Abril Azul

O Abril Azul é uma campanha celebrada no mês de abril em torno da conscientização sobre o transtorno do espectro autista, o autismo. A ação ocorre nesse mês por conta de uma data comemorativa que foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas: o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.
Essa campanha procura conscientizar as pessoas a respeito desse transtorno, combatendo estigmas e desinformações, além de incentivar iniciativas de apoio e inclusão para pessoas com autismo. Essa campanha pode ser realizada tanto por iniciativa de órgãos públicos como por entidades privadas, promovendo eventos e ações voltadas a essa pauta.
Leia também: O que é autismo?
Resumo sobre o Abril Azul
-
O Abril Azul é uma campanha de conscientização que existe sobre o transtorno do espectro autista.
-
Essa campanha busca conscientizar a população, combatendo desinformações e incentivando a busca por terapias especializadas.
-
A campanha também defende ações de inclusão das pessoas com autismo.
-
Essa campanha surgiu porque a ONU criou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.
O que é o Abril Azul?
Abril Azul é uma campanha que foi criada para utilizar o mês de abril como momento de conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), um transtorno que afeta o desenvolvimento neurológico, afetando aspectos como a comunicação e a interação social.
Essa campanha foi criada com o intuito de trazer mais conhecimento e informação para a sociedade a respeito do transtorno do espectro autista, permitindo que a população possa entender como esse transtorno afeta as pessoas, quais sinais devem ser considerados um “alerta”, quais profissionais podem auxiliar, etc.
É uma campanha que busca colocar o transtorno do espectro autista em evidência, permitindo que o poder público ou entidades privadas possam agir e realizar ações para promover essa conscientização. É uma campanha que também busca garantir do poder público programas que deem apoio para pessoas com autismo e suas famílias.
Essa campanha é acompanhada de diversas ações que podem ser realizadas em espaços públicos, como escolas e auditórios, mas também em locais privados, sendo acompanhada de ações de publicidade que visem informar a população e combater desinformações.
Quais os objetivos do Abril Azul?
O Abril Azul, assim como outras campanhas e iniciativas semelhantes, busca dar relevância ao transtorno do espectro autista, atuando para garantir que informações sobre essa condição sejam transmitidas à população. A conscientização é um ato importante relacionado ao diagnóstico e tratamento do autismo.
Além de buscar fornecer esse entendimento, a campanha procura também incentivar a população a buscar ajuda médica especializada, entendendo a importância das terapias corretas para o desenvolvimento de uma pessoa com autismo. A busca por terapias é um ponto muito importante porque muitas famílias se recusam a levar seus filhos para terapias porque negam o transtorno.
Esse tipo de atitude se deve ao estigma que muitas pessoas carregam em relação às pessoas com autismo e, por isso, o Abril Azul também serve como uma campanha de combate à desinformação e aos estigmas que muitas pessoas possuem em relação ao autismo. Além disso, a campanha busca incentivar ações de apoio e gentileza com pessoas com autismo e suas famílias.
Além disso, um ponto fundamental da campanha do Abril Azul é a importância da inclusão. A campanha busca atuar pelos direitos das pessoas com autismo, buscando a inclusão dessas pessoas nos ambientes educacionais, nos ambientes de trabalho e em outros locais públicos ou privados.
Leia também: Quais são as datas comemorativas do mês de abril?
Qual a importância do Abril Azul?
A campanha do Abril Azul tem uma grande importância por colocar o transtorno do espectro autista no holofote, orientando a população a respeito desse transtorno e de como ele afeta os indivíduos que sofrem dessa condição. Além disso, a campanha busca incentivar ações de apoio e cuidado com pessoas com autismo.
O Abril Azul cumpre um papel muito importante por procurar educar as pessoas a respeito da importância da inclusão de pessoas com autismo e também pressiona o poder público para que ele tome medidas efetivas para tal.
Por fim, como mencionado, vale destacar o papel fundamental que campanhas como o Abril Azul tem para orientar famílias sobre as terapias, sua importância para o desenvolvimento de pessoas com autismo e dos locais onde é possível buscar esse apoio.
Por que azul é a cor do autismo?
A cor azul foi atribuída a essa campanha sobre o transtorno do espectro autista e muitos afirmam que a escolha do azul tem relação com o fato de que esse transtorno afeta um número maior de meninos. Os pesquisadores apontam que o número de meninos que sofrem com esse transtorno é até quatro vezes superior ao de meninas.
Muitos consideram essa associação do autismo com o azul como uma relação sexista. Existe até campanhas que incentivam o uso de outras cores como forma de se referir às pessoas com autismo. De toda forma, o azul segue sendo a cor usada nessa iniciativa.
Fora do Brasil, o azul também é usado em referência ao transtorno do espectro autista. Nos Estados Unidos, por exemplo, o mês de abril também é um mês de conscientização e, lá, uma organização chamava Autism Speaks incentiva as pessoas a usarem o azul durante o mês de abril em uma campanha que eles chamam de Light It Up Blue.
Criação do Abril Azul
O Abril Azul surgiu como parte de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para conscientizar a humanidade a respeito do transtorno do espectro autista. Essa iniciativa da ONU se deu em 2007, quando esse órgão criou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data para ser celebrada em 2 de abril. A comemoração dessa data em abril motivou o estabelecimento da campanha nesse mês.
Frases para o abril azul
-
Que não haja discriminação, que não haja desrespeito e que não haja falta de atendimento especializado. [New Saúde Leader]
-
O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes. [Letícia Butterfield]
Fontes
REDAÇÃO. Abril azul – conscientização sobre autismo. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/portal/progep/desenvolvimento-de-pessoas/qualidade-de-vida-no-trabalho/abril-azul
REDAÇÃO. Abril azul: mês da conscientização sobre o autismo. Disponível em: https://www.valesaude.com.br/saude-v/abril-azul-mes-de-conscientizacao-sobre-o-autismo/
NASCIMENTO, Renata. Abril azul – mês da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Disponível em: https://portal.diadema.sp.gov.br/abril-azul-mes-da-conscientizacao-sobre-o-transtorno-do-espectro-autista-tea/
Ferramentas Brasil Escola




Artigos Relacionados

Últimas notícias
Outras matérias


