Whatsapp icon Whatsapp

ONU (Organização das Nações Unidas)

A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização internacional fundada em 1945 com o objetivo de manter a paz mundial. Conta atualmente com 193 países-membros.
Bandeira da ONU.
Bandeira da ONU.

A ONU (Organização das Nações Unidas) é um organismo internacional de caráter intergovernamental fundado no ano de 1945 e com sede em Nova York, nos Estados Unidos. Tendo iniciado suas atividades em 24 de outubro de 1945, a ONU tem como objetivo a manutenção da paz mundial e a garantia da segurança dos povos com base no respeito aos Direitos Humanos e na soberania igualitária entre os Estados e territórios que a integram. A organização apresenta um quadro com 193 países-membros e dois observadores: o Vaticano e a Palestina.

Leia também: OMC — o organismo internacional que regula o comércio global

Resumo sobre a ONU

  • A ONU é uma organização internacional criada em 1945 e que reúne praticamente todos os países e territórios independentes do mundo.

  • Sua função é a manutenção da paz e a garantia da segurança dos países-membros.

  • As funções da ONU são desempenhadas por meio de agências especializadas e dos seis órgãos em que a organização se divide:

    • Assembleia Geral;

    • Conselho de Segurança;

    • Conselho Econômico e Social;

    • Conselho de Administração Fiduciária;

    • Corte Internacional de Justiça;

    • Secretariado.

  • A Assembleia Geral é o principal dos órgãos da ONU.

  • Os objetivos da ONU são a garantia da paz e da segurança internacional, o estreitamento de laços entre seus membros e a ampliação da cooperação internacional com base nos princípios da soberania igualitária e do respeito aos povos.

  • O Brasil integra a ONU desde a sua criação, em 1945.

  • A representação da ONU no Brasil é fixa desde 1947. Aqui trabalham representantes de agências e órgãos como o Banco Mundial, o FMI, a FAO, a Unesco e a Unicef.

  • A ONU surgiu no pós-Segunda Guerra Mundial, diante dos horrores e dos crimes contra a humanidade registrados nesse conflito.

  • A Carta das Nações Unidas, de 26 de junho de 1945, é o principal documento dessa organização.

  • A ONU entrou oficialmente em atividade no dia 24 de outubro de 1945. Essa data é atualmente comemorada como o Dia da ONU.

Videoaula sobre a ONU

O que é a ONU?

A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização internacional criada no ano de 1945, visando à manutenção da paz mundial e à garantia da segurança entre os seus países-membros. Foi criada no pós-Segunda Guerra Mundial, e reúne quase todos os Estados nacionais e territórios independentes do mundo. Sua sede fica na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Função da ONU

A função da ONU, desde o princípio de sua atividade, é a manutenção da paz entre os países-membros e a garantia da segurança das suas respectivas populações. Com base nisso, é possível alcançar um estado de harmonia entre todos os países. Para a concretização dessas funções em termos operacionais, a organização atua em diversas frentes cujas atribuições são dadas às agências especializadas e aos órgãos que compõem a estrutura interna da ONU.

Quanto aos órgãos internos, a ONU é formada por seis repartições que apresentam, cada uma, a sua função. Veja na tabela a seguir como a organização está estruturada:

Órgão da ONU

Função

Assembleia Geral

Criação, deliberação e execução de novas políticas e políticas já vigentes. Principal órgão da ONU, composto por todos os seus membros.

Conselho de Segurança

Manutenção da paz e harmonia entre os membros por meio da intervenção em conflitos e da execução de missões de paz.

Conselho Econômico e Social

Elaboração e aplicação de medidas socioeconômicas voltadas ao desenvolvimento e ao crescimento de seus países-membros.

Conselho de Administração Fiduciária

Auxílio a territórios e protetorados em vias de se tornarem independentes. Hoje em dia, esse órgão é acionado apenas quando necessário.

Corte Internacional de Justiça

Resolução de conflitos por via jurídica. A sede da Corte Internacional de Justiça fica em Haia (Países Baixos).

Secretariado

Administração interna da ONU.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Principais objetivos da ONU

Os objetivos da ONU são descritos no Artigo 1 de seu documento principal e considerado fundador da organização, chamado de Carta das Nações Unidas, que data de 26 de junho de 1945. Segundo a Carta, são quatro os principais objetivos da ONU:

  • Manter a paz e a segurança internacional mediante a tomada de ação contra ameaças e atos de agressão entre seus membros. Para que haja o restabelecimento da paz em territórios em conflitos, leva-se sempre em conta os princípios da justiça internacional, visando a negociações e acordos de paz para o restabelecimento da ordem.

  • Com base nos princípios da igualdade de direitos e de autodeterminação dos povos, estreitar os laços entre os países-membros de modo a assegurar a paz internacional.

  • Alcançar a cooperação internacional por meio da solução de problemas sociais, econômicos, culturais e humanitários, junto do respeito e da promoção dos Direitos Humanos e das liberdades individuais das populações no que diz respeito a gênero, orientação sexual, religião, etnia e cultura de modo geral.

  • Ser um centro para a harmonização de ação internacional, visando ao cumprimento de todos os seus objetivos. Atualmente a ONU é, de fato, o principal organismo internacional onde esse propósito se concretiza, o que acontece especialmente nas reuniões da sua Assembleia Geral e do Conselho de Segurança.

A execução de todas as funções da ONU visam ao cumprimento dos objetivos anteriormente descritos. Para tal, esse organismo tem como base alguns princípios, dentre os quais destacamos a igualdade soberana de todos os seus membros, o uso de meios pacíficos para a solução de conflitos, e o cumprimento, de boa fé, de todas as obrigações ditadas na Carta das Nações Unidas.

Países-membros da ONU

Bandeira dos 193 países-membros da ONU.
A ONU é composta por 193 países-membros, sendo um deles o Brasil.

São considerados membros da ONU aqueles países que assinaram e ratificaram a Carta das Nações Unidas. Atualmente a organização é composta por 193 países independentes e reconhecidos internacionalmente com esse status. O Sudão do Sul foi a adesão mais recente ao organismo, o que aconteceu no ano de 2011, data em que se tornou uma nação independente.

O quadro de participantes da ONU conta, também, com Estados e territórios não membros que são considerados observadores na organização. São eles: Santa Sé, entidade responsável pela administração do Vaticano, e Palestina, território que não tem o status de Estado amplamente reconhecido pela comunidade internacional.

Representantes da ONU no Brasil

O Brasil integra o quadro de membros da ONU desde 1945. Dois anos após a criação da ONU, foi instalada a representação fixa da organização no país, ou seja, desde 1947 existem escritórios e agências da ONU atuantes no território brasileiro.

Ao todo, existem 27 organismos que representam as Nações Unidas no Brasil, os quais contam com um amplo quadro de funcionários brasileiros e estrangeiros que trabalham in loco para o cumprimento dos compromissos da organização e em prol do desenvolvimento socioeconômico e cultural do país. Dentre os representantes da ONU no Brasil, destacam-se:

  • Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO);

  • Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud);

  • Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma);

  • Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef);

  • Secretariado da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal);

  • Agência de Refugiados da ONU (Acnur);

  • Banco Mundial;

  • ONU Mulher;

  • Organização Internacional do Trabalho (OIT);

  • Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

História da ONU

A Organização das Nações Unidas surgiu em um contexto de pós-Segunda Guerra Mundial. Esse conflito se estendeu entre 1939 e 1945, e resultou na morte violenta de mais de 60 milhões de pessoas em quatro dos cinco continentes habitados. Muito embora os países diretamente envolvidos na guerra tenham sido os sete que se distribuíram entre os Aliados e o Eixo, praticamente todos os países acabaram tendo participação no conflito, o que incluiu o Brasil.

Ainda sobre esse período desolador da história da humanidade, deve-se lembrar do Holocausto, genocídio de judeus e de grupos minoritários promovido pelos nazistas. Estima-se que mais de seis milhões de pessoas perderam a vida nesse período.

Diante do cenário de morte e destruição deixado pela Segunda Guerra Mundial, quando vários crimes contra a humanidade foram cometidos, surgiu-se a necessidade de se criar um organismo internacional responsável por mediar conflitos e promover a harmonia entre os povos de maneira a se atingir a paz mundial. É importante ressaltar que, antes da ONU, a Liga das Nações (ou Sociedade das Nações), criada após a Primeira Guerra Mundial, tinha objetivos semelhantes, mas falhou ao evitar uma nova guerra de escala global, como havia sido o primeiro conflito.

No início de 1945, mais precisamente entre os meses de abril e junho, os representantes de 50 países se reuniram na cidade de São Francisco, na Califórnia (Estados Unidos), para discutirem acerca dos problemas enfrentados pelo mundo naquele momento. O encontro, além disso, buscava encontrar soluções para o restabelecimento da ordem internacional. A reunião ganhou o nome de Conferência de São Francisco, e foi de suma importância para o surgimento da ONU.

Como resultado da Conferência de São Francisco, temos a Carta das Nações Unidas, lançada em 26 de junho de 1945, principal documento da ONU. A Carta é o documento fundador da ONU, e nela estão descritos os princípios, os objetivos, as funções e todas as demais atribuições da organização e também dos países que a aderiram.

A ONU iniciou as suas atividades enquanto uma organização intergovernamental no dia 24 de outubro de 1945. A data é hoje celebrada como o Dia da ONU.

Acesse também: Otan — organismo supranacional criado no contexto da Guerra Fria

Exercícios resolvidos sobre a ONU

Questão 1

(Etec) A Carta das Nações Unidas é o documento de fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorreu em 1945.

Leia um trecho dessa carta.

“Nós, os povos das Nações Unidas, estamos resolvidos a preservar as gerações futuras dos males da guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos incalculáveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas.”

http://tinyurl.com/gtpa4k3. Acesso em: 23.08.2016. Adaptado.

Sobre essa organização, assinale a alternativa correta.

A) A ONU foi criada após o fim da Guerra Fria, conflito armado que demonstrou a necessidade da igualdade entre homens e mulheres.

B) A razão que levou à fundação da ONU foi a ampliação do respeito entre as nações, causa pela qual lutavam os países do Eixo durante a Segunda Guerra.

C) A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, reúne muitos dos propósitos que orientaram a fundação da ONU, como o respeito à dignidade humana.

D) Apesar dos esforços em evitar novos conflitos entre nações, a ONU não conseguiu impedir a eclosão da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.

E) A criação da ONU foi uma iniciativa que partiu de países pouco populosos, que se viram muito prejudicados pela crise mundial de 1929.

Resolução:

Alternativa C

Criada após a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1945, a ONU apresenta propósitos como a garantia da paz e da segurança dos povos com base no respeito às suas particularidades, assim como o descrito da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que data de 1948.

Questão 2

(Unir) Sobre a Organização das Nações Unidas (ONU) e seu símbolo, analise as afirmativas.

I. Surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial e sua sede fica em Nova Iorque.

II. Tem por objetivo preservar a paz e a segurança mundial.

III. Possui várias agências que atuam em vários setores, como o PNUD, a FAO entre outros.

IV. O símbolo da ONU é uma projeção conforme que distorce a forma, mas mantém o tamanho real dos países.

Estão corretas as afirmativas:

A) I, II, III e IV.

B) I e IV, apenas.

C) I, II e III, apenas.

D) II, III e IV, apenas.

E) III e IV, apenas.

Resolução:

Alternativa C

A única afirmativa incorreta é a de número IV. Na realidade, o símbolo da ONU, que pode ser observado em sua bandeira, é uma projeção azimutal equidistante em que as localizadas próximas ao centro mantêm seu tamanho, e aquelas mais distantes aparecem com distorções.

Fontes

Nações Unidas Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br.

United Nations. Disponível em: https://www.un.org/en/.

Publicado por Paloma Guitarrara
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A influência da ONU
A influência da ONU, O que significa a sigla ONU, Qual é a finalidade da ONU, A influência da ONU nas guerras, A influência da ONU nas catástrofe, A influência da ONU e as instituições supranacionais.
Blocos econômicos
Entenda o que é um bloco econômico e conheça os principais blocos econômicos do mundo. Veja também as vantagens e desvantagens de participar desses agrupamentos.
CEI
Clique aqui e conheça os objetivos da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e quais são seus países-membros!
Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
Conheça os motivos de criação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
Criação da ONU após a II Guerra Mundial
Conheça como se deu a criação da ONU e quais seus órgãos componentes.
Fundo Monetário Internacional (FMI)
Entenda quais são as funções e os objetivos do FMI. Veja a listagem dos seus países-membros e leia sobre a divisão estrutural dessa instituição.
G20 – Grupo dos 20
Clique aqui, descubra o que é o G20 (Grupo dos 20), saiba quais são seus principais objetivos e conheça a função desse importante agrupamento de países.
O colapso da Liga das Nações
Um dos eventos que anteciparam a Segunda Guerra Mundial.
Organização Mundial do Comércio (OMC)
Clique aqui, saiba quais são os objetivos e as funções da Organização Mundial do Comércio (OMC) e descubra quais são seus países-membros.
Organizações internacionais
Saiba o que são as organizações internacionais e veja as principais organizações do mundo. Confira também a participação do Brasil nessas instituições.
Projeto do Milênio proposto pela ONU
Objetivos a serem alcançados no mundo até 2015.
video icon
Professora ao lado do texto"Acima ou a cima?"
Português
Acima ou a cima?
“Acima” ou “a cima”? Estão corretas as duas formas, mas é preciso saber se quem escreve tem a intenção de empregar um advérbio de lugar ou um substantivo acompanhado de artigo ou preposição. Veja esta videoaula para tirar suas dúvidas sobre o emprego correto da palavra ou expressão!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.