SADC

A SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) é um bloco econômico formado pelos países da África Austral. São eles: África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue.

A Southern Africa Development Community como é chamada oficialmente, se originou em 1992 a partir da transformação da SADCC, criada desde 1980 e que era constituída por nove nações. Atualmente, a SADC é formada por 14 países-membros, totalizando um PIB de cerca de 226 bilhões de dólares e uma população de 210 milhões de pessoas.

Os objetivos do bloco é, em síntese, proporcionar o crescimento das economias dos países africanos e conseqüentemente, o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida de seu povo. Outros objetivos não menos importantes são: a promoção da paz e da estabilidade da região, do desenvolvimento sustentável e do combate à AIDS; e a reafirmação dos legados sócio-culturais africanos.

Esses países, com exceção da África do Sul, que se situa em um grau bem mais elevado de desenvolvimento econômico, passaram a adotar medidas para alcançar o mercado regional, sendo que nesse caso, o desenvolvimento da indústria local é fundamental para a diminuição da dependência dos produtos estrangeiros. Dessa forma, a produção desses países referidos tem se concentrado na produção de produtos de base.

O principal parceiro econômico da SADC é a União Européia, no entanto, essas relações comerciais vêm diminuindo bastante: de 7% na década de 80 para 3% atualmente. Além disso, diversas medidas estão sendo adotadas para tentar diminuir a dependência desses países com as nações desenvolvidas.
Países que fazem parte da SADC
Países que fazem parte da SADC
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Logomarca da Organização Mundial do Comércio
OMC — Organização Mundial do Comércio
A origem, os objetivos, a estruturação e as funções da OMC, a Organização Mundial do Comércio.
Símbolo da OPEP
OPEP
A manipulação da produção e valores do petróleo
Reunião do Conselho da União Européia.
Acordos transnacionais
Acordos Transnacionais, O que são Acordos Transnacionais, Quais os tipos de Acordos Transnacionais, Quais as características dos Acordos Transnacionais.
Possíveis países que integrarão a ALCA.
Alca
ALCA, ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), O que é a ALCA, Quantos países fazem parte da ALCA, Qual é o objetivo da implantação da ALCA, As dificuldades existentes para a implantação da ALCA.
O FMI nem sempre é o que parece.
FMI: ajuda ou prejudica?
FMI: ajuda ou prejudica?, O que significa a sigla FMI, O que é o FMI, Quando foi fundado o FMI, Quais são os objetivos do FMI, Como atua o FMI nas economias internacionais, Quantos países integram o FMI.
Encontro dos líderes do G8
G8
G8, Grupo dos oito, os oito países mais desenvolvidos economicamente e industrialmente, curiosidades sobre o G8.
O NAFTA (North American Free Trade Agreement) é um pacto econômico entre Canadá, México e Estados Unidos
NAFTA
Conheça o NAFTA, bloco econômico composto por Estados Unidos, México e Canadá.
Logomarca da APEC
Apec
Saiba mais sobre a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, a Apec.
Líderes de países que compõem a ALBA.
ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas)
ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), O que é a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), Quais são os objetivos da ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), Quais países fazem parte da ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), Quando teve início a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas).
Hong Kong é um dos países que formam os Tigres Asiáticos
Tigres Asiáticos
As características do desenvolvimento econômico e industrial dos Tigres Asiáticos.
Símbolo da OEA
OEA – Organização dos Estados Americanos
O principal fórum governamental político, jurídico e social do continente Americano.
Organização das Nações Unidas, uma das mais importantes organizações internacionais
Principais Organizações internacionais
Conheça as principais organizações internacionais e as suas funções e atividades no contexto geopolítico internacional.