FMI: ajuda ou prejudica?

A sigla FMI significa Fundo Monetário Internacional. Esta é uma instituição internacional de caráter financeiro, fundada no ano de 1946 em decorrência de uma reunião realizada nos Estados Unidos, a qual recebeu o nome de Bretton Woods.

A criação do FMI coincidiu com o momento no qual a economia global se encontrava bastante abalada; conseqüência do desenrolar da Segunda Guerra Mundial. No primeiro momento, o objetivo do FMI era realizar manobras que garantissem o equilíbrio econômico mundial, monitorando taxas de câmbio e da balança de pagamentos e realizando serviços de assistência técnica e financeira.

A sede do FMI está situada na capital federal norte americana, Washington.

O FMI acompanha todas as economias dos países que integram a instituição. Atualmente são pelo menos 181 países membros. São muitos os países que usufruíram dos empréstimos fornecidos pelo FMI, inclusive o Brasil, que com a orientação da instituição, aplicou diversas medidas econômicas com a finalidade de equilibrar a economia nacional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar da aparente intenção de fornecer ajuda aos países, especialmente aos pobres, o FMI tem sido usado com um instrumento para alcançar os anseios dos países ricos, uma vez que são eles que dirigem e que decidem os rumos da instituição.

A partir da centralização do poder nas mãos de dirigentes originados de países ricos e industrializados, as nações pobres e subdesenvolvidas, para conseguir empréstimos e financiamentos, são induzidas a cumprir procedimentos e medidas que favorecem diretamente os interesses dos países credores.

O FMI nem sempre é o que parece.
O FMI nem sempre é o que parece.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Soldados da ONU em missão de paz
Os acordos de paz
Os acordos de paz, Quais são os principais acordos de paz, Quais são as características dos acordos de paz, A criação da ONU, As instituições presentes na ONU, As punições impostas pela forças aliadas.
 Símbolo da ASEAN
ASEAN
Clique aqui e conheça o que é e quais são os princípios fundamentais da Asean.
 Bandeira do Reino Unido
Comunidade Britânica
Grupo formado pelo Reino Unido e suas ex-colônias.
Mercosul
Clique para saber o que é o Mercosul. Entenda seu funcionamento, como os países atuam nesse bloco e os objetivos dessa integração.
Logomarca da ONU, criada a partir de projeção cartográfica azimutal
ONU
A criação, os objetivos, a estruturação e as principais atividades da ONU, a Organização das Nações Unidas.
A Bandeira da União Européia
União Européia
União Européia, O que é a União Européia, Quando surgiu a União Européia, Qual é a finalidade da União Européia, União Européia e as instituições supranacionais, União Européia na busca pela hegemonia mundial, União Européia versus Estados Unidos.
Países que fazem parte da SADC
SADC
SADC, o que é SADC, países-membros do SADC, objetivos do SADC, economia dos países africanos, PIB e população dos países do SADC, África, blocos econômicos.
Possíveis países que integrarão a ALCA.
Alca
ALCA, ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), O que é a ALCA, Quantos países fazem parte da ALCA, Qual é o objetivo da implantação da ALCA, As dificuldades existentes para a implantação da ALCA.
Líderes de países que compõem a ALBA.
ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas)
ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), O que é a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), Quais são os objetivos da ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), Quais países fazem parte da ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), Quando teve início a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas).