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Números ordinais

Números ordinais são aqueles números que expressam ordem, como 1º (primeiro) e 1ª (primeira). Utilizamos os números ordinais constantemente no dia a dia.
Números ordinais expressam ordem.
Números ordinais expressam ordem.

Números ordinais são os números que expressam ordem. Assim, podem representar a posição de determinado objeto em uma sequência bem definida, como andares de um prédio, posição de um atleta em uma competição, entre outras situações.

Para expressar um número ordinal, escrevemos o número seguido dos símbolos º ou ª, conhecidos como marcadores ordinais, por exemplo:

  • 1º – primeiro;

  • 2º – segundo;

  • 15ª – décima quinta.

Leia também: Quando os números surgiram?

Resumo sobre números ordinais

  • Quando o número representa ordem, ele é conhecido como número ordinal.

  • Representamos um número ordinal escrevendo seus algarismos seguidos dos símbolos ° ou ª.

  • Exemplos de números ordinais:

    • 1º → primeiro;

    • 1ª → primeira;

    • 3º → terceiro;

    • 3ª → terceira;

    • 15º → décimo quinto;

    • 15ª → décima quinta.

  • A diferença entre o número ordinal e o cardinal é que o ordinal expressa ordem e o cardinal expressa quantidade ou medida.

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O que são números ordinais?

Os números ordinais são utilizados no dia a dia para expressar a ordem de elementos em uma sequência. Seu emprego é bastante comum como, por exemplo, em posição de chegada dos competidores de uma corrida (1º lugar, 2º lugar, 3º lugar), ou para ordenar as chamadas dos candidatos de um concurso (1ª chamada, 2ª chamada, 3ª chamada).

Escrita dos números ordinais

Vejamos os nomes por extenso de alguns números ordinais.

Primeiro → 1º

Segundo → 2º

Terceiro → 3º

Quarto → 4º

Quinto → 5º

Sexto → 6º

Sétimo → 7º

Oitavo → 8º

Nono → 9º

Décimo → 10º

Décimo primeiro → 11º

Décimo segundo → 12º

Décimo terceiro → 13º

.

.

.

Décimo nono → 19º

Vigésimo → 20º

Assim como nos valores que há 10 dezenas, em que escrevemos décimo mais a unidade, isso se repete entre o vigésimo (20º) e trigésimo (30º), entre o trigésimo (30º) e quadragésimo (40º), e assim sucessivamente.

É bastante comum vermos os números ordinais por extenso em frases do dia a dia, por exemplo:

  • Foi efetuado o pagamento do décimo terceiro salário.

  • O jogador perdeu o terceiro gol.

Leia também: Curiosidades sobre os números

Listagem de números ordinais de 1 a 1000

1º – primeiro
2º – segundo
3º – terceiro
4º – quarto
5º – quinto
6º – sexto
7º – sétimo
8º – oitavo
9º – nono
10º – décimo
11º – décimo primeiro
12º – décimo segundo
13º – décimo terceiro
14º – décimo quarto
15º – décimo quinto
16º – décimo sexto
17º – décimo sétimo
18º – décimo oitavo
19º – décimo nono
20º – vigésimo
21º – vigésimo primeiro
22º – vigésimo segundo
23º – vigésimo terceiro
24º – vigésimo quarto
25º – vigésimo quinto
26º – vigésimo sexto
27º – vigésimo sétimo
28º – vigésimo oitavo
29º – vigésimo nono
30º – trigésimo
40º – quadragésimo
50º – quinquagésimo
60º – sexagésimo
70º – septuagésimo
80º – octogésimo
90º – nonagésimo
100º – centésimo
200º – ducentésimo
300º – tricentésimo
400º – quadringentésimo
500º – quingentésimo
600º – sexcentésimo
700º – septingentésimo
800º – octingentésimo
900º – nongentésimo
1000º – milésimo

Números ordinais e números cardinais

O número ordinal é aquele que expressa ordem; sabemos que existe uma sequência quando há uma representação de um número ordinal. Já o número cardinal é aquele que representa uma quantidade absoluta. Vivemos cercados de quantidades expressas por meio de um número cardinal.

Exemplos:

  • Ocorreram 1230 assaltos em uma região.

  • Essa árvore tem 120 anos.

  • Existem 9 processos contra o deputado da cidade.

Em todos os exemplos listados, os números expressam uma quantidade absoluta, e por isso são conhecidos como cardinais.

Leia também: Sistemas de numeração — o modo como cada civilização organiza os números

Exercícios resolvidos sobre números ordinais

Questão 1

Durante o horário do almoço em uma escola, os professores que ministram aula à tarde levam suas marmitas para serem esquentadas no micro-ondas da cantina. Cada um gasta 5 minutos para esquentar a sua marmita, supondo que a professora Kamila esperou por meia hora, então, a sua posição na fila foi a:

A) quarta

B) quinta

C) sexta

D) sétima

E) oitava

Resolução:

Alternativa D

Sabemos que meia hora equivale a 30 minutos e que 30 : 5 = 6, logo, havia 6 pessoas na frente da professora Kamila, sendo assim, ela foi a 7ª (sétima) pessoa a esquentar a marmita.

Questão 2

Augusto está em uma fila da loteria. Quando ele chegou, havia 8 pessoas na sua frente, com o passar do tempo, 3 delas foram atendidas, mas entraram em sua frente mais 2 pessoas com senhas preferenciais. Então, a posição atual do Augusto na fila é a:

A) quinta

B) sexta

C) sétima

D) oitava

E) nona

Resolução:

Alternativa D

Como havia 8 pessoas na frente de Augusto, então ele inicialmente era o 9º, depois disso, foram atendidas 3 pessoas, porém entram mais 2 pessoas na frente dele, ou seja, 9 – 3 + 2 = 8. Assim, a posição atual de augusto é a 8ª (oitava).

Publicado por Raul Rodrigues de Oliveira

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