Whatsapp icon Whatsapp

Torre Eiffel

A Torre Eiffel é uma das paisagens mais marcantes de toda a Europa. Esse monumento é um dos principais pontos turísticos da cidade de Paris, a capital da França.
Vista da Torre Eiffel, símbolo da cidade de Paris, na França, e um dos principais monumentos do mundo.
A Torre Eiffel é o símbolo da cidade de Paris (França).

A Torre Eiffel é um monumento, construído basicamente com ferro e aço, localizado na cidade de Paris, na França. Ela foi construída inicialmente para o evento Exposição Universal, realizado em 1889. Após o referido evento, mesmo com a previsão de desmonte da torre, ela foi mantida, tornando-se um dos principais pontos turísticos de todo o mundo.

A sua construção foi motivada pelas comemorações do centenário da Revolução Francesa. Ela possui 330 metros de altura, divididos em três grandes compartimentos, e tem grande importância histórica, econômica e turística para a França.

Leia também: Estátua da Liberdade — um dos principais símbolos estadunidenses na atualidade

Resumo sobre a Torre Eiffel

  • A Torre Eiffel foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel (1832-1927), e sua inauguração oficial ocorreu em 31 de março de 1889.

  • Ela está localizada na região do Campo de Marte, na cidade de Paris, a capital da França, um dos principais países da Europa.

  • Sua construção significou um importante marco histórico e econômico para a França no centenário da Revolução Francesa.

  • Ela recebe cerca de 7 milhões de turistas por ano, logo, é apontada como o ponto turístico pago mais visitado de todo o globo.

  • Ela é um patrimônio mundial da lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

  • Ela é quase nove vezes maior do que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

História da Torre Eiffel

A Torre Eiffel é um monumento histórico construído na França para a chamada Exposição Universal, evento datado de 1889, no qual foi concretizada uma grande exposição para celebrar o centenário da Revolução Francesa. O desenho da torre foi escolhido por meio de um concurso que reuniu diversos especialistas em engenharia e arquitetura da época.

A referida construção foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel (1832-1927), e sua inauguração oficial ocorreu em 31 de março de 1889. A princípio, a ideia era de que a Torre Eiffel fosse desmontada após a Exposição Universal, mas ela se tornou um dos principais símbolos da capital francesa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da Torre Eiffel

A construção da Torre Eiffel significou um importante marco histórico e econômico para a França, considerando que um dos objetivos dessa estrutura era comemorar o centenário da Revolução Francesa, além de consagrar o desenvolvimento industrial da França moderna. Portanto, ela possui um significado de modernidade para os franceses, mesmo com as críticas realizadas ao longo da sua construção e baseadas na preocupação com a descaracterização do centro histórico parisiense.

Características da Torre Eiffel

A Torre Eiffel é um monumento localizado na região do Campo de Marte, na cidade de Paris, a capital da França. Ela possui 330 metros de altura, divididos em três grandes compartimentos. A base da torre é quadrada, com cerca de 125 metros em cada um dos seus lados. A sua estrutura, construída basicamente por ferro, pesa cerca de 10 toneladas.

Atualmente, a torre — um dos pontos turísticos mais visitados do mundo — conta com estruturas modernizadas, como acesso por elevadores e iluminação diversificada. Conforme estimativas, a Torre Eiffel recebe cerca de 7 milhões de turistas por ano, sendo comumente apontada como o monumento pago mais visitado de todo o globo.

Qual a importância da Torre Eiffel?

Vários turistas em frente à Torre Eiffel, que recebe milhões de turistas ao longo do ano.
A Torre Eiffel recebe milhões de turistas ao longo do ano. [1]

A Torre Eiffel possui vasta importância histórica, econômica e turística para a França. Primeiramente, o referido monumento marca o centenário da Revolução Francesa, importante movimento histórico que remete aos ideais de democracia presentes na maior parte dos países ocidentais.

Ainda, a Torre Eiffel oferta um ótimo retorno econômico para os franceses, especialmente por meio da atividade turística, já que é um dos monumentos mais visitados de todo o mundo. O turismo voltado para ela gera uma grande cadeia de empregos e serviços, contribuindo para o funcionamento da atividade econômica francesa, especialmente no setor de cultura e lazer.

Ademais, a Torre Eiffel tornou-se um forte símbolo cultural da França, uma das principais potências ocidentais globais, com vasta área de influência sobre diversos países do globo.

Veja também: Quais são as 7 maravilhas do mundo antigo?

Curiosidades sobre a Torre Eiffel

  • A Torre Eiffel possui 1710 degraus, que, antes da instalação dos modernos elevadores, eram utilizados para levar os turistas até o topo do monumento.

  • Em Paris, a Torre Eiffel é comumente chamada de Dama de Ferro, devido à grande quantidade dessa matéria-prima na sua estrutura.

  • A Torre Eiffel é um patrimônio mundial da lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

  • O nome atual da Torre Eiffel é uma homenagem ao engenheiro francês Gustave Eiffel (1832-1927), que participou efetivamente da sua projeção e construção.

  • A estrutura da Torre Eiffel foi importante para a época da sua construção em razão da realização de pesquisas meteorológicas e da instalação de transmissores de rádio.

  • Ela é quase nove vezes maior do que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que possui 38 metros de altura, contando com o pedestal.

Crédito de imagem

[1] Feel good studio / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A organização do espaço geográfico europeu
Clique e veja detalhes da organização do espaço geográfico europeu. Entenda a dinâmica da população e veja as dificuldades políticas e sociais desse continente.
Continentes
Conheça um pouco mais sobre os continentes do planeta Terra entendendo suas características e conferindo as principais informações sobre eles.
Continentes
Clique aqui, saiba quantos e quais são os continentes da Terra e veja a divisão de países de acordo com cada continente.
Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
Os imigrantes na Europa
Clique e confira as principais características envolvidas com a imigração na Europa.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
Xenofobia na Europa
As principais causas e relações político-sociais relacionadas com o aumento da xenofobia na Europa ao longo das últimas décadas.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!