Whatsapp icon Whatsapp

Força peso

Força peso é a força gravitacional que qualquer corpo que apresenta massa exerce sobre outro corpo também dotado de massa. Ela é uma força atrativa cuja unidade de medida é o newton e pode ser calculada a partir do produto entre a massa dos corpos que se atraem e a constante da gravitação universal, dividido pelo quadrado da distância que os separa.

Veja também: O que é força?

O que é força peso?

A força peso, também chamada de força gravitacional, é a força atrativa entre dois ou mais corpos dotados de massa. Apesar de todos os corpos que têm massa atraírem-se mutuamente, o efeito da força peso só é notável nos arredores de corpos massivos, tais como planetas e estrelas.

A força peso que atua sobre nós aponta em direção ao centro da Terra e é proporcional ao módulo da aceleração da gravidade local.

Mesmo distante da Terra, o astronauta ainda é atraído pela força peso.
Mesmo distante da Terra, o astronauta ainda é atraído pela força peso.

Peso e massa

É comum que as palavras peso e massa sejam utilizadas indiscriminadamente, entretanto é importante notar que o peso de um objeto é a medida da força com a qual ele é atraído por um campo gravitacional, enquanto sua massa é a medida de sua inércia ou, ainda, a quantidade de matéria nele contido. Dessa maneira, o peso de um objeto na Lua é diferente de seu peso na Terra, embora sua massa seja igual nessas duas regiões.

Fórmula da força peso

A força peso pode ser calculada por meio do produto entre a massa do corpo que sofre a ação da força peso e o valor da gravidade.

P – força peso (N)

m – massa (kg)

g – aceleração da gravidade (m/s²)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além da fórmula anterior, a força peso também pode ser calculada por meio da lei da gravitação universal. Observe:

G – constante da gravitação universal (6,67.10-11 Nm²/kg²)

M e m – massas dos corpos (kg)

d – distância entre os corpos (m)

Leia também: Por que a Lua não cai na Terra?

Trabalho da força peso

O trabalho da força peso é o cálculo da quantidade de energia que um corpo “perde” ou “ganha” ao ser movido entre dois pontos de um campo gravitacional. É importante ressaltar que só ocorre realização de trabalho quando o deslocamento do corpo estiver na mesma direção da força peso, isto é, na direção vertical, tanto no sentido positivo, quando o corpo adquire energia potencial gravitacional, quanto no sentido negativo, quando o corpo perde energia potencial gravitacional.

O trabalho da força peso pode ser calculado por meio da seguinte expressão:

τ – trabalho (J)

P – força peso (N)

Δh – variação da altura (m)

A partir da fórmula representada acima, é possível calcular qual é a energia necessária para elevarmos um corpo de certa massa até uma altura desejada. Suponha que queiramos calcular quanta energia é necessária para um elevador carregado, cuja massa total é igual a 800 kg, subir a uma altura de 30 m, em uma região em que a aceleração da gravidade equivale a 9,8 m/s².

Por meio do cálculo, estimamos qual é a quantidade de energia necessária para subirmos um elevador de 900 kg a uma altura de 30 m. Essa quantidade de energia é também conhecida como energia potencial gravitacional.

Força normal e força peso

A força peso e a força normal são forças de origens distintas e que atuam sobre um mesmo corpo. Enquanto a força peso tem origem na atração gravitacional que a Terra faz sobre suas vizinhanças, a força normal surge mediante a compressão de uma certa superfície.

Quando estamos sentados no chão, por exemplo, a força peso nos puxa para “baixo” em direção ao centro de massa da Terra. A força normal, por sua vez, faz sobre nós uma força para cima, no sentido contrário ao da força que fazemos contra o chão. A partir disso, é possível notar que as duas forças atuam sobre o mesmo corpo e que, portanto, não podem ser consideradas como um par de ação e reação.

Leia também: A terceira lei de Newton e a relação entre forças peso e normal

Exercícios sobre força peso

Questão 1 Na Lua, onde a aceleração gravitacional tem um valor de 1,6 m/s², um astronauta tem um peso igual a 96 N. Na Terra, onde a gravidade é de aproximadamente 10 m/s², o peso desse astronauta seria igual a:

a) 800 N.

b) 600 N.

c) 500 N.

d) 400 N.

Resolução:

Para resolver o exercício, primeiramente calculamos a massa do astronauta e, em seguida, fazemos o cálculo do peso dele na Terra. Observe o cálculo:

Com base no cálculo feito acima, a alternativa correta é a letra B.

Questão 2) Sabendo que a gravidade terrestre vale, em média, 10 m/s², calcule qual deve ser o peso de um corpo na Terra. Considere que seu peso na Lua, onde a gravidade é de 1,6 m/s², é de 160 N.

a) 1600 N

b) 1200 N

c) 1000 N

d) 800 N

Resolução:

Para descobrimos o peso do corpo, primeiramente descobrimos sua massa. Observe o cálculo:

Com base na resolução, a alternativa correta é a letra C. 

Publicado por Rafael Helerbrock
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Aceleração da gravidade
Descubra o que é a aceleração da gravidade, conheça as fórmulas usadas para calculá-la, e confira exercícios resolvidos sobre aceleração gravitacional.
Alavancas
Você sabe o que são alavancas? Descubra quais são os tipos existentes, entenda como elas funcionam e confira exemplos e exercícios resolvidos.
Colisão entre dois automóveis
Conservação da energia nas colisões elásticas
Veja aqui as equações que determinam a conservação da energia nas colisões elásticas.
Energia potencial gravitacional
Acesse o texto e confira o que é a energia potencial gravitacional, a fórmula para calculá-la e exercícios resolvidos sobre o tema.
Força normal
Você sabe o que é força normal? Acesse e entenda o conceito dessa força e como calculá-la. Veja também exercícios resolvidos sobre o tema.
Campos magnéticos podem fazer sapos flutuarem
Levitando sapos: o experimento de Andre Geim
Você já ouviu falar do experimento de levitação de um pequeno sapo por meio da aplicação de um intenso campo magnético externo? Por meio da levitação magnética de um pequeno anfíbio, Andre Geim conseguiu mostrar que materiais diamagnéticos podem apresentar equilíbrio magnético estável.
Instrumentos utilizados para medir massa (balança) e tempo (relógio).
Massa e tempo
Verifique aqui a origem das unidades de medida básicas massa e tempo, no que tange às grandezas físicas.
Matéria
Saiba o que é matéria e suas propriedades gerais e específicas. Veja também qual é a relação entre matéria e energia, além de resolver os exercícios propostos.
Dirigir caminhões com cargas muito pesadas é perigoso: as cargas em movimento têm inércia muito grande e, portanto, tendem a continuar em movimento.
Primeira Lei de Newton
A primeira lei de Newton, também conhecida como lei da inércia, estabelece que os corpos têm uma tendência natural a permanecerem em repouso ou em movimento uniforme em linha reta. Confira alguns exemplos que podem facilitar o seu entendimento sobre essa importante lei do movimento. Entenda também o conceito de inércia.
Segunda lei de Newton
Conheça mais sobre a 2ª lei de Newton. Confira qual é a fórmula usada por essa lei, conheça os conceitos de força, massa e aceleração e estude com exercícios resolvidos!
O Termômetro de Galileu é um bonito instrumento usado para aferir a temperatura ambiente.
Termômetro de Galileu
Conheça o termômetro inventado pelo físico italiano Galileu Galilei. O dispositivo, também chamado de termoscópio de Galileu, é usado para medir a temperatura ambiente, e a sua leitura é bastante simples. Seu funcionamento baseia-se na força de empuxo, que varia com a temperatura. Saiba mais!
O trabalho é a energia gasta na execução de uma tarefa e é obtida pelo produto da força pelo deslocamento
Trabalho da força constante
Clique aqui para conhecer a grandeza trabalho, energia gasta em uma atividade que é determinada pelo produto da força pelo deslocamento sofrido.
video icon
Filosofia
Kant no Enem: como esse tema é cobrado?
Tá difícil estudar Filosofia para o Enem? Calma que nós vamos te ajudar. Prepare seu material e venha entender como o filósofo alemão iluminista Immanuel Kant caiu em provas anteriores do Enem.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.