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Ponte Tacoma Narrows

A ponte Tacoma Narrows sofreu colapso total em 1940, após ser atingida por fortes rajadas de vento que provocaram oscilações na estrutura.
Nova ponte Tacoma Narrows, Washington – EUA. As colunas da direita, feitas de concreto, são da ponte que caiu em 1940
Nova ponte Tacoma Narrows, Washington – EUA. As colunas da direita, feitas de concreto, são da ponte que caiu em 1940

As pontes do tipo pênsil são estruturas suspensas por cabos que se tornaram muito comuns no século XIX. Talvez a ponte pênsil mais famosa seja a Golden Gate, na Califórnia, Estados Unidos. Em 1940, a ponte Tacoma Narrows, localizada no condado Pierce, Washington, EUA, foi completamente destruída após sofrer ação da força do vento, que fez com que a estrutura oscilasse de forma assustadora.

No dia 7 de novembro de 1940, fortes rajadas de vento atingiram a ponte, que começou a oscilar por volta das 10h e entrou em colapso total por volta das 11h. O vídeo a seguir mostra as grandes oscilações sofridas pela estrutura e o momento do colapso total.

Por que a ponte caiu?

Por muito tempo, atribuiu-se a causa da queda da ponte Tacoma Narrows exclusivamente ao fenômeno da ressonância. A força do vento teria aumentado a oscilação natural da estrutura até que um valor máximo suportável pelo material foi atingido. Após esse limite, a estrutura entrou em colapso.

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Atualmente, entende-se que, além da ressonância, a variação na tensão dos cabos que mantinham a estrutura foi responsável pelo fenômeno. A força do vento fez com que as tensões nos diversos cabos de aço fossem diferentes em um mesmo instante. Assim, a força da gravidade foi a única a atuar no momento em que o cabo estava afrouxado, o que proporcionou o movimento ondulatório, que cessou no momento em que a ponte não suportou as oscilações. Elas chegaram a ser de 36 ciclos por segundo, gerando desníveis de até 8,5 m.

A única vítima fatal da tragédia de Tacoma Narrows foi um cachorro deixado dentro de um carro abandonado no centro da ponte. No momento do colapso, o carro caiu no rio juntamente à estrutura que compunha a ponte.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

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