Whatsapp icon Whatsapp

Força e movimento

Na História da Ciência, existiram muitas discussões sobre o movimento e sua relação com a força. Hoje compreendemos que a força está relacionada com a variação da velocidade.
Ao longo da história, grandes estudiosos voltaram-se para a compressão da relação entre força e movimento
Ao longo da história, grandes estudiosos voltaram-se para a compressão da relação entre força e movimento

As explicações sobre os fenômenos da natureza ocorrem mediante o entendimento que temos a respeito daquilo que observamos. Muitas teorias dadas como corretas no passado foram posteriormente reelaboradas, pois as verdades científicas são datadas e dependem da própria ciência para serem validadas e/ou refutadas. Assim aconteceu com as ideias relacionadas com a força e movimento.

A relação entre força e movimento gerou inúmeras discussões na História da Ciência e foi foco da atenção de muitos estudiosos, como Aristóteles e Galileu Galilei.

Para Aristóteles, a força estava vinculada à existência da velocidade. Era impossível, segundo ele, a existência de um movimento em que não houvesse a atuação contínua de uma força. Os movimentos, segundo a ótica aristotélica, podem ser naturais, quando o corpo busca seu lugar natural no universo (hipótese utilizada para a explicação da queda dos corpos), e violentos, quando os corpos são afastados de seu local de origem mediante a aplicação de uma força. Em sua obra intitulada Mecânica, Aristóteles afirmou que um corpo em movimento só chegaria à imobilidade se a força que atua sobre ele deixasse de agir. Portanto, podemos entender que, de acordo com essa visão, só existe velocidade se existir uma força.

No século XIV, o padre francês Jean Buridan propôs uma nova explicação para a questão dos movimentos, introduzindo o conceito de ímpeto. Para Buridan, uma força aplicada a um objeto transfere para ele um ímpeto. Assim, a velocidade dura enquanto o ímpeto da força existir.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A clareza nas explicações da questão dos movimentos começou a surgir com Galileu Galilei no século XVII. Para Galileu, um objeto em movimento, após ser impulsionado por uma força, só para em razão da ação de forças externas, como o atrito. Caso existisse a possibilidade de eliminar totalmente o atrito, o corpo ficaria em movimento perpétuo sem a ação de forças sobre ele. Para Galileu, as forças não estão relacionadas com a velocidade em si, mas com a sua variação.

O filósofo René Descartes, contemporâneo de Galileu, percebeu que a trajetória retilínea é consequência da falta da aplicação de uma força e afirmou que o movimento pode ocorrer sem a ação de forças para quaisquer corpos, inclusive os corpos celestes.

No século XVII, Isaac Newton publicou a obra Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, em que o conceito de inércia foi exposto e a relação entre força e movimento esclarecida. Newton escreveu:

Uma força imprimida é uma ação exercida sobre um corpo a fim de modificar o seu estado, seja de repouso ou de movimento uniforme para a frente em linha reta.
Essa força consiste somente na ação; e não mais permanece no corpo quando a ação termina...”

Concluímos que as forças podem atuar sobre os corpos aumentando ou diminuindo a sua velocidade. No caso do movimento retilíneo uniforme, a velocidade de um móvel é mantida sem a ação de forças externas.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

A terceira lei de Newton e a relação entre forças peso e normal
Clique e entenda porque a força normal não é uma reação da força peso.
Ciência na Idade Média
Saiba como se configurou a ciência na Idade Média e quais eram os aspectos que a diferenciavam da ciência moderna.
Leis de Newton
Acesse o artigo e confira uma introdução às leis de Newton, entenda os conceitos de força e aceleração, descubra aplicações, e confira exercícios resolvidos.
Segunda lei de Newton
Conheça mais sobre a 2ª lei de Newton. Confira qual é a fórmula usada por essa lei, conheça os conceitos de força, massa e aceleração e estude com exercícios resolvidos!
Terceira lei de Newton
Clique e confira qual é a terceira lei de Newton. Entenda o que afirma essa lei e qual é a sua fórmula. Veja também exemplos e aplicações dessa lei.
video icon
Escrito"Função Seno com Geogebra" sobre fundo bege e amarelo.
Matemática
Função Seno com Geogebra
Nesta aula utilizaremos o software gratuito geogebra para mostrar as possíveis variações da função seno. Analisaremos o eixo central, a amplitude, o máximo e mínimo, a imagem e o período da função seno.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.