Whatsapp icon Whatsapp

Antoine de Saint-Exupéry

Antoine de Saint-Exupéry é um autor francês cujas obras possuem traços autobiográficos e reflexões existenciais. Seu livro mais famoso é o romance infantil O pequeno príncipe.
Fotografia de Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro “O pequeno príncipe”.
Antoine de Saint-Exupéry é o autor do livro O pequeno príncipe.

Antoine de Saint-Exupéry é um escritor francês. Ele nasceu em 29 de junho de 1900, em Lyon, cidade francesa. Mais tarde, prestou serviço militar, além de atuar como piloto em uma empresa de correio aéreo. O autor viveu muitas aventuras como aviador e sobreviveu a alguns acidentes.

O escritor, que desapareceu em 31 de julho de 1944, é um dos mais famosos autores franceses do século XX. Seu romance infantil O pequeno príncipe é conhecido no mundo inteiro. Além dessa obra, Antoine de Saint-Exupéry escreveu livros cuja temática central também está associada à aviação.

Leia também: Júlio Verne — outro importante escritor francês

Resumo sobre Antoine de Saint-Exupéry

  • Antoine de Saint-Exupéry é um escritor francês.

  • Nasceu em 1900 e faleceu em 1944.

  • Além de escritor, Antoine de Saint-Exupéry também era piloto de avião.

  • Seus textos apresentam traços autobiográficos e reflexão existencial.

  • O livro mais conhecido do autor é o romance infantil O pequeno príncipe.

Biografia de Antoine de Saint-Exupéry

Antoine de Saint-Exupéry nasceu na cidade de Lyon, na França, no dia 29 de junho de 1900. Era filho do conde Jean-Marc de Saint-Exupéry (1863-1904), que morreu quando o filho tinha cerca de quatro anos de idade. Assim, a viúva decidiu se mudar, com os filhos, para um castelo no Leste da França.

Em 1909, a família foi viver em Le Mans. Durante as férias, em 1912, no aeródromo de Ambérieu, o escritor fez seu primeiro voo. Além da paixão por aviões, o menino também cultivava o gosto por leitura, escrita e desenho. Mais tarde, após a Primeira Guerra Mundial, o rapaz fez um teste para entrar na Escola Naval.

Não foi aprovado, pois estava sendo pressionado pela mãe para ingressar nessa escola. Antoine se mudou para Paris, onde estudou Arquitetura. Mas, em 1921, desistiu desse curso e foi prestar o serviço militar. Com a ajuda da mãe, pagou por aulas de voo. Tentou pilotar um avião militar, sem permissão, e, como punição, ficou na prisão militar durante duas semanas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No ano de 1923, deixou o serviço militar e se apaixonou pela escritora Louise de Vilmorin (1902-1969), romance de curta duração. Em 1926, passou a trabalhar em uma empresa de correio aéreo. Nessa função, obteve sucesso, chegando a chefiar a linha Cabo Juby. Em 1929, o escritor se mudou para a Argentina, como diretor da filial da empresa Aéropostale.

Na Argentina, ele se apaixonou por Consuelo Gómez Carrillo (1901-1979). Com a falência da companhia aérea na Argentina, em 1930, o autor voltou para a França, onde recebeu a medalha de Cavaleiro da Legião de Honra. No ano seguinte, ele se casou com Consuelo. Passou a trabalhar para a Air France e, em 1933, sofreu novo acidente.

No final de 1935, decidiu atravessar o trecho entre Paris e Saigon, com o objetivo de bater um recorde. Porém, acabou tendo que fazer um pouso forçado no deserto da Líbia, onde foi resgatado por pessoas de uma tribo local. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi dispensado em 1940, quando se mudou para os Estados Unidos.

Escultura de Antoine de Saint-Exupéry, ao lado do pequeno príncipe, na França. [1]
Escultura de Antoine de Saint-Exupéry, ao lado do pequeno príncipe, na França. [1]

Seu livro de maior sucesso — O pequeno príncipe — foi publicado em 1943. No entanto, em 31 de julho de 1944, Antoine de Saint-Exupéry decidiu pilotar novamente e, dessa vez, teve um (possível) acidente fatal. O avião do escritor foi dado como desaparecido, e os destroços só foram encontrados no ano 2000, no mar Mediterrâneo.

Características literárias de Antoine de Saint-Exupéry

De forma geral, as obras de Antoine de Saint-Exupéry apresentam as seguintes características:

  • elementos da aviação;

  • narrativas de aventura;

  • caráter heroico;

  • traços autobiográficos;

  • lirismo;

  • simplicidade;

  • reflexão existencial.

Obras de Antoine de Saint-Exupéry

  • O aviador (1926).

  • Correio sul (1929).

  • Voo noturno (1931).

  • Terra dos homens (1939).

  • Piloto de guerra (1942).

  • O pequeno príncipe (1943).

  • Carta a um refém (1944).

  • Cidadela (1948).

Acesse também: Victor Hugo — outro conhecido escritor francês

O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Capa do livro “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, publicado pela editora L&PM.
Capa do livro O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, publicado pela editora L&PM. [2]

Uma das mais famosas obras da literatura infantil, O pequeno príncipe é um livro para todas as idades, dado seu caráter reflexivo e universal. É uma obra francesa conhecida no mundo inteiro. Nessa narrativa, um aviador (o narrador da história) se vê forçado a pousar no deserto do Saara após seu avião sofrer uma pane.

Depois da primeira noite no deserto, ele acorda e se depara com uma misteriosa criança, a quem o piloto, mais tarde, chama de “pequeno príncipe”. O menino pede para o aviador desenhar um carneiro. O pequeno príncipe fica satisfeito quando o homem desenha uma caixa, pois o menino entende que o carneiro está dentro dela.

O principezinho vem do asteroide B 612, onde vivia com uma rosa egoísta que exigia que o menino cuidasse dela. Ele quer um carneiro para comer baobás de seu asteroide. Mas carneiros também comem rosas, o que poderia ser uma ameaça para a amiga do principezinho.

Na viagem do menino em busca de conhecer outros lugares, ele se deparou com um rei, um vaidoso, um bêbado, um homem de negócios, um acendedor de lampiões, um velho escritor, até chegar à Terra. Em nosso planeta, fez amizade com uma serpente, uma flor de três pétalas, rosas, uma raposa, um guarda-chaves e um vendedor. É da raposa a famosa frase desse livro:

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

O piloto é o último amigo que o principezinho faz por aqui. Cativado pelo menino, o aviador jamais o esquecerá. E assim que o piloto conserta o avião para finalmente ir embora do deserto, o menino diz adeus. Para ir embora para casa, o pequeno príncipe pede a ajuda da serpente, que havia prometido levá-lo para casa. O pequeno príncipe deixa que a serpente o pique e, assim, morre.

Frases de Antoine de Saint-Exupéry

Vamos ler, a seguir, algumas frases de Antoine de Saint-Exupéry, extraídas de suas obras O pequeno príncipe, Piloto de guerra, Cidadela e Terra dos homens:

  • “Todos os adultos já foram crianças, mas poucos se lembram disso.”

  • “A inteligência só tem valor a serviço do amor.”

  • “Quem não troca nada se torna nada.”

  • “Aquele que reclama que o mundo falhou com ele é porque o mundo falhou com ele.”

  • “O homem se descobre quando se mede frente ao obstáculo.”

Créditos de imagem

[1] prochasson frederic / Shutterstock

[2] L&PM Editores (reprodução)

Fontes

ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY. La chronologie. Disponível em: https://www.antoinedesaintexupery.com/la-chronologie/.

GALLIMARD. Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944). Disponível em: http://www.gallimard.fr/Footer/Ressources/Entretiens-et-documents/Plus-sur-l-auteur/En-savoir-plus-sur-Antoine-de-Saint-Exupery#.

LA MÉDIATHÈQUE. Saint-Exupèry, Antoine de (1900-1944). Disponível em: https://mediatheque.sainthilairederiez.fr/node/254231.

LE FIGARO. Antoine de Saint-Exupéry a dit… Disponível em: http://evene.lefigaro.fr/citations/antoine-de-saint-exupery.

MULLER, Caroline Appel; LIMA, Indianara Mafra de. Antoine de Saint-Exupéry: uma análise das escolhas simbólicas na obra O pequeno príncipe. 2017. Monografia (Licenciatura em Letras) – Departamento Acadêmico de Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.   

Publicado por Warley Souza

Artigos Relacionados

Alexandre Dumas
Conheça o escritor francês e romântico Alexandre Dumas. Saiba quais são as principais características de suas obras e veja algumas frases do autor.
Charles Baudelaire
Conheça o escritor francês Charles Baudelaire. Saiba quais são as principais características de suas obras. Leia algumas frases do autor.
Gustave Flaubert
Saiba quem é Gustave Flaubert e as características de suas obras. Veja também algumas frases do autor.
Júlio Verne
Saiba quem é o escritor francês Júlio Verne. Veja quais são as características de suas principais obras e, além disso, conheça algumas frases do autor.
Literatura fantástica
Conheça as características da literatura fantástica. Veja quais são as obras e os autores mais conhecidos da literatura fantástica no Brasil e no mundo.
Marcel Proust
Saiba quem foi o famoso autor francês Marcel Proust. Conheça as principais características de suas obras. Além disso, leia algumas frases desse romancista.
Victor Hugo
Conheça Victor Hugo, grande nome do romantismo francês. Conheça seu estilo literário, e veja quais obras ele escreveu. Leia algumas de suas frases.
Émile Zola
Conheça um pouco da biografia de Émile Zola e o estilo de suas obras. Leia também um resumo de “Germinal”.
video icon
Ilustração da imagem de Dom Pedro I ao lado do escrito"Primeiro Reinado".
História
Primeiro Reinado: características gerais
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características do Primeiro Reinado (1822–1831) do imperador d. Pedro I. Confira também no nosso canal outras informações sobre o Primeiro Reinado e o Império Brasileiro.