Whatsapp icon Whatsapp

Maravilhas do Mundo Antigo

As maravilhas do mundo antigo são obras artísticas e arquitetônicas que tiveram grande fama na Antiguidade Clássica. Das sete maravilhas construídas, apenas as Pirâmides de Gizé ainda existem intactas atualmente.

Pirâmides de Gizé



As três pirâmides (Keóps, Quéfren e Miquerinos) foram erguidas para servirem de tumbas para os faraós do Antigo Egito, Keóps, Quéfren e Menkaure. A pirâmide de Kéops, especialmente, foi a mais alta construção feita pelo homem durante 4 mil anos, sendo ultrapassada somente pela Torre Eiffel, em 1889.

Jardins Suspensos da Babilônia



Até hoje, existem poucos relatos referentes aos Jardins Suspensos da Babilônia. Alguns afirmam que o rei Nabucodonosor II construiu o monumento em homenagem a sua esposa Semíramis, que sentia saudades das montanhas de suas terras. O monumento foi feito com seis montes de terra artificiais, possuindo terraços arborizados suspensos por enormes colunas.

Estátua de Zeus



A estátua de Zeus foi construída pelo escultor Fídias em homenagem ao deus grego. A construção possuía 12m de altura e fora toda feita em ouro, marfim e decorada com pedras preciosas.

Templo de Ártemis



Construído em Éfeso como homenagem à deusa grega da caça e protetora dos animais selvagens, Ártemis, o templo fora o maior do mundo. Várias pessoas de muitas origens vinham fazer oferendas no templo.

Mausoléu de Halicarnasso

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



Foi construído por escultores e arquitetos gregos, sob a ordem da rainha Artemísia II de Caria, que ordenou a construção de uma tumba sobre os restos mortais de seu marido, o rei Mausolo, em 353 a.C.

Colosso de Rodes



Finalizada em 280 a.C. pelo escultor Carés de Lindos, o Colosso de Rodes era uma estátua extremamente imponente, feita em homenagem ao deus grego Hélios. Tal monumento media 30 metros de altura e fora feito totalmente em bronze. O Colosso chamava a atenção pela sua grandeza, uma vez que as pessoas não eram capazes nem de abraçar o polegar da estátua.

Farol de Alexandria



O Farol de Alexandria era uma enorme torre de mármore elaborada pelo arquiteto e engenheiro grego Sóstrato de Cnido. No seu alto havia uma grande chama, que com a ajuda de espelhos, fazia com que o farol iluminasse até 50 km de distância.

Publicado por Tiago Dantas
Assista às nossas videoaulas
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.