Turbulência
Turbulência é uma instabilidade na atmosfera que causa movimentos irregulares na corrente de ar, sentida sempre como solavancos e vibrações durante o voo. Podem ser causadas por correntes convectivas, por perturbação no fluxo de vento com obstáculos bem altos ou por choque de massas de ar com temperaturas diferentes.
Se um avião, em meio ao seu trajeto, entrar em uma zona de turbulência, corre o risco de sofrer as consequências dessa instabilidade. Apesar disso, é muito difícil que apenas a turbulência consiga derrubar um avião em seu trajeto, pois a estrutura física externa já tem uma certa flexibilidade prevendo esse tipo de interação. O maior risco, portanto, é justamente com os passageiros no interior, para não se machucarem por conta do movimento involuntário.
Leia também: Você sabe como surgiu o avião?
Resumo sobre turbulência
- Turbulência é uma instabilidade do movimento natural da atmosfera.
- As turbulências são causadas por fenômenos meteorológicos e por ação do relevo.
- No avião, as turbulências são causadas por solavancos na estrutura externa.
- Apesar do susto que podem causar, as turbulências não são capazes de derrubar um avião.
- O maior risco, numa zona de turbulência, é que os passageiros se machuquem pelos solavancos involuntários.
- Existem três tipos de turbulência: térmica, dinâmica ou orográfica.
- No Brasil, as zonas de turbulência mais comuns estão próximas da Região Sul.
O que é turbulência no avião?
A turbulência é um fenômeno meteorológico, natural, marcado pelo movimento irregular e repentino das correntes de ar na parte alta da atmosfera. Na parte interna do avião, a turbulência manifesta-se como solavancos, balanços e/ou vibrações. Como uma analogia, a turbulência é uma espécie de “lombada” existente no caminho percorrido pelas aeronaves.
Causas da turbulência no avião
- Desigualdade no aquecimento do ar: O aquecimento irregular do solo, através da irradiação, pode criar correntes de ar convectivo.
- Ocorrência de frentes frias: O choque entre massas de ar com temperaturas diferentes pode criar zonas de instabilidade.
- Obstáculos do relevo: Montanhas (ou cadeias), na sua amplitude, podem perturbar o fluxo das correntes de ar, como, por exemplo, na proximidade com a Cordilheira dos Andes.
- Correntes de ar (jet stream): Regiões com ventos em alta velocidade, em altas altitudes.
Como acontece a turbulência no avião?
Caso um avião, em um trajeto previamente estabelecido, encontre uma zona de turbulência e entre em contato com uma massa de ar em movimento irregular, pode haver ao redor de sua estrutura externa um desequilíbrio de forças. Dessa maneira, o avião é “empurrado”, resultando nos solavancos sentidos.
Turbulência derruba avião?
Não, uma turbulência não consegue derrubar um avião em seu trajeto. Apesar de causar solavancos, a turbulência é um evento natural já esperado, e a tecnologia e engenharia da construção do avião já leva em consideração a irregularidade das correntes de ar. As asas e a estrutura externa são resistentes e flexíveis, logo, mantêm-se estáveis e funcionais durante a ocorrência de uma turbulência.
Turbulência é perigosa?
Apesar de o avião, em si, estar seguro em meio a uma zona de turbulência, para a tripulação que está a bordo, existe o risco eminente de qualquer colisão decorrente dos solavancos. Por conta disso, existe o protocolo de qualquer passageiro manter-se sentado e com os cintos de segurança afivelados para diminuir a chance de um acidente.
Tipos de turbulência
→ Turbulência térmica (ou convectiva)
- Causa: Aquecimento desigual da superfície terrestre pelo Sol. O ar quente, menos denso, sobe e forma correntes de ar ascendentes, ao passo que o ar frio, mais denso, forma correntes descendentes.
- Características: Mais sentida em pousos e em decolagens em baixas altitudes e frequente em dias ensolarados.
→ Turbulência dinâmica (ou mecânica)
- Causa: Atrito do movimento das massas de ar com a superfície de relevo (montanhas) ou através do cisalhamento do vento, ou seja, a mudança repentina da direção ou da velocidade.
- Características: Muito comum em regiões montanhosas, como a cordilheira dos Andes. Também pode ocorrer em regiões de baixas altitudes com ventos fortes na superfície.
→ Turbulência orográfica
- Causa: É um subtipo de turbulência dinâmica. Ocorre quando o vento é forçado a subir ao chocar-se com uma montanha ou com outro grande obstáculo geográfico. Do outro lado da montanha, o ar desce de forma turbulenta e irregular.
- Características: Típica em voos sobre cadeias de montanhas, onde pode gerar ondulações no ar (ondas de montanhas) que se propagam por longas distâncias.
Acesse também: Aerodinâmica — a área da Física que estuda o fluxo de ar e sua relação com os corpos em movimento
Zonas de maior turbulência no Brasil
Dadas as condições sazonais meteorológicas das diversas regiões do Brasil, é possível encontrar frequentemente zonas de turbulências nas localidades próximas da região Sul, pela influência das frentes frias, na maior parte do ano.
Em aeroportos localizados em regiões litorâneas, por conta das correntes de convecção causadas pela irradiação irregular do solo, é muito comum a presença de efeitos de turbulência na decolagem ou aterrisagem.
Fontes
HEWITT, P. G. Física conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
HALLIDAY, D; RESNICK, R. & WALKER, J. Fundamentos de Física - Mecânica, Vol. 1. 8. ed. LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora. 2011.