Mecânica

A Mecânica é o ramo da Física responsável pelo estudo do movimento. Existe a Mecânica Clássica, Relativística e Quântica.
A Mecânica estuda todos os tipos de movimento que ocorrem em nosso cotidiano

A Mecânica é o ramo da Física responsável pelo estudo dos movimentos dos corpos, bem como suas evoluções temporais e as equações matemáticas que os determinam. É um estudo de extrema importância, com inúmeras aplicações cotidianas, como na Geologia, com o estudo dos movimentos das placas tectônicas; na Medicina, com o estudo do mapeamento do fluxo de sangue; na Astronomi,a com as análises dos movimentos dos planetas etc.

As bases para o que chamamos de Mecânica Clássica foram lançadas por Galileu Galilei, Johannes Kepler e Isaac Newton. Já no século XX Albert Einstein desenvolveu os estudos da chamada Mecânica Relativística, teoria que engloba a Mecânica Clássica e analisa movimentos em velocidades próximas ou iguais à da luz. A chamada Mecânica Quântica é o estudo do mundo subatômico, moléculas, átomos, elétrons etc.

→ Mecânica Clássica

A Mecânica Clássica é dividida em Cinemática e Dinâmica.

A Cinemática é o estudo matemático dos movimentos. As causas que os originam não são analisadas, somente suas classificações e comparações são feitas. O movimento uniforme, movimento uniformemente variado e movimento circular são temas de Cinemática.

A Dinâmica é o estudo das forças, agente responsável pelo movimento. As leis de Newton são a base de estudo da Dinâmica.

→ Mecânica Relativística

A Mecânica Relativística mostra que o espaço e o tempo em velocidades próximas ou iguais à da luz não são conceitos absolutos, mas, sim, relativos. Segundo essa teoria, observadores diferentes, um parado e outro em alta velocidade, apresentam percepções diferentes das medidas de espaço e tempo.

A Teoria da Relatividade é obra do físico alemão Albert Einstein e foi publicada em 1905, o chamado ano milagroso da Física, pois foi o ano da publicação de preciosos artigos científicos de Einstein.

→ Mecânica Quântica

A Mecânica Clássica é um caso-limite da Mecânica Quântica, mas a linguagem estabelecida pela Mecânica Quântica possui dependência da Mecânica Clássica. Em Quântica, o conceito básico de trajetória (caminho feito por um móvel) não existe, e as medidas são feitas com base nas interações de elétrons com objetos denominados de aparelhos.

Os conceitos estudados em Mecânica Quântica mexem profundamente com nosso senso comum e propõem fenômenos que podem nos parecer estranhos. Como exemplo, podemos citar o caso da posição e da velocidade de um elétron. Na Mecânica Clássica, as posições e as velocidades de um móvel são extremamente bem definidas, mas, em Quântica, se as coordenadas de um elétron são conhecidas, a determinação de sua velocidade é impossível. Caso a velocidade seja conhecida, torna-se impossível a determinação da posição do elétron.

Amplie seus estudos em Mecânica conferindo os textos específicos dispostos logo abaixo! Bons estudos!

Artigos de Mecânica

Colisão proveniente da relação: frear - parar
A diferença entre frear e parar
A Física faz parte do nosso cotidiano até mesmo no ato de frear um automóvel. Você sabe qual é a diferença entre frear e parar? Confira!
O formato mais aerodinâmico para vencer os efeitos da força de resistência do ar é o de gota d'água
A força de atrito do ar sobre carros
Entenda o que entra em jogo quando se trata de calcular a força de resistência do ar.
Sistema Solar
A Gravitação Universal
Clique aqui e aprenda a lei da gravitação universal e como ela influencia os planetas do sistema solar.
Planetas se movem em torno do Sol devido a ação da Gravidade
A Nova Teoria Gravitacional
É com base na nova teoria gravitacional que os cientistas interpretam fenômenos que ocorrem não só no Sistema Solar, mas em todo o Universo. Confira!
Cerca de 90% do volume total de um iceberg fica abaixo da superfície do mar
A ponta de um iceberg
Veja aqui o que é um iceberg e veja também a equação que nos permite determinar o volume da parte submersa de um iceberg.
Modelo de roupas usado pelos astronautas (à esquerda vemos a parte interna, à direita, o macacão de uso externo)
A roupa dos astronautas
Você sabia que a roupa dos astronautas pesa em média 130 kg? Confira!
As leis de Newton possuem enunciados simples, porém possuem detalhes que se ignorados podem gerar erros conceituais
A terceira lei de Newton e a relação entre forças peso e normal
Clique e entenda porque a força normal não é uma reação da força peso.
A aceleração mede a mudança da velocidade em relação ao tempo.
Aceleração
Você sabe o que é aceleração? Confira os diferentes tipos de aceleração, as fórmulas de aceleração e exercícios resolvidos para facilitar a compreensão do tema.
Aceleração centrípeta
Você sabe o que é aceleração centrípeta? Entenda o conceito desse tipo de aceleração, saiba como ela funciona e conheça a fórmula usada para calculá-la.
Aceleração da gravidade
Descubra o que é a aceleração da gravidade, conheça as fórmulas usadas para calculá-la, e confira exercícios resolvidos sobre aceleração gravitacional.
A aerodinâmica é aplicada em carros de corridas
Aerodinâmica
Aerodinâmica, o que é aerodinâmica, o que estuda a aerodinâmica, a aplicação da aerodinâmica no cotidiano, forças aerodinâmicas, força de sustentação, força de arrasto, forças que os fluidos exercem sobre os corpos.
Alavancas
Você sabe o que são alavancas? Descubra quais são os tipos existentes, entenda como elas funcionam e confira exemplos e exercícios resolvidos.
Blocos em contato sujeitos à ação de uma força de intensidade F
Blocos em movimento horizontal
Aplicações das leis de Newton nos blocos em movimento horizontal.
Newton, a partir das contribuições de Aristóteles e Galilei (na imagem), formulou a lei da inércia
Breve história da lei da inércia
Veja aqui quem foram os cientistas que contribuíram para a formulação da primeira lei de Newton ou Lei da inércia.
Várias forças podem atuar sobre um corpo, e cada uma realizará o trabalho
Calculando o trabalho realizado por várias forças
Você sabe o que é trabalho em Física? Aprenda a determinar o valor dessa energia quando realizada com várias forças e entenda a importância dessa grandeza.
Após acionar o freio, o carro derrapa até parar
Cálculo do trabalho através da energia cinética
Este artigo mostra como realizar de forma simples o cálculo do trabalho a partir da variação da energia cinética.
A força peso de um salto de bungee jumping realiza um trabalho motor em que há aumento de energia cinética
Cálculo do trabalho da força peso
Você sabe determinar o trabalho da força peso? Clique aqui e conheça a equação que determina o valor dessa grandeza.
Representação das linhas de força do campo gravitacional
Campo gravitacional
Veja aqui as características básicas do campo gravitacional gerado pela Terra e como calculá-lo.
Carro de fórmula Indy
Carro em uma pista inclinada
Estudo das trajetórias curvas de um carro em uma pista inclinada.
Ao ser lançada, a barra de ferro possui movimento de rotação e translação
Centro de Massa
Conceitos gerais sobre o centro de massa de um corpo extenso.
Chute x Impulso
Chute nada mais é que impulso
Existem algumas obervações importantes a respeito das três leis de Newton
Cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton
Clique aqui e veja quais são as cinco coisas a respeito das leis de Newton que você precisa saber e aumente seus conhecimentos em Física!
Movimento de descida de um esquiador na neve
Cinemática Escalar
Primeiros conceitos sobre a física, estudo da cinemática escalar.
O riscar de um fósforo
Coeficiente de Atrito
Força de atrito é a força que atua em sentido contrário ao do movimento.
Colisões em direções oblíquas
Colisão oblíqua
Para realizar os cálculos envolvendo uma colisão oblíqua é necessário decompor as velocidades em duas direções.
A colisão entre as bolas de bilhar é um exemplo de colisão elástica, pois não há deformação dos corpos
Colisões elásticas e inelásticas
Conheça as características das colisões elásticas e inelásticas.
Colisão unidimensional entre o corpo A e o corpo B
Colisões unidimensionais
Estudo da dinâmica das colisões unidimensionais.
Como Funciona o Borrifador?
O princípio de funcionamento do borrifador faz o avião voar!!!
Em uma competição de cabo de guerra, a corda fica tensionada
Como resolver problemas que envolvem força
Veja aqui algumas dicas e estratégias que podem auxiliar na resolução de problemas que envolvem corpos sujeitos a forças.
Como o avião se mantém equilibrado no ar?
Como surgiu o avião?
Como o avião se mantém equilibrado no ar?, força, pressão, o que faz o avião se manter equilibrado no ar?, a história do surgimento da aviação, velocidade.
A aceleração é a grandeza que determina a variação da velocidade em função do tempo
Conceito de aceleração
Clique aqui para conhecer mais sobre o conceito de aceleração, grandeza vetorial que determina a taxa de variação da velocidade.
Representação geométrica de um vetor, com origem em A e extremidade em B
Conceito de vetor
Entenda aqui o conceito de vetor, ente matemático que representa o conjunto dos segmentos orientados de reta que têm o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.
Referencial, movimento, repouso e trajetória são conceitos básicos de Cinemática
Conceitos básicos de Cinemática
Clique aqui para conhecer alguns conceitos básicos de Cinemática!
A placa de sinalização de velocidade da figura indica que os carros podem deslocar-se, no máximo, a 80 km a cada hora naquele trecho
Conceitos fundamentais da Cinemática Escalar
Que tal saber mais sobre a Cinemática Escalar? Com essa grande área da Mecânica, você será capaz de descrever o movimento das coisas ao seu redor.
Conceitos Fundamentais da Dinâmica
Conceitos fundamentais da dinâmica, o que é massa, o que é força, variação de velocidade, sistema internacional de unidades, unidade de massa, unidade de força, grandeza vetorial.
Um sistema estará em equilíbrio se a soma das forças e a soma dos torques forem nulas
Condições de equilíbrio
Clique aqui e conheça quais são as condições necessárias para que um sistema mantenha-se em equilíbrio. Veja também o que é equilíbrio estático e dinâmico.
A superfície do líquido em repouso, contido em um vaso comunicante, mantém-se na mesma horizontal
Consequências da lei de Stevin
Veja aqui a definição da lei de Stevin e veja também algumas consequências dessa lei aplicada nos vasos comunicantes.
Conservação da energia mecânica
Descubra o que é conservação da energia mecânica. Aprenda as fórmulas usadas para calcular a energia mecânica, confira também exemplos e exercícios resolvidos.
Colisão entre dois automóveis
Conservação da energia nas colisões elásticas
Veja aqui as equações que determinam a conservação da energia nas colisões elásticas.
Os volumes dos líquidos da área sombreada são iguais
Conservação da massa no escoamento
Veja aqui como podemos determinar a velocidade de escoamento de um fluido em um uma tubulação.
Para um sistema qualquer, a quantidade de movimento sempre será conservada
Conservação da quantidade de movimento
Clique aqui e saiba mais sobre a conservação da quantidade de movimento, grandeza determinada pelo produto da massa pela velocidade de um corpo.
O astronauta possui a mesma velocidade v da estação espacial
Corpos em órbitas circulares
Estudo do comportamento dos corpos em órbitas circulares.
Decomposição de forças em duas componentes perpendiculares Fx e Fy
Decomposição de forças
Estudando a decomposição vetorial de forças usando métodos gráficos e análise matemática.
Enquanto o cata-vento gira, o ponto A descreve um movimento circular
Definindo a velocidade tangencial de um corpo
Veja aqui como a velocidade tangencial de um corpo em movimento circular uniforme é calculada.
V é o volume total do corpo, incluindo o espaço oco em seu interior
Densidade e Massa Específica
Mecânica dos fluidos – estudo da densidade e massa específica.
Os ponteiros do relógio descrevem um movimento angular
Deslocamento angular
Conheça o deslocamento angular de um corpo e a grandeza física que está relacionada ao movimento de rotação dele.
O satélite está sob o efeito do campo gravitacional gerado pela Terra
Determinando o valor do campo gravitacional
Este artigo apresenta uma maneira simples de determinar o valor do campo gravitacional da Terra ou de um planeta qualquer.
Quando um corpo tem sua velocidade alterada de maneira constante, dizemos que se encontra em movimento uniformemente variado (MUV).
Diagrama horário do MUV
Você consegue entender os gráficos do movimento uniformemente variado? Esse movimento surge quando a velocidade de um móvel muda de forma constante: aumentando ou diminuindo em função do tempo. Entender os gráficos desse tipo de movimento é fácil e bastante útil para a resolução de exercícios.
O velocímetro mostrado acima indica que o veículo desloca-se 60 km a cada hora, em relação ao solo
Dicas para resolver exercícios de cinemática
Confira algumas dicas para resolver exercícios de Cinemática, o ramo da Mecânica que se destina a estudar o movimento dos corpos sem se preocupar com as suas causas. Para resolver mais facilmente esse tipo de questão, é importante anotar todos os dados relevantes, além de conhecer as equações do movimento.
Balança de braços em equilíbrio e um dinamômetro graduado em quilogramas
Diferença entre dinamômetro e balança
Entenda aqui um pouco mais sobre a diferença entre um dinamômetro e uma balança.
A Dinâmica estuda a origem dos movimentos
Dinâmica
Clique aqui e saiba mais sobre a Dinâmica, ramo da Física que se dedica à compreensão da origem dos diversos movimentos da natureza.
Na situação (a) há uma pessoa de massa m sobre uma balança no interior do elevador; na situação (b) há forças atuando na situação
Elevadores em movimento vertical
Análise do movimento vertical dos elevadores.
Os grandes navios flutuam por causa do equilíbrio entre peso e empuxo
Empuxo
Clique aqui e entenda o Empuxo, força descoberta por Arquimedes e que surge sobre objetos mergulhados em fluidos.
Encontro e Ultrapassagem: Uma Aplicação do Movimento Uniforme (MU)
Exercícios resolvidos sobre movimento uniforme.
Energia
Você sabe o que é energia? Conheça a definição de energia segundo a física. Confira quais são os diferentes tipos de energia. Entenda o que é a conservação da energia.
Energia cinética
Acesse o texto para conhecer a definição de energia cinética. Aprenda a aplicação da dessa grandeza física. Teste seus conhecimentos com os exercícios resolvidos.
Energia mecânica
Acesse o texto e confira uma introdução à energia mecânica, confira as fórmulas de energia mecânica e aprenda com exercícios resolvidos sobre o tema.
O elástico do bungee jumping serve para converter a energia cinética em energia potencial elástica.
Energia potencial elástica
Você sabe o que é energia potencial elástica? Confira o conceito, a fórmula, a dedução e exemplos de exercícios resolvidos sobre essa forma de energia.
Energia potencial gravitacional
Acesse o texto e confira o que é a energia potencial gravitacional, a fórmula para calculá-la e exercícios resolvidos sobre o tema.
Ao taparmos a saída de água de uma mangueira, a velocidade de escoamento do fluido aumenta
Equação da continuidade
Amplie seus conhecimentos sobre a Física dos fluidos entendendo a equação da continuidade!
Entre as aplicações da equação de Bernoulli, está a explicação para o voo dos aviões
Equação de Bernoulli
Veja como a equação de Bernoulli pode ser obtida a partir do Teorema da Conservação da Energia Mecânica.
A importância da equação de Torricelli vem do fato de que ela não depende do intervalo de tempo
Equação de Torricelli
Conheça a equação de Torricelli, importante análise feita sobre o movimento uniformemente variado por não apresentar dependência do intervalo de tempo.
Movimento de um móvel em uma trajetória
Equação horária dos espaços
A equação horária dos espaços nos fornece a posição do móvel sobre a trajetória em qualquer instante do movimento.
Essa é a fórmula matemática que transcreve a Segunda Lei de Newton
Equação original da Segunda lei de Newton
Clique aqui e veja qual é a equação original da Segunda lei de Newton!
Equações do movimento com aceleração constante
Equações do movimento com aceleração constante quando o corpo não parte do repouso, cálculo da velocidade, cálculo da distância percorrida, definição da equação da velocidade.
Dinamômetro de mola usado no dia a dia
Equilíbrio de forças
Aprenda aqui sobre o equilíbrio de forças e as características básicas do funcionamento de um dinamômetro.
Objetos em equilíbrio estático
Equilíbrio estático e dinâmico
Conheça a definição de equilíbrio estático e dinâmico.
Erro conceitual muito freqüente: Força Centrífuga
Descubra se realmente existe a força centrífuga.
Estática de um Ponto Material
Equilíbrio!
Estudo gráfico dos movimentos
Estudo gráfico dos movimentos, Gráfico velocidade x tempo (v x t) para o movimento uniforme, Gráfico distância x tempo (d x t) para o movimento uniforme, Inclinação do gráfico, O que é a “posição” de um móvel em sua trajetória, Gráfico posição x tempo, Gráfico velocidade x tempo (v x t) para o movimento com aceleração constante.
A bomba aspirante de água tem princípio de funcionamento baseado em um experimento proposto por Torricelli
Experiência de Torricelli
Veja aqui mais sobre a experiência realizada por Torricelli que pode determinar o valor exato da pressão atmosférica.
Física aplicada no cotidiano
Física no Cotidiano
Na análise da Física no cotidiano, diferenciam-se os conceitos científicos dos conceitos populares, através de sua nomenclatura.
Fluidos
Venha entender melhor as características dos fluidos, bem como as principais fórmulas e conceitos envolvidos.
Força centrípeta
Entenda o que é força centrípeta, conheça as fórmulas usadas para calculá-la, e confira alguns exemplos em que ela atua bem como exercícios resolvidos.
O simples ato de caminhar só é possível por causa da força de atrito
Força de Atrito
Clique aqui e veja a definição de força de atrito, conheça seus tipos e saiba como ela é calculada.
Paraquedista planando em razão da força de resistência do ar
Força de Resistência do Ar
O que a força de resistência do ar?
Ao longo da história, grandes estudiosos voltaram-se para a compressão da relação entre força e movimento
Força e movimento
Clique aqui e conheça a história por trás das ideias de força e movimento.
Força normal
Você sabe o que é força normal? Acesse e entenda o conceito dessa força e como calculá-la. Veja também exercícios resolvidos sobre o tema.
Força peso
Você sabe o que é a força peso? Acesse e aprenda a calculá-la, bem como entenda a relação dela com a gravitação universal. Confira ainda exercícios resolvidos.
O trabalho das forças conservativas independe do caminho escolhido entre os pontos de partida e chegada.
Forças conservativas
Você sabe o que são forças conservativas? Clique aqui para conhecer a diferença entre elas e as forças dissipativas.
Forças dissipativas
Acesse o texto para saber o que são forças dissipativas, entender a diferença entre forças dissipativas e conservativas, além de conferir exemplos.
Os freios ABS evitam o travamento das rodas, impedindo o deslizamento do veículo
Freios ABS
Clique aqui e entenda por que os freios ABS são mais eficientes e trazem maior segurança quando comparados com os freios convencionais.
Projeção de um movimento harmônico simples circular uniforme
Função horária da aceleração no MHS
Estudo do movimento oscilatório: determinando a função horária da aceleração no MHS.
Projeção de um movimento harmônico simples circular uniforme
Função horária da elongação no MHS
Estudo do movimento oscilatório: veja como determinar a função horária da elongação no MHS.
Projeção de um movimento harmônico simples circular uniforme
Função horária da velocidade no MHS
Observe como é possível determinar a função horária da velocidade no MHS, no estudo do movimento oscilatório.
Sistema de referência para o movimento de queda livre, com orientação do eixo para baixo
Funções horárias do movimento de queda livre
Veja aqui quais são as funções horárias que descrevem o movimento de queda livre de um corpo.
Os gráficos do movimento uniforme relacionam a posição, a velocidade e a aceleração em função do tempo.
Gráficos do movimento uniforme
Clique aqui e conheça os gráficos para o movimento uniforme, que possui velocidade constante!
Foguete sendo lançado com direção e sentido definidos
Grandezas Escalares e Grandezas Vetoriais
Diferença entre grandezas vetoriais e grandezas escalares.
Hidrodinâmica
Clique aqui e conheça quais sãos os estudos da hidrodinâmica!
Hidrostática
Você sabe o que é hidrostática? Conheça os principais conceitos e fórmulas dessa área da Física, bem como confira exercícios resolvidos.
Sistema solar proposto por Nicolau Copérnico
História da Gravitação
Veja aqui um breve histórico da gravitação universal, que perpassa pelas suas diversas teorias e seus criadores.
Jogadora da Seleção Brasileira
Impulso e Quantidade de Movimento
Impulso e Quantidade de Movimento.
Aparelho que utiliza a lâmpada estroboscópica
Lâmpada estroboscópica
Saiba mais sobre a lâmpada estroboscópica e suas aplicações clicando aqui!
As bombas lançadas pelos aviões na guerra do Vietnã executavam movimento horizontal até tocarem o alvo
Lançamento horizontal
Clique aqui para conhecer o lançamento horizontal, movimento curvilíneo executado por um objeto ao ser lançado de uma determinada altura.
Existem muitas modalidades esportivas em que o lançamento oblíquo é executado *
Lançamento oblíquo
Clique aqui para saber mais sobre o lançamento oblíquo, tipo de lançamento em que o objeto é lançado e forma um ângulo em relação à horizontal.
Lançamento vertical para cima
Você sabe o que é lançamento vertical? Acesse o texto e confira uma introdução ao tema, conheça as principais fórmulas e confira ainda exercícios resolvidos.
Força de atração entre duas partículas
Lei da gravitação universal
A lei da gravitação universal diz que duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
Lei de Hooke
Você conhece a lei de Hooke? Confira a definição da lei que calcula a força elástica, entenda seu gráfico e estude ainda com exercícios resolvidos.
As leis de Kepler explicam os movimentos de translação dos planetas ao redor do Sol
Leis de Kepler
Conheça as leis de Kepler, postulados que determinam o “balé” dos planetas ao redor do Sol.
Leis de Newton
Acesse o artigo e confira uma introdução às leis de Newton, entenda os conceitos de força e aceleração, descubra aplicações, e confira exercícios resolvidos.
Leis do Movimento Planetário
Você sabe o que as leis do movimento planetário representam? Confira aqui!
Líquidos não miscíveis, de densidades diferentes, ficam em equilíbrio em níveis diferentes
Líquidos não miscíveis em equilíbrio
Veja aqui o que são líquidos não miscíveis e veja também como os líquidos não miscíveis ficam em equilíbrio no interior de um vaso comunicante.
Manômetro utilizado para medir a pressão de óleo de uma máquina ou veículo.
Manômetro e Barômetro
Utilizamos dois instrumentos para medir a pressão, o barômetro e o manômetro.
A existência das marés alta e baixa ocorre graças à atração gravitacional do Sol e da Lua
Marés
Saiba como ocorre o impressionante fenômeno das marés!
Instrumentos utilizados para medir massa (balança) e tempo (relógio).
Massa e tempo
Verifique aqui a origem das unidades de medida básicas massa e tempo, no que tange às grandezas físicas.
Dinamômetro
Medida de uma força
Ao realizar a medida de uma grandeza devemos escolher uma unidade.
O ângulo θm é o maior ângulo que o plano inclinado pode ter sem que o corpo escorregue
Medida do coeficiente de atrito estático
Veja aqui como determinar o coeficiente de atrito estático em situações com plano inclinado com atrito.
Momento ou Torque de uma Força
Depois de conhecer esse conceito, trocar pneu se tornará mais fácil!!!
A todo momento, no trânsito, um motorista executa movimento acelerado e retardado
Movimento acelerado e retardado
Você sabe qual é a diferença entre movimento acelerado e movimento retardado? Clique aqui e conheça um pouco sobre essa classificação.
No movimento circular uniforme, a velocidade dos móveis é constante
Movimento circular uniforme (MCU)
Saiba mais sobre o movimento circular uniforme (MCU), tipo de movimento executado com velocidade constante sobre uma curva.
Movimento circular uniformemente variado
Você sabe o que é o MCUV? Acesse o texto e confira as principais equações do movimento circular uniformemente variado. Aprenda mais com exercícios resolvidos.
Se o movimento em direção ao sol for adotado como positivo, os veículos nesse sentido executarão movimento progressivo
Movimento progressivo e retrógrado
Você sabe identificar se um movimento é progressivo ou retrógrado? Clique aqui e conheça essas classificações dos movimentos!
O movimento uniforme ocorre em linha reta e sem aceleração.
Movimento uniforme
Você sabe como funciona o movimento uniforme? Saiba mais sobre esse movimento sem aceleração que ocorre ao longo de uma linha reta. Aprenda a classificar um movimento uniforme em progressivo e retrógrado e também a determinar a função horária da posição no MU. Confira também exercícios resolvidos sobre o assunto!
O movimento do veículo pode ser classificado como uniformemente variado se houver variação da velocidade
Movimento Uniformemente Variado
Você conhece o movimento uniformemente variado? Clique aqui e descubra quais são as caraterísticas desse movimento que apresenta aceleração constante.
As pás de um ventilador fazem um movimento de rotação
Movimentos de translação e rotação
O movimento de um objeto qualquer é classificado como sendo de translação, rotação ou uma combinação deles. Veja mais sobre movimento de translação e rotação!
Representação de um vetor AB
Multiplicando um vetor por um número
Veja aqui o conceito de vetor e aprenda também como determinar a multiplicação de um vetor por um número real.
A ideia de força está ligada a ações como puxar, empurrar, quebrar, entre outras
O que é força?
Você sabe definir o que é uma força? Clique aqui e veja quais são as principais características e efeitos dessa grandeza sobre os corpos.
Vetor com direção horizontal e sentido da esquerda para a direita
Operações com vetores
Veja aqui um estudo sobre as operações com vetores e a regra do polígono.
As retas r, s e t têm em comum a direção. Os segmentos de reta PQ, RS e MN possuem a mesma direção
Orientação espacial
Uma grandeza física necessita de orientação espacial, direção e sentido, para ficar corretamente caracterizada.
Oscilador massa-mola
O que é um oscilador massa-mola? Descubra as fórmulas usadas nos sistemas massa-mola e os conceitos mais importantes sobre o tema. Aprenda com exercícios resolvidos.
Medida da distância de uma estrela pelo método do ângulo da paralaxe
Paralaxe
As distâncias das estrelas são determinadas utilizando o ângulo de paralaxe.
Pêndulo Balístico
Você sabe o que é pêndulo balístico? Clique aqui e descubra!
Os satélites de comunicação são colocados em órbita de modo a fazer uma rotação em volta da Terra a cada dia
Período e frequência no movimento circular uniforme
Veja aqui como são definidos o período e a frequência para objetos em movimento circular uniforme.
A reação do peso de um corpo localiza-se no centro de massa da Terra
Peso é diferente de massa
Peso é diferente de massa! Clique aqui e conheça o conceito de peso e o de massa!
Bloco de massa m sobre um plano inclinado
Plano inclinado
Análise do comportamento de um bloco de massa m apoiado sobre um plano inclinado.
Uma polia móvel é capaz de reduzir pela metade o peso de um objeto
Polias
Clique aqui e entenda como as polias podem ser associadas para reduzir o esforço necessário para elevar verticalmente objetos quaisquer.
As placas marcando quilômetro 135 e 13 indicam determinada posição em uma estrada
Posição e deslocamento
A física é uma ciência fundamental que se preocupa com a compreensão dos fenômenos naturais. Veja aqui o conceito de posição e deslocamento.
Transformação da energia eólica em energia elétrica
Potência de uma força
A potência de uma força representa a rapidez com que a energia é transformada em outras formas de energia.
Parte da potência que entra através da rede elétrica, em um liquidificador, é transformada em energia mecânica e a outra parte é dissipada em calor
Potência e rendimento
Veja aqui a relação básica entre potência e rendimento através de exemplos do nosso cotidiano.
Relação entre potência e velocidade
Potência e velocidade
Estudo sobre a relação existente entre potência e velocidade.
Através do princípio de Pascal, pôde-se construir o elevador hidráulico
Prensa hidráulica
Veja como podemos aplicar o princípio de Pascal em uma prensa hidráulica.
Homem deitado em uma cama de faquir
Pressão
Você sabe o que é pressão? Aprenda o que ela é na física, sua fórmula e seus tipos. Reforce seus conhecimentos com nossos exercícios resolvidos sobre o tema.
O êmbolo de uma seringa exerce sobre o fluido uma pressão que é transmitida a todos os pontos do líquido
Pressão em um ponto de um líquido
Determinando a pressão exercida em um ponto de um líquido.
Primeira Lei de Kepler
Acesse e confira um resumo sobre a primeira lei de Kepler. Aprenda mais com uma introdução sobre o assunto, e verifique sua aprendizagem com exercícios resolvidos.
Dirigir caminhões com cargas muito pesadas é perigoso: as cargas em movimento têm inércia muito grande e, portanto, tendem a continuar em movimento.
Primeira Lei de Newton
A primeira lei de Newton, também conhecida como lei da inércia, estabelece que os corpos têm uma tendência natural a permanecerem em repouso ou em movimento uniforme em linha reta. Confira alguns exemplos que podem facilitar o seu entendimento sobre essa importante lei do movimento. Entenda também o conceito de inércia.
A Cinemática é o estudo matemático do movimento
Principais equações da Cinemática
Clique aqui e conheça as principais equações da Cinemática, ramo da Física que estuda os movimentos sem atentar às suas causas.
A Dinâmica estuda as causas dos movimentos
Principais equações da Dinâmica
Clique aqui e conheça as principais equações da Dinâmica, ramo da Física que estuda as causas dos movimentos.
A transmissão de pressão foi proposta por Blaise Pascal
Princípio de Pascal
Veja a definição e os cálculos do princípio enunciado por Blaise Pascal.
Quantidade de movimento
Acesse e descubra o que é, qual a fórmula e como calcular uma importante grandeza física da Dinâmica: a quantidade de movimento.
Gato em queda livre (1ª imagem – suposição de queda do primeiro andar de um edifício; 2ª imagem – suposição de queda do terceiro andar de um edifício)
Quanto mais alto, maior o tombo?
Analisando a queda de um gato.
Queda livre
Você sabe como funciona o movimento de queda livre? Confira as fórmulas e alguns exemplos de exercícios resolvidos passo a passo para auxiliar os seus estudos.
Queda livre e lançamento vertical
Entenda de uma vez a queda livre e o lançamento vertical. Confira uma introdução sobre esses assuntos, as fórmulas mais usadas e exercícios resolvidos.
Turbina transforma energia cinética dos ventos em energia elétrica.
Relação entre Trabalho e Energia Cinética
Veja qual é a relação entre o trabalho e a energia cinética.
O corpo no interior do líquido se movimenta no sentido oposto ao movimento do líquido
Resistência dos fluidos
Veja aqui um texto que ensina a calcular a resistência que os fluidos exercem sobre um corpo neles submerso.
Forças que agem sobre uma pessoa dentro do rotor
Rotor e pêndulo cônico
Analisando a dinâmica das trajetórias curvas do rotor e do pêndulo cônico.
A lua é o satélite natural da Terra
Satélites
Saiba mais sobre os satélites e as leis da Física que regem o seu movimento.
Satélites em Órbitas Circulares
Velocidade de Translação.
Segunda Lei de Kepler
Acesse o texto e saiba mais com nossa introdução sobre a segunda lei de Kepler. Reforce seu aprendizado com um resumo do tema e exercícios resolvidos.
Segunda lei de Newton
Conheça mais sobre a 2ª lei de Newton. Confira qual é a fórmula usada por essa lei, conheça os conceitos de força, massa e aceleração e estude com exercícios resolvidos!
Não é verdade que, no ponto mais baixo de uma montanha-russa, temos a sensação de estarmos mais pesados?
Sensação de peso
Em alguns momentos temos a sensação de aumento do nosso peso. Tal fato ocorre em razão da inércia.
Placa de trânsito representando duplo sentido na via, através do uso de dois vetores
Soma de vetores
Veja aqui o conceito de vetor e aprenda também diferentes formas de realizar a soma de dois vetores.
A saída de emergência está sendo indicada por um vetor horizontal com sentido para a direita
Subtração de vetores
Veja aqui o conceito de vetor e aprenda também diferentes formas de realizar a subtração de dois vetores.
Quanto menor for o tempo de reação de um corredor após ouvir o disparo inicial, melhor será seu desempenho na corrida
Tempo de reação
Seja rápido! Clique aqui para entender o que é tempo de reação!
Partícula de massa <i>m</i> deslocando de um ponto A para um ponto B
Teorema da Energia Cinética
O que diz o teorema da energia cinética?
Teorema de Arquimedes
Teorema de Arquimedes, teorema do empuxo, hidrostática, densidade do líquido deslocado, peso aparente, empuxo, fluido em equilíbrio, força de um fluido.
Cilindro contendo líquido homogêneo
Teorema de Stevin
O Teorema de Stevin estabelece a pressão absoluta num ponto de um líquido homogêneo.
No bobsleigh, a velocidade inicial adquirida pela equipe depende da intensidade da força aplicada pelos atletas *
Teorema do impulso
Clique aqui para entender o teorema do impulso e ampliar seu aprendizado em Física!
Teorema do trabalho e energia cinética
Aprenda qual é a definição do teorema do trabalho e energia cinética. Veja quais são as fórmulas e resolva os exercícios propostos sobre o tema.
Kepler enunciou três leis que determinaram o movimento dos planetas ao redor do Sol
Terceira lei de Kepler
Clique aqui e conheça a terceira lei de Kepler, denominada de lei dos períodos e que relaciona o tempo de translação com o raio médio da órbita dos planetas.
No choque de uma bola com um rosto, por exemplo, a interação entre os corpos provoca forças de ação e reação
Terceira Lei de Newton
Você conhece a lei da ação e reação ou terceira lei de Newton? Clique aqui e entenda a relação dela com as forças de interação entre corpos.
As colisões são classificadas em perfeitamente elásticas, parcialmente elásticas e inelásticas
Tipos de colisões mecânicas
Clique aqui e conheça os tipos de colisões mecânicas e entenda o que ocorre com a energia cinética após cada tipo de colisão.
As situações de equilíbrio podem ser denominadas de estáveis, instáveis e indiferentes
Tipos de equilíbrio
Não fique na corda bamba em Física! Clique aqui e descubra quais são os três tipos de equilíbrio que existem.
Torque ou momento de uma força
Você sabe o que é torque? Aprenda a calcular o torque, entenda a sua definição e conheça a segunda lei de Newton para as rotações. Confira exercícios resolvidos!
O trabalho é a energia gasta na execução de uma tarefa e é obtida pelo produto da força pelo deslocamento
Trabalho da força constante
Clique aqui para conhecer a grandeza trabalho, energia gasta em uma atividade que é determinada pelo produto da força pelo deslocamento sofrido.
Tração
Você sabe o que é tração? Acesse e conheça a definição de tração, confira alguns casos particulares e ainda avalie o que aprendeu sobre o assunto com exercícios resolvidos.
A transformação entre as unidades km/h e m/s é feita pelo fator 3,6
Transformação de km/h para m/s
Na hora de resolver um exercício de Física, bate aquela dúvida de como realizar a transformação de km/h para m/s? Clique e elimine-a de uma vez por todas!
Transmissão de movimento circular uniforme
Transmissão de movimento circular
Explicação da transmissão de movimento circular.
Homem flutuando na superfície da piscina
Três casos importantes do empuxo
Veja aqui os três casos importantes do empuxo e suas características gerais.
O tubo de Venturi indica a variação da pressão para fluidos em escoamento
Tubo de Venturi
Clique aqui e saiba mais sobre o tubo de Venturi, equipamento que indica a variação da pressão para fluidos em escoamento.
Unidades de Pressão
Entenda as relações entre as unidades de medidas de pressão.
A chave de rodas é utilizada para desapertar os parafusos da roda do carro
Vantagem mecânica
Veja aqui qual é a definição, em Física, de vantagem mecânica para uma ferramenta ou máquina.
A velocidade de escape é a velocidade mínima necessária para que um corpo escape da atração gravitacional de um corpo celeste, como a Terra.
Velocidade de escape
Saiba mais sobre a velocidade de escape, que é a velocidade mínima necessária para escapar da atração gravitacional de um corpo celeste.
Velocidade do som
Você sabe qual é a velocidade do som? Aprenda quais são as fórmulas usadas para calcular a velocidade do som e confira qual é a velocidade do som para diferentes meios físicos.
Velocidade escalar média
Você sabe o que é velocidade escalar média? Aprenda a fórmula da velocidade escalar média e descubra como calculá-la. Saiba mais com exercícios resolvidos.
A velocidade escalar média representada no diagrama horário da velocidade em função do tempo
Velocidade escalar média do MUV
Veja aqui como determinar a velocidade escalar média do movimento uniformemente variado através da média aritmética das velocidades escalares instantâneas.
Velocidade relativa entre os móveis A e B
Velocidade relativa
Aprendendo a calcular a velocidade relativa entre dois móveis em movimento.
Trajetória t descrita por uma partícula
Velocidade vetorial
Velocidade vetorial é o quociente entre o deslocamento do móvel e o tempo gasto para percorrê-lo. Entenda seu conceito e sua aplicação aqui.
Velocidade, período e frequência no MCU
Você sabe como calcular velocidade, frequência e período no MCU? Acesse o texto e aprenda, além de conferir exercícios resolvidos!
Apesar de ambas ações precisarem de força, puxar e empurrar são coisas distintas, uma vez que a força é representada por vetores.
Vetores
Você sabe o que são vetores? Aprenda o que são, a calcular as componentes de um vetor e também a determinar o vetor resultante de vários vetores.
Vetor Unitário
Vetores unitários
Veja aqui como realizar matematicamente operações com vetores unitários e confira alguns exemplos.
Revolução Cubana
Assista a nossa videoaula  para conhecer um pouco da história da Revolução Cubana (1959), processo revolucionário liderado por Fidel Castro e outros guerrilheiros que visava à derrubada da ditadura de Fulgêncio Batista.