Whatsapp icon Whatsapp

Framboesa

Framboesa
Framboesa
Originária da Ásia, a framboesa (Rubus idaeus) é uma fruta típica de climas temperados. Para a planta poder se desenvolver, é necessária uma temperatura inferior a 7ºC por pelo menos 700 horas por ano. É comum a confusão entre a framboesa e a amora (Rubrus sp). Embora as duas frutas tenham características próximas, a amora não exige uma temperatura tão fria como a framboesa.

Além disso, a framboesa é oca, enquanto a amora não. A framboesa possui um sabor doce e bastante suave; seu período de safra vai de dezembro a fevereiro. A fruta possui uma grande quantidade de oxidantes (40% a mais que o morango), fato que faz com que a mesma seja capaz de diminuir em até 80% a incidência de câncer de cólon. Além disso, também é rica em fibras e carboidratos.

Apenas uma pequena parte da produção da fruta é vendida in natura. Na maioria das vezes a framboesa é empregada na fabricação de sucos, geléias, sorvetes, doces, compotas, licores, iogurtes, etc. Os maiores produtores mundiais da fruta são: Estados Unidos, Rússia, Polônia, Alemanha, Ucrânia e Hungria.
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Caju
Características da fruta e sua importância econômica.
Cajuzinho-do-cerrado
Espécie nativa do cerrado brasileiro, o cajuzinho-do-cerrado está na lista de espécies ameaçadas de extinção. Saiba mais sobre a importância dessa espécie!
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.