Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Como surgiu o avião?

Como surgiu o avião?

O surgimento da aviação é uma das grandes evoluções tecnológicas da humanidade. A criação do avião foi um grande marco para a história, pois ele diminuiu de forma significativa o tempo de viagem entre duas cidades. Por exemplo, para viajar de Ouro Preto até o Rio de Janeiro gastava-se cerca de 12 dias, hoje com 50 minutos é possível realizar o mesmo trajeto.

O avião teve origem com um brasileiro de ascendência francesa, chamado Alberto Santos Dummont, que teve a vida invadida pelo sonho de voar. Não somente ele, mas também os irmãos norte-americanos Wilbur e Orville Wrigh realizavam inúmeros experimentos de vôo, buscando fazer com que um objeto mais pesado que o ar pudesse voar. Contudo, nessa época já existiam alguns veículos como, por exemplo, os balões e zeppelins, que conseguiam se colocar acima das nuvens baseados nos princípios de Arquimedes, no entanto eles não tinham autonomia para voar, não satisfaziam os sonhos do homem por inúmeros motivos como, por exemplo, o fato de não poder controlar completamente o destino do vôo desses veículos. Foi em 23 de outubro de 1906 que Alberto S. Dummont apresentou um rústico avião a uma comissão julgadora, o 14-Bis, marcando dessa forma a origem da aviação.

Mas como é possível um veículo, sendo mais pesado que o ar, voar? Quando no ar o avião não cai porque existem forças que atuam sobre ele, contrabalanceando seu peso, mas como o peso é direcionado para baixo a força que o equilibra no ar é direcionada para cima. O que faz com que um avião não caia é na verdade a velocidade dele e as suas asas.

As asas de um avião são projetadas e construídas de forma que elas cortem o ar. Quando o avião está em movimento suas asas cortam o ar, fazendo com que a velocidade do ar que passa por cima da asa seja maior do que a velocidade do ar que passa por baixo, fazendo surgir dessa forma, uma força de baixo para cima equilibrando o avião. Ou seja, a pressão do ar na parte de baixo do avião é maior que na parte de cima, empurrando o avião para cima, é essa força que o mantém no ar. Assim, quanto maior o peso do avião maior deve ser a sua velocidade para que ele possa decolar e se manter em equilíbrio no ar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como o avião se mantém equilibrado no ar?
Como o avião se mantém equilibrado no ar?
Publicado por: Marco Aurélio da Silva Santos
Assuntos relacionados
Planetas se movem em torno do Sol devido a ação da Gravidade
A Nova Teoria Gravitacional
É com base na nova teoria gravitacional que os cientistas interpretam fenômenos que ocorrem não só no Sistema Solar, mas em todo o Universo. Confira!
Satélites em Órbitas Circulares
Velocidade de Translação.
Força de atração entre duas partículas
Lei da gravitação universal
A lei da gravitação universal diz que duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
Representação geométrica de um vetor, com origem em A e extremidade em B
Conceito de vetor
Entenda aqui o conceito de vetor, ente matemático que representa o conjunto dos segmentos orientados de reta que têm o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.
Alberto Santos Dumont
Acesse e conheça detalhes da vida de Alberto Santos Dumont. Saiba como foi o início da sua vida, sua estandia na Europa e seus feitos na aviação!
A importância da equação de Torricelli vem do fato de que ela não depende do intervalo de tempo
Equação de Torricelli
Conheça a equação de Torricelli, importante análise feita sobre o movimento uniformemente variado por não apresentar dependência do intervalo de tempo.
Representação das linhas de força do campo gravitacional
Campo gravitacional
Veja aqui as características básicas do campo gravitacional gerado pela Terra e como calculá-lo.