Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa é um famoso escritor e desenhista brasileiro. Ele nasceu na cidade de Santa Isabel, em São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935. Mais tarde, se mudou para a cidade de São Paulo, trabalhou no jornal Correio da Manhã e criou os personagens da revistinha em quadrinhos Turma da Mônica.
As histórias em quadrinhos do autor mostram o universo infantil brasileiro, com muito humor e reflexão. Seus personagens mais famosos são Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão. Outros personagens de destaque são Chico Bento, Bidu, Franjinha e Penadinho. Mauricio de Sousa fundou a Mauricio de Sousa Produções.
Leia também: Ziraldo — outro famoso autor brasileiro de histórias em quadrinhos
Resumo sobre Mauricio de Sousa
- Mauricio de Sousa é um autor brasileiro de histórias em quadrinhos.
- Ele nasceu em 1935.
- O escritor e desenhista é empresário e criador da Turma da Mônica.
- As obras de Mauricio de Sousa apresentam humor e o cotidiano infantil.
- Seus personagens mais conhecidos são Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão.
Biografia de Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa nasceu na cidade de Santa Isabel, no estado de São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935. Ainda na infância, se mudou para Mogi das Cruzes. Nessa época, lia quadrinhos de Mandrake e Flash Gordon. Quando seu pai conseguiu emprego em uma rádio na cidade de São Paulo, a família se mudou para lá.
Nessa cidade, o escritor estudou no Externato São Francisco. Em 1959, buscava trabalho como quadrinista nos jornais da época, mas conseguiu apenas um emprego como repórter policial na Folha da Manhã. Com o tempo, passou a publicar tirinhas com personagens como Bidu e Franjinha.
Em 1962, o escritor, desenhista e empresário criou a Bidulândia Serviços de Imprensa, em Mogi das Cruzes. Essa empresa possuía uma equipe de criação. Com o crescimento do negócio, a empresa passou a ter sede na cidade de São Paulo. Antes do Golpe Militar de 1964, Mauricio foi diretor da Associação dos Desenhistas de São Paulo.
No final da década de 1960, o autor deu início à publicação da revistinha em quadrinhos Turma da Mônica, por meio da editora Abril. O sucesso de seu empreendimento permitiu que, em 1979, Maurício de Sousa conseguisse um espaço no Museu de Arte de São Paulo para a exposição Mônica no MASP.
Entre 1987 e 2006, manteve contrato com a editora Globo. Decidiu então publicar suas revistinhas pela editora Panini. Em 2011, Mauricio de Sousa tomou posse na Academia Paulista de Letras. Atualmente, a obra do autor é conhecida mundialmente. Dessa forma, Mauricio de Sousa foi bem-sucedido não só como artista, mas também como empresário.
Veja também: Você sabe o que é uma charge?
Quais as características das obras de Mauricio de Sousa?
As histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa fazem parte da literatura infantil brasileira. Seus personagens, alguns deles já bastante famosos, têm características muito particulares que os diferenciam uns dos outros. Por exemplo, a Mônica é dentuça e irritada, já o Cebolinha possui cinco fios de cabelo e troca o “r” pelo “l” etc.
As histórias de Mauricio de Sousa refletem sobre as relações interpessoais, o valor da amizade e trazem outros acontecimentos do cotidiano das crianças brasileiras. O humor é um grande atrativo para leitoras e leitores de suas obras. Além disso, suas histórias em quadrinhos valorizam a cultura nacional.
Com o passar dos anos, as revistinhas do autor foram trazendo uma maior diversidade de personagens em prol da representatividade. Apesar disso, a neutralidade política sobressai, já que o entretenimento é o objetivo principal das obras do autor, as quais têm grande apelo visual.
Personagens de Mauricio de Sousa
- Mônica.
- Cebolinha.
- Magali.
- Cascão.
- Chico Bento.
- Bidu.
- Franjinha.
- Horácio.
- Papa-Capim.
- Pelezinho.
- Penadinho.
Principais obras de Mauricio de Sousa
- Turma da Mônica.
- Turma do Chico Bento.
- Turma do Bidu.
- Turma da Tina.
- Turma do Penadinho.
- Nico Demo.
- Os Sousa.
Prêmios e homenagens a Mauricio de Sousa
- No Brasil:
- Medalha dos Direitos Humanos (1998).
- Prêmio de Literatura Infantil da ABL (1999).
- Prêmio Destaque de Comércio Exterior (2002).
- Na Itália:
- Prêmio Gran Guinigi (1971).
- Troféu Yellow Kid (1971).
- Prêmio Pulcinella (2011).
- Nos Estados Unidos:
- Medalha de Campeão de Saúde das Américas da PAHO (2002).
- Na França:
- Medalha de Vermeil (2008).
Saiba mais: Qual é o livro mais famoso de Monteiro Lobato?
Mauricio de Sousa na atualidade
Mauricio de Sousa tem quase 90 anos de idade e continua trabalhando. É escritor, desenhista e dono da empresa Mauricio de Sousa Produções. Com 88 anos, lançou o livro Como educar seu cãozinho, no qual participou como ilustrador. Ele está presente nas principais redes sociais.
Créditos das imagens
[1] Photocarioca/ Shutterstock
[3] Maurício de Sousa Produções (reprodução)
Fontes
ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS. Mauricio de Sousa: principais prêmios, títulos e homenagens. Disponível em: http://www.academiapaulistadeletras.org.br/academicos.asp?temp=10&materia=28.
COUTINHO, T. S. O caipira Chico Bento e a preservação do nacional na obra de Mauricio de Sousa. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
GRAÇAS, V. C. R. das. A tradução dos regionalismos presentes na fala do personagem Chico Bento. 2023. TCC (Bacharelado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2023.
KULITZ, L. B. von. Mauricio de Sousa e a natureza do reconhecimento artístico. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, 2024.