais representantes e se tornaram ainda mais numerosos na superfície terrestre. O fim desse período é demarcado pela alteração nas temperarutas do planeta, tornando-se mais frias, e pela formação de dois supercontinentes: Laurásia e Gondwana.

Período Cretáceo

O Período Cretáceo começou imediatamente após o fim do Jurássico, há 146 milhões de anos, e se encerrou há 65,5 milhões de anos. Marcou, portanto, o fim da Era Mesozoica. A continuidade do afastamento dos continentes fez com que o Oceano Atlântico se abrisse, o que deu origem, também, à formação da dorsal mesoatlântica. A superfície terrestre, aliás, já adquiria a configuração que conhecemos em termos de distribuição de continentes. O clima terrestre se diversificou bastante durante o Cretáceo devido às transformações na superfície.

As angiospermas surgiram durante o Cretáceo, juntamente com insetos como abelhas e formigas. Muitas espécies animais ganharam cada vez mais espaço nos mares e na superfície, com a diversificação dos mamíferos, principalmente. No início do Cretáceo, os dinossauros se multiplicaram. Entretanto, a queda de um asteroide há 65,5 milhões de anos extinguiu todos os dinossauros do planeta, juntamente com muitas outras espécies de animais e de plantas. Tinha fim, com isso, a Era Mesozoica.

Principais eventos da Era Mesozoica

Representação gráfica dos dinossauros, que surgiram e tiveram fim da Era Mesozoica.
O surgimento e a extinção dos dinossauros são eventos marcantes da Era Mesozoica.
  • Fragmentação da Pangeia e configuração dos continentes como hoje os conhecemos.
  • Alterações no clima da Terra, com o desenvolvimento de áreas quentes e áreas temperadas.

  • Abertura do Oceano Atlântico e formação de mares, com alteração em paisagens costeiras. Formou-se, também, a dorsal mesoatlântica.

  • Surgimento das angiospermas e multiplicação das espécies de plantas e de animais, com destaque para os mamíferos e os insetos.

  • Formação das florestas equatoriais e tropicais ao final dessa era geológica.

  • Surgimento dos dinossauros (Período Triássico) seguido da sua extinção (Período Cretáceo).

  • Grande extinção em massa ao fim do Período Cretáceo, que, além dos dinossauros, eliminou parte importante da fauna e da flora terrestres.

Veja também: O que é a teoria da deriva continental?

Quais são as eras geológicas?

A escala de tempo geológico se divide em quatro unidades, sendo três eras geológicas.

  • Pré-Cambriano (de 4,5 bilhões a 550 milhões de anos);

  • Era Paleozoica (de 550 milhões de anos a 251 milhões de anos);

  • Era Mesozoica (de 251 milhões de anos a 65,5 milhões de anos);

  • Era Cenozoica (de 65,5 milhões de anos até o presente).

Fim da Era Mesozoica

Representação gráfica do asteroide que atingiu a Terra e pôs fim à Era Mesozoica.
O impacto de um asteroide na Terra ocasionou a extinção dos dinossauros no fim da Era Mesozoica.

O fim da Era Mesozoica se deu há 65,5 milhões de anos. O evento que marcou o fechamento dessa era geológica foi o impacto de um asteroide que provocou uma enorme extinção em massa, fazendo com que os dinossauros desaparecessem do planeta Terra. Ao final da Era Mesozoica, o clima do planeta e a sua configuração continental ganharam os aspectos que conhecemos atualmente.

Exercícios resolvidos sobre Era Mesozoica

Questão 1

(Ufam) A Geologia divide o tempo de existência da Terra em eras geológicas, que por sua vez se subdividem em períodos. A Era Mesozoica está dividida em três períodos, denominados:

A) Cambriano, Ordoviciano e Siluriano.

B) Triássico, Jurássico e Cretáceo.

C) Triássico, Cretáceo e Carbonífero.

D) Triássico, Jurássico e Quaternário.

E) Devoniano, Carbonífero e Permiano.

Resolução:

Alternativa B.

A Era Mesozoica, mais conhecida pelo surgimento dos dinossauros, é dividida nos seguintes períodos geológicos: Triássico, Jurássico e Cretáceo.

Questão 2

(UEMG) Sabemos que ao longo de bilhões de anos, a Terra passou por diferentes transformações que vão desde o resfriamento e solidificação das camadas até os resultados das transformações antrópicas.

Nesse contexto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A Era Pré-Cambriana se caracterizou pela inexistência da vida no planeta e pela constituição das primeiras rochas magmáticas.

( ) A Era Paleozoica caracterizou-se pela formação das grandes cadeias de montanha, tais como os Andes e os Alpes.

( ) A Era Mesozoica foi marcada pela fragmentação do continente Gondwana, que resultou na formação dos continentes africano e sul-americano e do Oceano Atlântico.

( ) A Era Cenozoica foi marcada pelo grande soterramento de florestas em diversas partes do globo, que resultou na formação das jazidas de carvão mineral.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) F V F V.

B) V F V F.

C) V V F V.

D) V F F F.

Resolução:

Alternativa B.

Começando pela Era Mesozoica, cuja afirmativa é verdadeira, conseguimos chegar até a resposta da questão. A primeira afirmativa é verdadeira, pois no Pré-Cambriano não existiam formas de vida complexas. As grandes cadeias montanhosas não se formaram na Era Paleozoica, e sim na Cenozoica. Já a formação de jazidas de carvão mineral ocorreram no Pré-Cambriano.

Fontes

TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed.
YOUTH AND EDUCATION IN SCIENCE (YES). Mesozoic. United Stated Geological Survey (USGS), [s.d.]. Disponível em: https://www.usgs.gov/youth-and-education-in-science/mesozoic.
YOUTH AND EDUCATION IN SCIENCE (YES). Paleozoic. United Stated Geological Survey (USGS), [s.d.]. Disponível em: https://www.usgs.gov/youth-and-education-in-science/paleozoic.

Publicado por Paloma Guitarrara

Artigos Relacionados

Deriva continental
Descubra o que afirma a teoria da deriva continental, quais são os seus argumentos e como ela foi comprovada. Conheça as evidências da deriva continental.
Eras geológicas
Saiba quais são as eras geológicas da Terra. Veja um resumo sobre as principais características que marcam as grandes eras geológicas terrestres.
O fim dos dinossauros
As causas que teria motivado a extinção dos grandes répteis.
Pangeia
Acesse o link e saiba o que foi a Pangeia. Entenda como ela se formou e quais foram as causas da sua separação. Leia sobre as teorias que explicam a Pangeia.
Placas tectônicas
Clique aqui, entenda a formação e a movimentação das placas tectônicas e saiba quais são as principais placas tectônicas do mundo.
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.