Biologia Evolutiva

Charles Darwin
Apesar de, desde muito tempo, filósofos e cientistas naturais buscarem explicações para justificar a biodiversidade e, ao mesmo tempo, a semelhança entre espécies, em menor ou maior grau, foi somente no século XIX que surgiu uma explicação favorável a este fato. No senso comum, permeava a ideia de que cada espécie existente no planeta havia sido criada por Deus, sem apresentar nenhuma mudança ao longo dos tempos – princípio este denominado fixismo.

Entretanto, Lamarck, em 1809, sugeriu que os seres vivos passavam por modificações, de acordo com o ambiente, a fim de se adaptarem: a lei do uso e desuso. Sob essa ótica, por exemplo, se um grupo de girafas passasse, em determinado momento, a comer as folhas de copas mais altas, seus pescoços tenderiam a crescer. Esse mesmo princípio poderia ser aplicado para justificar a ausência de cauda em humanos.

Lamarck postulou outra lei: a da transmissão dos caracteres adquiridos, a qual explicava que tais modificações passariam de pais para filhos, podendo, dessa forma, ao longo do tempo, surgirem novas espécies.

Apesar de suas ideias serem bastante respeitadas por proporem novos conceitos e questionarem o fixismo, Lamarck acreditava, ainda, que espécies mais simples surgiam por geração espontânea. Além disso, tempos mais tarde, percebeu-se que a lei do uso e desuso não se aplicava a todos os casos, e que nem todas as alterações corporais eram transmitidas para as novas gerações.

Ao viajar ao redor do mundo a bordo de um navio, por cinco anos, Darwin foi percebendo que os seres vivos eram adaptados ao ambiente que viviam; e que essa situação poderia estar relacionada ao surgimento de novas espécies, ao longo do tempo, a partir de restrições do ambiente, onde somente os mais adaptados a ele poderiam sobreviver, se reproduzir e ter descendentes com tais modificações – princípio este chamado de seleção natural. Como tais descobertas entravam em choque com o pensamento da época, Darwin preferiu calar-se e permaneceu assim por muito tempo.

Como Darwin passou a ser bastante conhecido devido à viagem que fez, Alfred Wallace decidiu enviar algumas de suas descobertas recentes a ele. Foi quando o mesmo percebeu que ambos haviam chegado às mesmas conclusões – embora Darwin estivesse munido de mais explicações e provas materiais consistentes. Assim, em 1858, ambos apresentaram suas ideias em uma reunião científica, em Londres.

Na atualidade, a evolução é estudada com base nos princípios de Darwin e Wallace, mas considerando aspectos da Genética. Trata-se da Teoria sintética (ou moderna) da evolução. Além da seleção natural, essa Teoria considera a migração e deriva genética (mudanças na frequência dos genes de uma população que ocorrem ao acaso) como fatores que atuam sobre a variabilidade genética; e a mutação e permutação (reprodução sexuada) como fatores que propiciam seu aumento.

Nessa seção, você encontrará textos que aprofundam melhor esse tema. É importante buscar entender bem a evolução, porque, além de diversos outros motivos, a Biologia tende a ser estudada sob essa ótica.

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos de Biologia Evolutiva

A biodiversidade evolutiva do ambiente marinho e terrestre
A diferença entre os ecossistemas e a estrutura das populações.
Anagênese e Cladogênese
O aperfeiçoamento das características de uma população ou a separação da mesma em clados distintos.
Analogia e homologia
Você sabe a diferença entre analogia e homologia? Clique aqui e aprenda a diferença entre esses dois conceitos importantes para o estudo da evolução.
Charles Darwin
Conheça um pouco mais sobre a vida e obra do naturalista Charles Darwin, um pesquisador que mudou completamente a forma como entendemos a evolução.
Darwinismo
Aprenda mais sobre o darwinismo, aqui! Neste texto entenderemos melhor o que é o darwinismo e os conceitos de ancestralidade comum e seleção natural.
Deriva genética
Clique aqui e entenda o que é a deriva genética. Conheça seus efeitos e saiba qual é a diferença entre deriva genética e mutação.
Efeito fundador
Clique aqui e conheça mais sobre o efeito fundador, um tipo de especiação alopátrica.
Eras geológicas
Saiba quais são as eras geológicas da Terra. Veja um resumo sobre as principais características que marcam as grandes eras geológicas terrestres.
Espécie biológica
Você sabe como definir uma espécie biológica? Clique aqui e entenda o conceito e os problemas dessa definição.
Evidências da evolução
Conheça as principais evidências da evolução e entenda por que as teorias evolutivas são tão aceitas atualmente pela comunidade científica.
Evolução
Evolução, o que é evolução, a primeira teoria evolutiva, os fósseis, as causas da evolução, as mutações.
Evolução humana
A espécie humana não é descendente dos macacos. Saiba o porquê
Filogenia
Entenda o que é filogenia e como analisar corretamente uma árvore filogenética. Veja também erros que podem ser cometidos ao analisar a filogenia da espécie humana.
Fóssil
Indícios de animais ou vegetais viventes no passado.
Gradualismo e Equilíbrio Pontuado
Linhas de pensamento a respeito da origem de novas espécies.
Homo sapiens
Leia o texto para conhecer as principais características do Homo sapiens. Veja qual o lugar dessa espécie na história evolutiva humana.
Icnofósseis
Compreenda o que são icnofósseis e que informações esses vestígios podem fornecer.
Isolamento geográfico
Compreenda como o isolamento geográfico pode resultar na formação de novas espécies.
Lamarckismo
Aprenda mais sobre o lamarckismo, a ideia evolucionista proposta por Lamarck. Neste texto, falaremos quem foi Lamarck e aprenderemos a respeito de suas principais ideias: lei do uso e desuso e lei da herança de características adquiridas. Conheceremos ainda o clássico exemplo da girafa, que ilustra essa teoria.
Mutação
Entenda o que é mutação, seus principais tipos e importância!
Neodarwinismo
Clique aqui e aprenda mais sobre o neodarwinismo. Entenda o que é essa teoria e os novos conceitos adicionados à teoria de Darwin.
Panteras e teorias de distribuição do grupo
A relação entre o parentesco entre os indivíduos deste gênero e seus padrões de distribuição.
Seleção natural
Saiba mais sobre a seleção natural, um mecanismo evolutivo proposto por Charles Darwin que seleciona o organismo mais apto.
Semelhanças entre o chimpanzé e o homem
Recentes descobertas evidenciam as semelhanças entre o chimpanzé e o homem. Confira!
Teoria sintética da evolução
Abordagem que alia evolução e genética para explicar a origem da diversidade.
Teorias evolucionistas
Entenda o que são as teorias evolucionistas e conheça as diferenças entre as teorias evolutivas de Lamarck, Darwin e o neodarwinismo.
Tipos de seleção natural
Saiba mais sobre os diferentes tipos de seleção natural existentes e amplie seus conhecimentos sobre os mecanismos de evolução!
Escrito"Matemática do Zero | Classificação de ângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero | Classificação de ângulos
Nessa aula veremos como é classificado um ângulo: nulo, agudo, reto, obtuso, raso e pleno (uma volta).