Whatsapp icon Whatsapp

Pangéia e Pantalassa

Configuração da Pangéia.
Configuração da Pangéia.
Para compreender as evoluções ocorridas no continente ao longo da história geológica da Terra foram necessários vários estudos, uma das maiores contribuições nesse sentido foi desenvolvida por Alfred Wegener nos primeiros anos do século XX, sua teoria é abrangente e bem fundamentada.

Sua teoria tem como princípio que os continentes migram horizontalmente, ou seja, de leste a oeste e vice-versa, essa movimentação é decorrente do peso das massas continentais que são leves, devido sua formação a partir de silício e alumínio, que desliza sobre uma camada constituída por silício e magnésio.

Para Wegener, provavelmente a crosta terrestre, no passado, teria se submetido a um processo de retração em períodos mais remotos, e assim proporcionado uma redução de volume global.

No período carbonífero na era Paleozóica, há aproximadamente 250 milhões de anos, a Terra não possuía uma configuração como a atual, naquele momento não existia separação entre os continentes como conhecemos hoje, por exemplo, as Américas eram divididas da África pelo Oceano Atlântico. Nesse período, havia uma única massa continental, denominada de Pangéia, e existiam também mares rasos chamados de epi-continentais (massa continental cercada por um único oceano, esse denominado de Pantalassa).

A partir da Pangéia foi feita uma divisão ou classificação, na qual, o norte é chamado de Laurásia e o sul Gondwana, que posteriormente vieram a se separar.
Publicado por Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

Os grandes répteis do período Jurássico.
As evoluções da Terra e dos seres vivos
As evoluções da Terra e dos seres vivos, A formação da Terra e suas etapas, A formação da superfície terrestre, Surgimento da atmosfera, das chuvas e oceanos, Surgimento das formas primitivas de vida, Surgimento dos grandes répteis, Surgimento dos mamíferos.
Bacia Hidrográfica
Clique e veja o que são bacias hidrográficas. Entenda também quais são os tipos e os elementos das bacias, além de conhecer as principais bacias hidrográficas do Brasil.
A circulação atmosférica é responsável pelos ventos e pelos movimentos das massas de ar
Circulação Atmosférica
Entenda o que é e como funciona a circulação atmosférica global.
O adensamento da ocupação do solo é uma das causas das ilhas de calor. [1]
Ilhas de calor
Saiba mais sobre o fenômeno da ilha de calor. Veja quais são as principais causas e consequências da formação das ilhas de calor no espaço urbano.
Visão noturna da Lua.
Lua
As características do satélite natural da Terra.
Movimento de translação
Aprenda mais sobre o movimento de translação terrestre. Descubra quais as principais características desse movimento e qual sua relação com as estações do ano.
Rio Nilo, curso de água considerado pelos egípcios como uma dádiva de Deus.
Rios
Principal fonte de água doce para os seres vivos.
A poluição no espaço das cidades é o principal fator de causa do smog
Smog
Entenda o que é o smog, qual é a relação desse fenômeno com a poluição e conheça os seus principais tipos e características.
video icon
Química
Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si
Os casos mais comuns de mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si ocorrem quando juntamos solução de um ácido e solução de uma base, ou solução de um oxidante e solução de um redutor, ou soluções de dois sais que reagem entre si.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!