Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Abril
  4. 22 de abril – Dia da Terra

22 de abril – Dia da Terra

O Dia da Terra é comemorado, anualmente, em 22 de abril e é um momento importante para que nos aprofundemos a respeito das várias questões que afetam negativamente o nosso planeta. É um momento também de revermos nossa postura e adotarmos práticas diárias que ajudem na preservação da natureza, garantindo, desse modo, um planeta cada vez mais saudável para a nossa geração e para as gerações futuras.

Leia também: Impactos ambientais – exemplos e consequências

Criação do Dia da Terra

O Dia da Terra foi criado no ano de 1970 pelo então senador americano Gaylord Nelson. No dia 22 de abril desse ano, o senador convocou protestos que tinham como objetivo chamar a atenção da população e governantes para problemas ambientais que afetavam o planeta. O sucesso do evento nos Estados Unidos foi surpreendente e aproximadamente 20 milhões de pessoas manifestaram-se exigindo uma mudança no comportamento e um novo caminho para a história do planeta. Além disso, a data foi responsável por garantir a posterior aprovação de várias leis ambientais importantes naquele país.

 O Dia da Terra foi criado a fim de conscientizar toda a sociedade a respeito de importância de ações para a preservação do nosso planeta.
O Dia da Terra foi criado a fim de conscientizar toda a sociedade a respeito de importância de ações para a preservação do nosso planeta.

O Dia da Terra foi aos poucos se consolidando e, em 1990, passou a ser comemorado em diferentes países. Todos os anos, escolhe-se um tema diferente para ser abordado em comemoração a essa importante data. Esses temas voltam-se para problemas ambientais que necessitam de atenção urgente, tais como a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas.

Leia também: Problemas ambientais brasileiros

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Problemas ambientais que afetam o planeta

O planeta é constantemente afetado pela ação negativa do homem. Somos responsáveis por uma série de processos que prejudicam a vida de outras espécies e até mesma a nossa, causando, por exemplo, o aumento da ocorrência de doenças. A seguir vamos citar 5 importantes problemas ambientais e como eles afetam a nossa vida e a saúde do planeta:

  • Poluição do ar: acontece quando substâncias são lançadas na atmosfera, colocando em risco a qualidade de vida dos seres vivos. Essas substâncias podem ser lançadas, por exemplo, por indústrias e meios de transporte, como carros e ônibus. Essa poluição afeta negativamente a nossa saúde, aumentando, por exemplo, os casos de doenças respiratórias, como asma e bronquite.

  • Poluição da água: afeta os mais diversos ambientes aquáticos. O descarte de resíduos de casas e indústrias em rios, córregos e lagos, por exemplo, é responsável pela morte de várias espécies aquáticas e também pode colocar em risco a saúde da população que faz o consumo dessa água.

  • Queimadas: podem ter diferentes causas, tais como renovação da pastagem e limpeza de áreas. Independentemente da causa, as queimadas apresentam consequências graves, principalmente quando se perde o seu controle. Elas são responsáveis por desencadear poluição atmosférica, a destruição de habitat e a morte de muitas espécies.

 A ação do homem tem provocado consequências drásticas no meio ambiente. É preciso agir rapidamente para preservarmos o planeta.
A ação do homem tem provocado consequências drásticas no meio ambiente. É preciso agir rapidamente para preservarmos o planeta.
  • Desmatamento: pode ser definido como a retirada da cobertura vegetal de uma região. Dentre suas causas, podemos destacar a expansão urbana, aumento de áreas para agricultura e pecuária, bem como extração de madeira. As principais consequências desse processo são a erosão do solo, a destruição de habitat e a morte de várias espécies.

  • Mudanças climáticas: são também um grave problema enfrentado por todo o planeta nos dias de hoje. Acredita-se que o homem, por meio da liberação dos chamados “gases-estufa”, tem contribuído para a intensificação do efeito estufa e, desse modo, ocasionando o aumento da temperatura no planeta. As mudanças climáticas estão relacionadas, entre outras consequências, com a extinção de espécies, mudanças no regime de chuvas, derretimento de geleiras e aumento do nível do mar.

Leia também: Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?

Como nossas atitudes podem impactar a Terra?

Todos nós sabemos que o planeta é frequentemente afetado pela ação do homem, mas muitos não conseguem perceber que até mesmo as pequenas ações do dia a dia podem ser prejudiciais. Quando falamos em poluição, muitos pensam apenas nas grandes indústrias, esquecendo-se, por exemplo, do descarte inadequado do lixo e da poluição causada pelos carros. Fato é que pequenas ações podem, sim, impactar o planeta e devemos escolher se o nosso impacto será negativo ou positivo.

O nosso planeta precisa de cuidados e todos nós devemos fazer a nossa parte para garantir que as futuras gerações consigam ter acesso a um ambiente saudável. Veja a seguir algumas importantes ações que podemos adotar no nosso dia a dia a fim de ajudar o planeta:

  • Reciclar o lixo;

  • Não jogar lixo no chão;

  • Evitar o consumismo, comprando apenas aquilo que é necessário;

  • Economizar água (Diminuir o tempo de banho, aproveitar a água da chuva e reaproveitar a água da máquina de lavar são exemplos de ações que podem ajudar nesse objetivo.);

  • Economizar energia (Não deixar as luzes da casa ligadas em cômodos vazios, não deixar os eletroeletrônicos em standy-by, diminuir o tempo no banho são exemplos.);

  • Reduzir o uso de produtos descartáveis;

  • Reaproveitar objetos que, geralmente, seriam descartados.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
A poluição do ar é resultado de ações individuais e coletivas e, por isso, demanda ações de cidadãos e empresas para ser solucionada
Como diminuir a poluição do ar?
Preocupado com a qualidade do ar? Nós também! Clique aqui e saiba como diminuir a poluição do ar!
A poluição do ar é um problema extremamente grave que traz muitas consequências à saúde humana
Poluição do ar e a saúde humana
Conheça os perigos da poluição do ar para a saúde humana e entenda o que é poluição interna e externa.
Observe a vista da cidade de São Paulo e a clara poluição do ar
Poluição do ar
Descubra o que é poluição do ar e os riscos que ela pode causar à saúde.
O problema da poluição é um dos mais graves impactos ao espaço natural e geográfico
Tipos de poluição
Veja quais são os principais tipos de poluição, bem como as principais características da manifestação desse problema socioambiental.
Ave coberta por petróleo derramado no mar.
Poluição marítima
Poluição marítima, os mares, a interferência humana nos mares, os agentes poluidores dos mares e oceanos, a Grande Mancha de Lixo entre o Havaí e a Califórnia, a demora na decomposição dos materiais depositados nos oceanos.
A poluição hídrica afeta a disponibilidade de água e outros recursos naturais
Poluição hídrica
As principais causas e também as consequências da poluição hídrica, um problema cada vez maior e que proporciona graves impactos socioambientais.
Como exemplo dos impactos ambientais negativos, podemos citar a poluição e a morte de animais
Impactos Ambientais
Você já pensou a respeito de como a ação do homem afeta o planeta? Clique aqui e saiba mais a respeito dos impactos ambientais pela ação do homem!
A queimada é um importante problema ambiental brasileiro
Problemas ambientais brasileiros
Conheça os principais problemas ambientais brasileiros e descubra quais as consequências dessas práticas para os ecossistemas e os seres humanos.
O desmatamento é um processo de elevado impacto ambiental
Desmatamento
O desmatamento é um problema que atinge várias áreas naturais do planeta. Compreenda melhor essa ocorrência e os seus efeitos sobre o meio ambiente.
O aumento na temperatura média do planeta pode desencadear longos períodos de estiagem no futuro.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?
Saiba por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas e como suas consequências têm afetado o mundo, colocando em risco à existência de muitas espécies.
A reciclagem é uma importante medida ambiental
Reciclagem
Entenda o que é reciclagem, a importância desse procedimento, suas vantagens e também as suas limitações e problemas.