Whatsapp icon Whatsapp

Ressonância mecânica

A ressonância mecânica ocorre quando um corpo é submetido a pulsos energéticos com frequência igual a uma de suas frequências naturais, causando aumento em sua amplitude.
Uma taça pode ser quebrada por causa da ressonância
Uma taça pode ser quebrada por causa da ressonância

A ressonância mecânica ocorre quando um corpo recebe pulsos energéticos com frequência igual a uma de suas frequências naturais de vibração. Isso faz com que ele passe a ter amplitudes cada vez maiores, pois o sistema vai armazenando energia.

Todos os sistemas físicos possuem uma ou mais frequências naturais de vibração. Se um sistema receber pulsos energéticos com frequência igual a uma de suas frequências naturais, ele passará a vibrar com frequências cada vez maiores.

Podemos produzir ressonância mecânica ao empurrarmos um balanço se a frequência dos empurrões periódicos for a mesma da frequência natural do balanço. Assim, o balanço consegue executar o movimento com amplitudes cada vez maiores, chegando a uma maior altura.

Para compreender melhor a ressonância, observe as figuras abaixo, onde as ondas descrevem o movimento do balanço dado como exemplo:

Esta figura descreve o movimento natural do balanço antes de receber pulsos energéticos
Esta figura descreve o movimento natural do balanço antes de receber pulsos energéticos

Ao ser empurrado, ocorre um aumento na amplitude das oscilações do balanço, sendo o novo movimento descrito pelo gráfico:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Comparando as duas figuras, vemos que ocorre aumento na amplitude da onda
Comparando as duas figuras, vemos que ocorre aumento na amplitude da onda

A amplitude da onda será dada pela superposição de ondas, ou seja, pela soma entre a amplitude da onda anterior e a amplitude da onda energética que causou a ressonância.

A ressonância mecânica já causou diversos desastres e destruições. Uma delas foi a queda da Ponte de Tacoma, em que a frequência natural dessa onda era igual à frequência do vento no local. Isso fez com que a ponte começasse a vibrar e a balançar como se fosse um pedaço de papel na presença do vento, o que destruiu sua estrutura.

Outro exemplo de ressonância mecânica é o que podemos observar sempre em filmes ou desenhos: a quebra de uma taça com o canto agudo de um cantor lírico. A taça é quebrada por ter sua frequência natural igual à frequência das ondas sonoras emitidas pelo cantor. Dessa forma, ela entre em ressonância e começa a vibrar até quebrar.

Publicado por Mariane Mendes Teixeira

Artigos Relacionados

Interferência de ondas
Clique aqui para conhecer a interferência das ondas, fenômeno que ocorre quando duas ondas encontram-se com a mesma fase ou em fases opostas.
Movimento Oscilatório
Movimento Oscilatório, o que é Movimento Oscilatório, exemplos de Movimentos Oscilatórios, como é calculado o Movimento Oscilatório, fórmulas para se calcular o Movimento Oscilatório.
Ondas
Clique aqui e aprenda o conceito de ondas e como classificá-las de acordo com a natureza e o tipo!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.