Resistência dos fluidos

O corpo no interior do líquido se movimenta no sentido oposto ao movimento do líquido
O corpo no interior do líquido se movimenta no sentido oposto ao movimento do líquido

No estudo da Física, fluidos correspondem a substâncias cujas forças de coesão interna são muito pequenas. Por isso, eles geralmente não possuem forma própria e precisam de um recipiente para contê-los.

Na figura acima, suponha haver um objeto em movimento dentro de um líquido ou gás, isto é, no interior de um fluido. A experiência mostra que o corpo sofre a ação de uma força que se opõe ao movimento do objeto, a qual chamamos de força de resistência do fluido.

Embora essa força possua um comportamento complexo, podemos, de uma forma aproximada, determiná-la através da seguinte equação matemática:

Fr=k.vn

Na equação acima temos:

v – módulo da velocidade
n – constante que vale 1 para velocidades baixas; e para velocidades altas vale 2
k – constante que depende da natureza do fluido, do formato do corpo e da área da maior seção reta perpendicular ao movimento

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa força de resistência pode aparecer em diferentes momentos. Em muitos casos, é interessante diminuir o valor de k a fim de diminuir o valor da força de resistência. Por exemplo, para um esquiador na neve é interessante que ele realize seu percurso sempre agachado, pois, dessa forma, reduz-se a área A e, assim, reduz-se a resistência do ar.

Já os esquiadores aéreos, também conhecidos com paraquedistas com pranchas, ficam deitados de braços abertos a fim de aumentar a área A e, assim, aumenta-se a resistência do ar.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Cerca de 90% do volume total de um iceberg fica abaixo da superfície do mar
A ponta de um iceberg
Veja aqui o que é um iceberg e veja também a equação que nos permite determinar o volume da parte submersa de um iceberg.
Aceleração centrípeta
Você sabe o que é aceleração centrípeta? Entenda o conceito desse tipo de aceleração, saiba como ela funciona e conheça a fórmula usada para calculá-la.
Estudo gráfico dos movimentos
Estudo gráfico dos movimentos, Gráfico velocidade x tempo (v x t) para o movimento uniforme, Gráfico distância x tempo (d x t) para o movimento uniforme, Inclinação do gráfico, O que é a “posição” de um móvel em sua trajetória, Gráfico posição x tempo, Gráfico velocidade x tempo (v x t) para o movimento com aceleração constante.
Cilindro contendo líquido homogêneo
Teorema de Stevin
O Teorema de Stevin estabelece a pressão absoluta num ponto de um líquido homogêneo.
O tubo de Venturi indica a variação da pressão para fluidos em escoamento
Tubo de Venturi
Clique aqui e saiba mais sobre o tubo de Venturi, equipamento que indica a variação da pressão para fluidos em escoamento.
video icon
Português
Qual usar a, à ou há?
É comum que palavras homófonas sejam a razão pela qual surgem algumas dúvidas quanto à ortografia. É o caso de “a”, “à” e “há”, apresentando-se como artigo, pronome ou preposição, indicando o duplo “a” acentuado e, por fim, uma das formas conjugadas do verbo “haver”. Assista a esta videoaula para compreender o emprego mais adequado desses vocábulos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?