Números cardinais

Números cardinais são os números que expressam quantidade e estão sempre presentes no nosso cotidiano. Os números cardinais estão presentes quando dizemos que “existem 24 alunos na minha turma”, ou quando dizemos que “há 6 ovos na geladeira”, ou seja, qualquer situação que envolva contagem de objetos ou elementos. Os números cardinais podem ser representados pelos algarismos ou pela escrita por extenso, por exemplo: “estou de jejum faz sete dias”.

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Leia também: Afinal, o que são os números?

Resumo sobre números cardinais

  • Números cardinais indicam quantidade.
  • Os números cardinais servem para contar objetos e outros elementos.
  • Podem ser representados por algarismos (7) ou por extenso (sete).
  • São fundamentais tanto na Matemática quanto no cotidiano.
  • Além dos números cardinais, existem os números ordinais.
  • A diferença é que os números ordinais expressam ordem, como: primeiro, segundo e terceiro.

O que são números cardinais?

Exemplos de números cardinais: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0.
Os números cardinais são os números que utilizamos para fazer contagem no dia a dia.

Os números cardinais são os números utilizados no nosso dia a dia para expressar quantidades. Existe uma grande necessidade de quantificar os objetivos, sendo assim, os números cardinais são utilizados a todo instante na Matemática e nas nossas vidas.

Podemos dizer que “este ano tenho 12 disciplinas para estudar” ou que “há 6 tomates na geladeira”, tanto o 12 quanto 6 são exemplos de números cardinais, pois note que eles estão expressando a quantidade de disciplinas e a quantidade de tomates respectivamente.

Sabemos que os números cardinais são a base da Matemática. Foi pela necessidade de quantificar objetos que surgiram as primeiras noções de álgebra, que foram se desenvolvendo, como nas operações básicas, entre outras aplicações.

  • Exemplos:
    • Comprei 6 pacotes de figurinhas. (6 é um número cardinal.)
    • Há vinte e quatro competidores no campeonato de xadrez estadual. (Vinte e quatro é um número cardinal.)
    • Nossa empresa de culinária ganhou treze prêmios no ano passado. (Treze é um número cardinal.)

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Lista de números cardinais

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  • 16       
  • 17       
  • 18       
  • 19       
  • 20
  • 30       
  • 40       
  • 50       
  • 60       
  • 70       
  • 80       
  • 90       
  • 100
  • 110     
  • 120     
  • 130     
  • 140     
  • 150     
  • 160     
  • 170     
  • 180     
  • 190     
  • 200
  • 300     
  • 400     
  • 500     
  • 600     
  • 700     
  • 800     
  • 900     
  • 1000
  • 1100   
  • 1200   
  • 1300   
  • 1400   
  • 1500   
  • 1600   
  • 1700   
  • 1800   
  • 1900   
  • 2000
  • 3000   
  • 4000   
  • 5000   
  • 6000   
  • 7000   
  • 8000   
  • 9000   
  • 10.000
  • 11.000
  • 12.000
  • 13.000
  • 14.000
  • 15.000
  • 16.000
  • 17.000
  • 18.000
  • 19.000
  • 20.000
  • 100.000
  • 1.000.000
  • 1.000.000.000

Veja também: Números decimais — os números que possuem vírgula, representante de uma parte não inteira

Números cardinais por extenso

Além da representação dos números por meio dos algarismos, podemos também escrevê-los por extenso:

1

Um

2

Dois

3

Três

4

Quatro

5

Cinco

10

Dez

15

Quinze

20

Vinte

30

Trinta

40

Quarenta

50

Cinquenta

60

Sessenta

70

Setenta

80

Oitenta

90

Noventa

100

Cem

200

Duzentos

300

Trezentos

400

Quatrocentos

500

Quinhentos

600

Seiscentos

700

Setecentos

800

Oitocentos

900

Novecentos

1000

Mil

10.000

Dez mil

100.000

Cem mil

1.000.000

Um milhão

Diferença entre números cardinais e ordinais

Os números cardinais são utilizados para expressar quantidades, já os números ordinais são utilizados para representar ordem, indicam posição ou sequência.

Os números cardinais estão presentes quando dizemos que “existem 30 pessoas naquela sala”, ou quando dizemos que “há 10 pães na mesa”, ou seja, qualquer situação que envolva contagem de objetos ou elementos.

Os números ordinais estão presentes quando precisamos ordenar qualquer coisa, como, em uma competição, quando dizemos que “o ciclista chegou em quarto lugar na corrida”, ou na frase “a minha nota foi a terceira maior da sala”. Tanto “o quarto” quanto “a terceira” expressam uma ordem.

  • Exemplos:
    • Marcela tem 8 pares de sapatos. (8 é um número cardinal.)
    • Kárita tem 4 cachorros e 3 gatos de estimação. (4 e 3 são números cardinais.)
    • Hoje é a minha décima semana de jejum. (Décima é um número ordinal.)
    • Ontem foi a 3ª vez que fui ao oftalmologista este ano. (3ª é um número ordinal.)

Acesse também: Números ordinais — mais detalhes sobre os números que expressam ordem

Exercícios sobre números cardinais

Questão 1

Na frase: “Estou indo para Goiânia 4 vezes por mês para comprar produtos para repor o estoque da loja”, podemos afirmar que, nesse contexto, o número 4 representa:

A) um número ordinal.

B) um número cardinal.

C) um número decimal.

D) um número irracional.

Resolução:

Alternativa B.

Note que 4 representa uma quantidade, no caso, a quantidade de vezes por mês que o sujeito da frase vai para a cidade de Goiânia; sendo assim, 4 é um número cardinal.

Questão 2

Analise a frase:

Nesta sexta-feira, Marcelo e Renata completarão 25 anos de casados e farão a 5ª viagem internacional sozinhos para comemorar o tempo de casamento.

Os números 25 e 5ª são, respectivamente:

A) cardinal e cardinal.

B) ordinal e ordinal.

C) ordinal e cardinal.

D) cardinal e ordinal.

Resolução:

Alternativa D.

Note que 25 expressa a quantidade de anos, já 5ª expressa uma ordem; sendo assim, temos, respectivamente, um número cardinal e um ordinal.

Fontes

SANGIORGI, Osvaldo. Matemática: curso moderno. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1964.

FREGE, Gottlob. Os fundamentos da aritmética: uma investigação lógico-matemática sobre o conceito de número. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: Editora UNESP, 1995.

Escritor do artigo
Escrito por: Raul Rodrigues de Oliveira Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Atua como professor do programa PIC Jr. (OBMEP) e como professor preceptor do programa Residência Pedagógica. Também é professor concursado da Seduc-GO, gestor escolar e produtor de conteúdo didático.

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