Abril

O quarto mês do ano, abril, concentra o maior número de datas que homenageiam a construção histórica do Brasil, além de ser um dos meses com o maior número de feriados do ano.

Foi em abril que o Brasil foi descoberto, que Tiradentes foi morto e que os índios, primeiros habitantes das terras nacionais, recebem sua homenagem. Mas, além de histórias do Brasil, outras datas muito importantes são comemoradas entre os 30 dias desse mês.

Leia também: 7 de setembro – Independência do Brasil

Datas comemorativas de abril

O mês começa trazendo uma data que algumas pessoas não gostam, no entanto, outras adoram aproveitá-la para fazer brincadeiras com os amigos: o Dia da Mentira. Celebrada no dia 1º, acredita-se que essa data está relacionada com as mudanças no calendário propostas no Concílio de Trento. Houve divergências nas comemorações na época e, por motivo de zombaria, a data foi estabelecida.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi estabelecido em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ajudar a acabar com o preconceito e discriminação que cercam as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A primeira semana ainda registra mais uma data de conscientização. No dia 7, é celebrado o Dia Mundial da Saúde. Nessa data, a ONU busca conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde, alertando sobre as doenças que mais atingem a população mundial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No dia 13, celebra-se o Dia do Hino Nacional Brasileiro. A primeira data histórica do mês relembra a primeira vez que o Hino Nacional foi tocado, na cidade do Rio de Janeiro.

Já na segunda quinzena do mês, há uma data muito relevante para a literatura do país: o Dia Nacional do Livro Infantil. A data, dia 18, é a mesma do nascimento de Monteiro Lobato e foi escolhida como forma de homenagear um dos maiores escritores da literatura infantojuvenil brasileira.

O dia seguinte, dia 19, é dedicado aos primeiros habitantes do nosso país, o Dia do Índio. A data homenageia os povos nativos, que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira. Nessa data, as escolas costumam caracterizar as crianças e ensiná-las sobre a cultura do povo indígena.

O primeiro feriado com data fixa do mês é celebrado no dia 21. O Dia de Tiradentes marca a morte de Joaquim José da Silva Xavier, um dos líderes da Inconfidência Mineira e símbolo da luta pela liberdade do país. Para muitos, Tiradentes é considerado um herói nacional.

Como falamos que esse mês é recheado de feriados, existem duas datas muito importantes que estão entre os principais feriados do ano. A Paixão de Cristo, celebrada na sexta-feira, e a Páscoa, celebrada no domingo. Os dois feriados religiosos estão ligados um ao outro e costumam ser comemorados em abril, nos dias mencionados, mas em cada ano suas datas são diferentes.

A Páscoa acontece no primeiro domingo após a Lua Cheia posterior ao Equinócio de Primavera. O critério considera o Hemisfério Norte, pois, no Hemisfério Sul, trata-se do Equinócio de Outono. É a celebração mais importante do calendário religioso do cristianismo para marcar a lembrança da prisão, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Para encerrar o mês histórico, no dia 22, há duas celebrações: Descobrimento do Brasil e Dia da Terra. Nessa data, no ano de 1500, o português Pedro Álvares Cabral e sua expedição avistaram o monte Pascoal, na região de Cabrália, na Bahia, e desembarcaram nas terras nacionais. Já o Dia da Terra é comemorado em diversos países e tem o objetivo de chamar a atenção da população e governantes para problemas ambientais que afetam nosso planeta.

Veja também: 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Lista de outras datas comemorativas do mês de abril

Vejam outras celebrações datadas no mês de abril:

  • Dia 1º

- Dia do Humorista

- Dia da Abolição da Escravatura dos Índios

  • Dia 2

- Dia Mundial do Livro Infantil

  • Dia 7

- Dia do Jornalista

- Dia do Médico-Legista

- Dia do Corretor

  • Dia 8

- Dia da Natação

- Dia Mundial de Combate ao Câncer

- Dia do Desbravador

  • Dia 10

- Dia da Engenharia Militar

  • Dia 12

- Dia do Obstetra

  • Dia 15

- Dia do Desenhista

  • Dia 19

- Dia do Exército

- Dia do Diplomata

  • Dia 21

- Dia do Metalúrgico

- Dia da Polícia Civil e Militar

  • Dia 22

- Dia da Força Aérea Brasileira

  • Dia 23

- Dia do Escoteiro

  • Dia 25

- Dia do Contabilista

  • Dia 26

- Dia do Goleiro

- Dia do Engraxate

  • Dia 27

- Dia da Empregada Doméstica

  • Dia 28

- Dia da Sogra

- Dia da Educação

  • Dia 29

- Dia Internacional da Dança

Publicado por: Giullya Franco

Artigos de "Abril"