Whatsapp icon Whatsapp

Bernardo Carvalho

Bernardo Carvalho é um famoso autor fluminense cujos livros fazem parte da literatura contemporânea brasileira. Seu livro mais conhecido é o romance Nove noites.
Fotografia de Bernardo Carvalho, escritor brasileiro cujas obras fazem parte da literatura contemporânea brasileira.
Bernardo Carvalho é um escritor brasileiro cujas obras fazem parte da literatura contemporânea brasileira. [1]

Bernardo Carvalho é um escritor brasileiro. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 5 de setembro de 1960. Mais tarde, fez faculdade de Jornalismo, estudou Cinema e foi correspondente internacional do jornal Folha de S. Paulo. Desde a década de 1980, fixou residência na cidade de São Paulo.

O autor ficou conhecido quando publicou, em 2002, o romance Nove noites, que conta uma história fictícia baseada no suicídio de um personagem real, o antropólogo estado-unidense Buell Quain. Os livros de Carvalho dialogam com a narrativa policial, alimentam um clima de mistério e evidenciam o vazio existencial contemporâneo.

Leia também: Milton Hatoum — outro escritor cujas obras fazem parte da literatura contemporânea brasileira

Resumo sobre Bernardo Carvalho

  • Bernardo Carvalho é um autor brasileiro.

  • Nasceu em 1960, no Rio de Janeiro.

  • Além de escritor, ele tem formação em Jornalismo e Cinema.

  • Seus livros fazem parte da literatura contemporânea do Brasil.

  • As obras do autor mesclam ficção e realidade, em tramas misteriosas.

  • A obra mais conhecida desse escritor é o romance Nove noites.

Biografia de Bernardo Carvalho

Nascimento de Bernardo Carvalho

Bernardo Carvalho nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 5 de setembro de 1960. Seu interesse pela literatura ocorreu tarde, quando o autor tinha mais de 20 anos de idade. Isso porque Carvalho tinha mais interesse em cinema. Porém, quando descobriu a literatura, tornou-se um apaixonado pelos livros.

Vida acadêmica e carreira de Bernardo Carvalho

Bernardo Carvalho ingressou no curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Formado em 1983, mudou-se para a cidade de São Paulo, onde fixou residência. Ali, conseguiu trabalho no jornal Folha de S. Paulo, em 1986. Nesse periódico, foi editor do caderno “Folhetim” e também atuou como correspondente internacional na França, Inglaterra e nos Estados Unidos.

O escritor concluiu seu mestrado em Cinema no ano de 1993, pela Universidade de São Paulo. E, apesar de ter publicado sua primeira obra literária em 1993 — o livro de contos Aberração —, foi somente em 2002 que o autor passou a ser conhecido, a partir da publicação do romance Nove noites.

Em 2006, Bernardo Carvalho participou de um projeto do Teatro da Vertigem, sendo o responsável pela dramaturgia do espetáculo BR-3. No mais, os livros do autor foram traduzidos em países como França, Alemanha e Suécia. Atualmente, Carvalho é colunista do jornal Folha de S. Paulo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características literárias de Bernardo Carvalho

As obras de Bernardo Carvalho fazem parte da literatura contemporânea brasileira. Elas apresentam linguagem mais objetiva. Seus personagens são pessoas comuns, inadaptadas, que buscam um motivo para existir. As narrativas do autor mesclam ficção e realidade, discutem a sexualidade e mostram o vazio existencial da contemporaneidade.

São narrativas fragmentadas, que privilegiam o mistério e dialogam com o gênero policial. O homoerotismo está presente em algumas histórias, além da visão cosmopolita. É possível observar também o viés antropológico e etnográfico, bem como elementos de narrativas de viagem, protagonizadas por um sujeito em trânsito.

Veja também: Marcelo Rubens Paiva — escritor da literatura brasileira contemporânea cujas obras apresentam traços autobiográficos

Obras de Bernardo Carvalho

Contos de Bernardo Carvalho

  • Aberração (1993).

Romance de Bernardo Carvalho

  • Onze (1995).

  • Os bêbados e os sonâmbulos (1996).

  • Teatro (1998).

  • As iniciais (1999).

  • Medo de Sade (2000).

  • Nove noites (2002).

  • Mongólia (2003).

  • O sol se põe em São Paulo (2007).

  • O filho da mãe (2009).

  • Reprodução (2013).

  • Simpatia pelo demônio (2016).

  • O último gozo do mundo (2021).

  • Os substitutos (2023).

Análise da obra Nove noites, de Bernardo Carvalho

Capa do livro “Nove noites”, de Bernardo Carvalho, publicado pela editora Companhia das Letras.
Capa do livro Nove noites, de Bernardo Carvalho, publicado pela editora Companhia das Letras. [2]

Nove noites é o mais conhecido romance de Bernardo Carvalho. É uma narrativa de mistério, que busca desvendar os fatos que cercam a morte do antropólogo estado-unidense Buell Quain (1912-1939). Apesar de ser uma obra ficcional, o autor parte de um fato real, ou seja, a morte desse antropólogo em 2 de agosto de 1939.

Desse modo, a narrativa possui uma linguagem jornalística, em que um dos narradores se confunde com o próprio autor em busca da verdade. Esse narrador fica sabendo da existência de Quain ao ler um artigo de jornal, em 2001. Intrigado com o seu suicídio, inicia uma investigação para entender o motivo de Buell escolher a morte.

O outro narrador do romance é o personagem Manoel Perna. No livro, ele é apresentado como um amigo do antropólogo Buell Quain. Perna nos conta sobre as nove noites em que conviveu mais intimamente com o protagonista, na cidade de Carolina. Quando se matou, Buell contava com 27 anos de idade.

Nessa ocasião, ele pesquisava os costumes de certa tribo indígena brasileira. Os narradores do romance procuram reconstruir a história desse personagem a partir de fragmentos de sua existência. Por fim, nesse romance não há apenas fatos reais da vida do protagonista, mas também da vida do autor da obra.

Prêmios de Bernardo Carvalho

  • Portugal Telecom de Literatura (2003).

  • APCA (2003).

  • Jabuti (2004, 2014).

Créditos de imagem

[1] Georges Seguin / Wikimedia Commons (reprodução)

[2] Editora Companhia das Letras (reprodução)

Fontes

AASP. Café Pauliceia: entrevista com o autor Bernardo Carvalho. Disponível em: https://www.aasp.org.br/em-pauta/cafe-pauliceia-bernardo-carvalho/.

BARILE, João Pombo. Os perigos da literatura pop. O Tempo, 28 abr. 2008.

ESTEVÃO, Adriane Gisele. Aberração, de Bernardo Carvalho: breves considerações. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓLETRAS, 7., 2010, Jacarezinho. Anais […]. Jacarezinho: Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2010.

FIRMINO, Caroline. Valor e paranoia em Bernardo Carvalho. 2004. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira e Teoria Literária) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

FREITAS, Amanda Lopes de. Mors certa, hora incerta: figurações da morte em Bernardo Carvalho e Javier Marías. 2023. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

MATA, Anderson Luís Nunes da. À deriva: espaço e movimento em Bernardo Carvalho. Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 2, n. 2, abr./ jun. 2005.

TONETO, Diana Junkes Martha. Duas fábulas de cidade: configurações do espaço urbano em Bernardo Carvalho e João Cabral de Melo Neto. Gragoatá, Niterói, n. 33, p. 201-219, jul./ dez. 2012.    

Publicado por Warley Souza

Artigos Relacionados

1º de maio – Dia da Literatura Brasileira
Conheça mais sobre o Dia da Literatura Brasileira: sua origem, o que se comemora nele, e principais autores e obras da nossa literatura.
Caio Fernando Abreu
Clique aqui e saiba quem foi o escritor brasileiro Caio Fernando Abreu. Conheça as principais características de suas obras.
Conceição Evaristo
Saiba quem é Conceição Evaristo. Veja quais são suas obras publicadas. Leia alguns de seus poemas mais conhecidos.
Luis Fernando Verissimo
Clique aqui e saiba detalhes sobre a vida de Luis Fernando Verissimo, o escritor considerado um dos maiores cronistas e cartunistas brasileiros.
Marcelo Rubens Paiva
Clique aqui, conheça o escritor brasileiro Marcelo Rubens Paiva e saiba quais são suas principais obras.
Milton Hatoum
Conheça o escritor brasileiro Milton Hatoum, veja as principais características de suas obras e saiba do que trata seu romance “Relato de um certo Oriente”.
Romance
Aprenda o que é o gênero romance. Conheça suas principais características e seus elementos constituintes. Saiba quais são os tipos de romance que existem.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Ângulos notáveis na trigonometria" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Ângulos notáveis na trigonometria
Nessa aula veremos que os ângulos notáveis na trigonometria do triângulo retângulo são os de 30º, 45º e 60º. Além disso, veremos de onde saem esses valores.