2. Física
  3. Mecânica
  4. Força peso

Força peso

A força peso é aquela necessária para impedir que um objeto caia livremente. Essa grandeza também pode ser definida como a atração entre um corpo e a Terra.

Em nossa vida diária, estamos acostumados a observar a queda de objetos abandonados nas proximidades da superfície terrestre, sem apoio. Podemos dizer que esse movimento de queda é acelerado e sua aceleração é igual à aceleração da gravidade. Chamamos de peso, a força exercida pela Terra sobre um corpo que está nas proximidades dela.

Com a maior aproximação, essa força aponta para o centro da Terra (ignorando-se o fato de a distribuição de massa no nosso planeta não ser homogênea) e tem intensidade proporcional à do campo gravitacional da Terra, no ponto em que está esse corpo (figura acima).

Um corpo em queda livre tem uma aceleração g dirigida para o centro da Terra. Adotando para a força peso a notação P e aplicando a Segunda Lei de Newton a um corpo em queda, tem-se:

Rigorosamente, o valor da aceleração gravitacional (g) varia com a altitude e com a latitude. Os corpos têm peso menor, por exemplo, nas altitudes elevadas em relação ao nível do mar porque a intensidade da aceleração da gravidade (g) diminui com o aumento da distância do centro da Terra.

Fica claro, dessa maneira, que o peso, diferentemente da massa, não é uma propriedade inerente ao corpo. Até a criação do Sistema Internacional de Unidades (SI), em 1960, fazia-se uso de uma unidade definida com base na força peso: um quilograma força é o peso de um corpo de um quilograma de massa na gravidade padrão, isto é, em um local onde a aceleração gravitacional é de 9,8 m/s2.

Assim, vale a conversão:

1kgf = 9,8 N

A força peso corresponde à força feita sobre um objeto capaz de impedi-lo de cair livremente
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior

(Mackenzie-SP) Quando o astronauta Neil Armstrong desceu do módulo lunar e pisou na Lua, em 20 de julho de 1969, a sua massa total, incluindo seu corpo, trajes especiais e equipamento de sobrevivência, era de aproximadamente 300 kg. O campo gravitacional lunar é cerca de 1/6 do campo gravitacional terrestre. Se a aceleração da gravidade na Terra é aproximadamente 10,0 m/s2, podemos afirmar que:

a) A massa total de Armstrong na Lua é de 300 kg e seu peso é 500 N.

b) A massa total de Armstrong na Terra é de 50,0 kg e seu peso é 3000 N.

c) A massa total de Armstrong na Terra é de 300 kg e seu peso é 500 N.

d) A massa total de Armstrong na Lua é de 50,0 kg e seu peso é 3000 N.

e) O peso de Armstrong na Lua e na Terra são iguais.

(UEA-AM) Sobre a superfície da Terra, onde g = 10 m/s2, um astronauta apresenta peso igual a 700 N. Em uma expedição à Lua, onde g = 1,6 m/s2, a massa desse astronauta será igual a:

a) 70 kg e ele pesará 112 N.

b) 70 kg e ele pesará 700 N.

c) 112 kg e ele pesará 112 N.

d) 112 kg e ele pesará 700 N.

e) 700 kg e ele pesará 112 N.

Segunda lei de Newton
Conheça mais sobre a 2ª lei de Newton. Confira qual é a fórmula usada por essa lei, conheça os conceitos de força, massa e aceleração e estude com exercícios resolvidos!
A normal é a força vertical e ascendente que atua em um corpo colocado sobre uma determinada superfície
Força normal
Você sabia que a força normal não é uma reação da força peso? Clique aqui para conhecer mais sobre esse agente que atua em corpos depositados sobre uma superfície.
O trabalho é a energia gasta na execução de uma tarefa e é obtida pelo produto da força pelo deslocamento
Trabalho da força constante
Clique aqui para conhecer a grandeza trabalho, energia gasta em uma atividade que é determinada pelo produto da força pelo deslocamento sofrido.
Colisão entre dois automóveis
Conservação da energia nas colisões elásticas
Veja aqui as equações que determinam a conservação da energia nas colisões elásticas.
Campos magnéticos podem fazer sapos flutuarem
Levitando sapos: o experimento de Andre Geim
Você já ouviu falar do experimento de levitação de um pequeno sapo por meio da aplicação de um intenso campo magnético externo? Por meio da levitação magnética de um pequeno anfíbio, Andre Geim conseguiu mostrar que materiais diamagnéticos podem apresentar equilíbrio magnético estável.
O Termômetro de Galileu é um bonito instrumento usado para aferir a temperatura ambiente.
Termômetro de Galileu
Conheça o termômetro inventado pelo físico italiano Galileu Galilei. O dispositivo, também chamado de termoscópio de Galileu, é usado para medir a temperatura ambiente, e a sua leitura é bastante simples. Seu funcionamento baseia-se na força de empuxo, que varia com a temperatura. Saiba mais!
Aceleração da gravidade
Descubra o que é a aceleração da gravidade, conheça as fórmulas usadas para calculá-la, e confira exercícios resolvidos sobre aceleração gravitacional.
Matéria
Saiba o que é matéria e suas propriedades gerais e específicas. Veja também qual é a relação entre matéria e energia, além de resolver os exercícios propostos.
Foguete sendo lançado com direção e sentido definidos
Grandezas Escalares e Grandezas Vetoriais
Diferença entre grandezas vetoriais e grandezas escalares.
Paraquedista planando em razão da força de resistência do ar
Força de Resistência do Ar
O que a força de resistência do ar?
Força de atração entre duas partículas
Lei da gravitação universal
A lei da gravitação universal diz que duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
Tração
Você sabe o que é tração? Acesse e conheça a definição de tração, confira alguns casos particulares e ainda avalie o que aprendeu sobre o assunto com exercícios resolvidos.