Eras geológicas
As eras geológicas são grandes períodos marcados por mudanças significativas do ambiente natural. Elas são caracterizadas pelas evoluções em termos geológicos, geomorfológicos e biológicos. As eras geológicas, que duram milhões ou bilhões de anos, são oriundas dos éons e são divididas em períodos e épocas. As grandes eras geológicas do planeta Terra são: Pré-Cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.
Leia também: Deriva continental — o que afirma essa teoria sobre a formação dos continentes
Resumo sobre eras geológicas
-
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
As eras geológicas são grandes recortes temporais marcados por tempos geológicos de milhões ou bilhões de anos que possuem características naturais específicas.
-
As grandes eras geológicas do planeta, oriundas de recortes de um tempo geológico chamado de éon, são: Pré-Cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.
-
A era Pré-Cambriana é caracterizada pela formação de grandes jazidas minerais e pelo registro de formas de vida mais evoluídas na superfície terrestre.
-
A era Paleozoica é caracterizada pelo desenvolvimento de formas de vida mais complexas e pela formação das chamadas bacias sedimentares.
-
A era Mesozoica é principalmente lembrada pelo momento geológico de surgimento dos dinossauros, que posteriormente foram extintos do planeta.
-
A era Cenozoica corresponde ao período geológico mais recente e é caracterizada pela formação de grandes cadeias montanhosas na superfície terrestre.
-
A tabela geológica é uma forma didática de expor a divisão das eras geológicas com base no recorte temporal entre os chamados éons, os períodos e as épocas geológicas.
Videoaula sobre eras geológicas
O que são eras geológicas?
As eras geológicas são grandes recortes temporais marcados por tempo geológico de milhões ou bilhões de anos que caracterizam as principais mudanças em termos naturais que ocorreram na superfície terrestre, com destaque para eventos geológicos, geomorfológicos e biológicos. Essa divisão facilita o estudo e a compreensão sobre os eventos naturais que contribuíram para a formação atual do planeta Terra. As eras geológicas fazem parte dos grandes períodos geológicos chamados de éons e são comumente divididas em períodos e épocas.
Eras geológicas da Terra e seus períodos
As grandes eras geológicas do planeta Terra são:
-
Pré-Cambriana;
-
Paleozoica;
-
Mesozoica;
-
Cenozoica.
As eras são parte importante dos éons, os grandes períodos da evolução geológica do planeta. As eras geológicas são divididas em períodos e épocas, conforme elucidado abaixo:
→ Era Pré-Cambriana
A era geológica Pré-Cambriana, composta por um longo período na escala geológica, compreende os primórdios da formação da esfera terrestre, com destaque para grandes eventos relacionados ao vulcanismo. Nessa mesma era, iniciou-se o processo de resfriamento da superfície terrestre e, consequentemente, da formação das primeiras rochas, com destaque para as rochas magmáticas e os escudos cristalinos.
Nesse contexto, ressalta-se a formação das primeiras jazidas minerais, como as de ferro, e, ainda, a constituição de formas mais evoluídas de vida, que passaram a habitar o planeta. O Pré-Cambriano, que não está dividido em períodos, é composto pelos éons Proterozoico e Arqueano.
→ Era Paleozoica
A era geológica Paleozoica é caracterizada pelo desenvolvimento de formas de vida mais complexas graças às condições favoráveis em termos de evolução, oxigênio e alimentação. Nesse contexto, há o surgimento das florestas e o registro de animais terrestres. Nesse momento geológico, houve também a formação das bacias sedimentares e, consequentemente, de reservas minerais, como as de carvão mineral.
O Paleozoico é lembrado ainda pela formação da Pangeia, grande massa de terra do primeiro continente terrestre, circundada pelo Pantalassa, único oceano da Terra.
A era geológica Paleozoica é dividida em seis grandes períodos:
-
Cambriano;
-
Ordoviciano;
-
Siluriano;
-
Devoniano;
-
Carbonífero;
-
Permiano.
→ Era Mesozoica
A era geológica Mesozoica é principalmente lembrada pelo momento geológico de surgimento dos dinossauros. O surgimento de grandes répteis foi resultado de condições favoráveis ao desenvolvimento de formas complexas de vida, que acabaram extintas por causa da colisão de um asteroide na esfera terrestre.
Essa mesma era é caracterizada também pelas intensas atividades tectônicas da superfície do planeta, com destaque para a formação da Laurásia e da Gondwana, os dois continentes derivados da grande massa de terra chamada de Pangeia. Essa separação de continentes impactou diretamente na distribuição de diferentes formas de vida pela superfície do planeta. O Mesozoico é dividido em três grandes períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
→ Era Cenozoica
A era geológica Cenozoica corresponde ao período mais recente dentro da lógica de tempo geológico. Nessa era, consolidou-se a atual formação e divisão da crosta terrestre, que permanece até a atualidade. Houve ainda a formação de grandes cadeias montanhosas e o registro das últimas grandes glaciações.
Um destaque biológico da era Cenozoica foi o surgimento dos mamíferos e, com maior destaque, das primeiras formas de vida humanas. O Cenozoico é dividido em dois grandes períodos: Terciário (Paleoceno e Neógeno) e Quartenário. Além disso, essa era geológica também é dividida em épocas, sendo elas:
-
Paleoceno;
-
Eoceno;
-
Oligoceno;
-
Miloceno;
-
Piloceno;
-
Pleistoceno;
-
Holoceno.
Saiba mais: Principais estruturas geológicas da Terra
Tabela geológica
A tabela geológica é um instrumento que expõe, de maneira concisa e didática, a divisão dos grandes eóns geológicos, baseados na separação entre eras, períodos e épocas da escala geológica. Ela é um importante instrumento de visualização das mudanças ocorridas ao longo do tempo geológico. A imagem abaixo apresenta um exemplo de tabela geológica:
Exercícios resolvidos sobre eras geológicas
Questão 1 (Enem) As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo as rochas metamórficas muito antigas (Pré-Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul-Amazônica e a do São Francisco.
ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.
As regiões cratônicas das Guianas e a Sul-Amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por
a) apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês).
b) corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro.
c) apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país.
d) possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural.
e) serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura.
Resolução: Alternativa A. As regiões cratônicas, como as localizadas na porção norte sul-americana, são muito ricas em reservas de minerais metálicos, formadas em eras geológicas bastante antigas, como a Pré-Cambriana.
Questão 2 (Enem 2020) Escudos antigos ou maciços cristalinos são blocos imensos de rochas antigas. Estes escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático-plutônicas), formadas em eras pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas (material sedimentar) do Paleozoico. São resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas. Correspondem a 36% da área territorial e dividem-se em duas grandes porções: O Escudo das Guianas (norte da planície Amazônica) e o Escudo Brasileiro (porção centro-oriental brasileira).
Disponível em: http//ambientes.ambientebrasil.com.br. Acesso em 25 jun. 2015.
As estruturas geológicas indicadas no texto são importantes economicamente para o Brasil por concentrarem
a) fontes de águas termais.
b) afloramentos de sal-gema.
c) jazidas de minerais metálicos.
d) depósitos de calcário agrícola.
e) reservas de combustível fóssil.
Resolução: Alternativa C. Os chamados escudos cristalinos, formados durante o Pré-Cambriano, estão associados às reservas de minerais metálicos, como o minério de ferro.
Fontes
BABINSKI, M.; FAIRCHILD, T. R. Como sabemos qual é a idade da Terra. Super Interessante. Disponível em:
https://super.abril.com.br/coluna/deriva-continental/como-sabemos-qual-e-a-idade-da-terra.
BRANCO, P. M. Breve História da Terra. Serviço Geológico do Brasil. Disponível em: https://www.cprm.gov.br/publique/SGB-Divulga/Canal-Escola/Breve-Historia-da-Terra-1094.html
CARNEIRO, C. D. R.; MIZUSAKI, A. M. P.; ALMEIDA, F. F. M. de. A determinação da idade das rochas. Terra e Didática, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 6–35, 2015. DOI: 10.20396/td.v1i1.8637442. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637442
SILVA, C. N. Eras Geológicas. Jovem Explorador. Disponível em: http://www.jovemexplorador.iag.usp.br/?p=blog_eras-geologicas