Framboesa

Originária da Ásia, a framboesa (Rubus idaeus) é uma fruta típica de climas temperados. Para a planta poder se desenvolver, é necessária uma temperatura inferior a 7ºC por pelo menos 700 horas por ano. É comum a confusão entre a framboesa e a amora (Rubrus sp). Embora as duas frutas tenham características próximas, a amora não exige uma temperatura tão fria como a framboesa.

Além disso, a framboesa é oca, enquanto a amora não. A framboesa possui um sabor doce e bastante suave; seu período de safra vai de dezembro a fevereiro. A fruta possui uma grande quantidade de oxidantes (40% a mais que o morango), fato que faz com que a mesma seja capaz de diminuir em até 80% a incidência de câncer de cólon. Além disso, também é rica em fibras e carboidratos.

Apenas uma pequena parte da produção da fruta é vendida in natura. Na maioria das vezes a framboesa é empregada na fabricação de sucos, geléias, sorvetes, doces, compotas, licores, iogurtes, etc. Os maiores produtores mundiais da fruta são: Estados Unidos, Rússia, Polônia, Alemanha, Ucrânia e Hungria.
Framboesa
Framboesa
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Maçã
Maçã
A maçã é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Confira!
Jabuticaba
Jabuticaba
Conheça as características da jabuticaba, fruta originalmente brasileira.
Pêssego
Pêssego
O pêssego é o fruto do pessegueiro, árvore nativa da China. Ele evita problemas de pele e no intestino. Confira aqui alguns de seus benefícios.
Caju
Caju
Características da fruta e sua importância econômica.
O cajuzinho-do-cerrado é uma espécie nativa do cerrado brasileiro e pertence à mesma família do caju comum
Cajuzinho-do-cerrado
Espécie nativa do cerrado brasileiro, o cajuzinho-do-cerrado está na lista de espécies ameaçadas de extinção. Saiba mais sobre a importância dessa espécie!