ONU

A ONU é a mais importante dentre as organizações internacionais atualmente existentes, sendo responsável por atuar na diplomacia, segurança e paz mundiais.

A ONU, Organização das Nações Unidas, é uma entidade internacional com sede na cidade de Nova York e composta por 193 países-membros, dos quais 51 fizeram parte de sua fundação (entre eles, o Brasil). Essa entidade foi fundada em 24 de outubro de 1945, logo após o término da 2º Guerra Mundial (1939-1945) em substituição à antiga Liga das Nações.

Os objetivos da ONU giram em torno da promoção da paz entre as nações, além de deliberar sobre questões concernentes à segurança, diplomacia e cooperação internacionais, atuando em processos de negociações de paz ou na atenuação dos efeitos de conflitos armados em qualquer parte do mundo.

Os dois principais órgãos que estruturam a Organização das Nações Unidas são a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança, que são as instâncias máximas decisórias desse organismo internacional. A Assembleia Geral é composta por todos os países-membros da ONU, que debatem e deliberam sobre os mais diversos temas internacionais, como ajudas, cooperações e ações diplomáticas, de modo que cada Estado possui um voto. Para aprovação, as decisões precisam ser deliberadas por maioria qualificada de dois terços dos votantes.

No entanto, a Assembleia Geral encontra-se, de certo modo, subalternizada perante o Conselho de Segurança. Este é composto por apenas cinco países permanentes (Estados Unidos, China, França, Inglaterra e Rússia) e dez rotativos, além de possuir o poder de deliberar sobre questões referentes à segurança e questões de paz, temas os quais a Assembleia Geral possui apenas o poder de realizar recomendações.

Os membros rotativos são eleitos pela própria Assembleia, mas esses não possuem o poder de veto sobre qualquer decisão tomada, privilégio exclusivo dos membros permanentes. Para aprovação de qualquer determinação, é preciso um mínimo de nove votos e nenhum veto, o que evidencia a polêmica sobre as correlações de forças dentro da ONU, uma vez que ela concede maior poder a um número pequeno de países, justamente aqueles que saíram vitoriosos da 2ª Guerra Mundial somados à China, que adquiriu um crescente papel geopolítico ao longo da Guerra Fria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além dessas duas estruturas, ainda compõem a ONU: o Conselho de Direitos Humanos, responsável por fiscalizar e apontar eventuais violações aos direitos humanos e liberdades individuais; o Comitê Econômico Social, que visa promover e ampliar a cooperação socioeconômica em nível mundial; o Secretariado, que administra a instituição e organiza as suas atividades; e a Corte Internacional de Justiça, com sede na cidade de Haia, na Holanda (e por isso também conhecida como Tribunal de Haia), que julga crimes de guerra e violações de países em disputas legais.

Para complementar a ação dessas estruturas, a ONU ainda conta com uma série de projetos e agências com funções específicas, como a Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância), a FAO (Organização para a Agricultura e Alimentação), a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).

Do ponto de vista financeiro, a ONU é custeada pelos seus países-membros em uma tabela de colaboração estruturada a partir do Produto Interno Bruto de cada Estado. Dessa forma, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Inglaterra, juntos, contribuem com quase 60% do orçamento da entidade.

A grande reverência que se faz à Organização das Nações Unidas, atualmente, é o fato de ela ter sido capaz de angariar praticamente todos os Estados do mundo e ter conseguido evitar ou diminuir as possibilidades de uma guerra mundial, ou seja, um conflito armado envolvendo as grandes potências militares e econômicas do mundo, ao contrário do que aconteceu com a Liga das Nações. Por outro lado, as críticas direcionadas à ONU referem-se à sua incapacidade de controlar conflitos armados em inúmeras partes no mundo, como na África e na Ásia, além de ter sido subserviente aos Estados Unidos em ocasiões como a Guerra do Iraque, em que os norte-americanos, mesmo sem a aprovação da entidade, atacaram o território iraquiano e não foram punidos ou sequer sofreram qualquer tipo de advertência por parte da entidade.

Logomarca da ONU, criada a partir de projeção cartográfica azimutal
Logomarca da ONU, criada a partir de projeção cartográfica azimutal
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A Bandeira da União Européia
União Européia
União Européia, O que é a União Européia, Quando surgiu a União Européia, Qual é a finalidade da União Européia, União Européia e as instituições supranacionais, União Européia na busca pela hegemonia mundial, União Européia versus Estados Unidos.
Saúde diz respeito a completo bem-estar
7 de abril - Dia Mundial da Saúde
Saiba mais sobre o Dia Mundial da Saúde e os aspectos envolvidos com essa data!
Possíveis países que integrarão a ALCA.
Alca
ALCA, ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), O que é a ALCA, Quantos países fazem parte da ALCA, Qual é o objetivo da implantação da ALCA, As dificuldades existentes para a implantação da ALCA.
Líderes de países que compõem a ALBA.
ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas)
ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), O que é a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), Quais são os objetivos da ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), Quais países fazem parte da ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), Quando teve início a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas).
O FMI nem sempre é o que parece.
FMI: ajuda ou prejudica?
FMI: ajuda ou prejudica?, O que significa a sigla FMI, O que é o FMI, Quando foi fundado o FMI, Quais são os objetivos do FMI, Como atua o FMI nas economias internacionais, Quantos países integram o FMI.
21 de março - Dia Internacional das Florestas
Conheça mais sobre o Dia Internacional das Florestas. Saiba quem criou essa data. Confira as principais funções das florestas para o planeta e a humanidade.
Caricom
Clique aqui e conheça quais são os países-membros do Caricom!
OECD corresponde à sigla em inglês para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. *
OCDE
Conheça a OCDE, saiba quais são seus principais objetivos, quem são seus países-membros e como a organização foi formada. Saiba qual é a relação com o Brasil.
Espaço de realização do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova York (EUA)
Conselho de Segurança da ONU
Entenda o que é o Conselho de Segurança da ONU e o porquê de ele ser considerado um dos principais centros da geopolítica da atualidade.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos fundamenta-se no respeito aos direitos e às liberdades individuais e coletivas
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Clique aqui e conheça a Declaração Universal dos Direitos Humanos, um documento importantíssimo que foi criado em 1948.
O mais importante documento pela garantia dos direitos fundamentais foi criado no dia 10 de dezembro de 1948
10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos
Clique aqui e saiba mais sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos, sua importância e o contexto de sua criação.
16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação
Você sabe por que o Dia Mundial da Alimentação é tão importante? Conheça a história por trás da criação da data e os temas já abordados nela.
Bandeira da Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
Conheça os motivos de criação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
Bandeira com a logomarca do FMI
Fundo Monetário Internacional – FMI
Saiba mais sobre o Fundo Monetário Internacional (FMI), os seus principais objetivos e as críticas a ele direcionadas.
Logomarca da Organização Mundial do Comércio
OMC — Organização Mundial do Comércio
A origem, os objetivos, a estruturação e as funções da OMC, a Organização Mundial do Comércio.
A atuação da ONU no mundo
A influência da ONU
A influência da ONU, O que significa a sigla ONU, Qual é a finalidade da ONU, A influência da ONU nas guerras, A influência da ONU nas catástrofe, A influência da ONU e as instituições supranacionais.
Uma das metas propostas pela ONU é a diminuição da miséria no mundo.
Projeto do Milênio proposto pela ONU
Objetivos a serem alcançados no mundo até 2015.
CEI
Clique aqui e conheça os objetivos da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e quais são seus países-membros!
G 20 - Países Emergentes
O G20 de países emergentes possuí grande importância na economia global. Confira!
A ONU foi criada para evitar a eclosão de novos conflitos como as Guerras Mundiais
Criação da ONU após a II Guerra Mundial
Conheça como se deu a criação da ONU e quais seus órgãos componentes.