Números
Os números são uma das principais invenções humanas na Matemática, surgindo junto da escrita. No decorrer da história, a ideia de número foi se desenvolvendo de acordo com as necessidades do ser humano.
Com a invenção dos números, foi possível desenvolver calendários para contar horas, dias, meses e anos, contabilizar a quantidade de alimento, de animais, entre outras possibilidades. Atualmente, a importância dos números para o nosso cotidiano é inegável. Eles estão presentes a todo instante em nossas vidas, não só no calendário e na medida das horas, mas em diversas situações envolvendo grandezas.
Os algarismos que utilizamos hoje, chamados indo-arábicos, são 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Combinando esses algarismos, conseguimos representar qualquer quantidade. Com a evolução da sociedade e do interesse do ser humano pela Matemática, surgiram também os conjuntos numéricos.
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Resumo sobre números
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Os números são quantidades representadas por símbolos.
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Utilizamos os números em diversas situações para atender a necessidades do cotidiano.
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O desenvolvimento dos números acompanha o desenvolvimento da humanidade.
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Os principais conjuntos numéricos são:
- números naturais;
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números inteiros;
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números racionais;
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números irracionais;
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números reais.
O que são números?
Os números são símbolos utilizados na Matemática para fazer a representação de quantidades, medidas ou ordem. No nosso dia a dia, é bastante comum utilizarmos “primeiro”, “segundo”, “terceiro” e assim sucessivamente para representar ordem, nesse caso com os números que conhecemos como ordinais.
Usamos números também para expressar quantidade, sendo este o caso dos números cardinais. São inúmeras as situações de números que expressam quantidade, como, por exemplo, 3 irmãos, 2 carros ou 5 panelas. Os números também são utilizados para representar medidas: 5 quilos, 2 anos ou 3 meses. Nesse caso, utilizamos inclusive números decimais quando necessário (1,85 metro, por exemplo).
Atualmente, utilizamos os símbolos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 para representar as quantidades em um sistema decimal posicional. O sistema é denominado decimal porque possui dez símbolos e posicional porque a posição de cada algarismo é importante na construção de um número.
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Videoaula sobre o sistema numérico decimal
História dos números
O ser humano começou a contar antes mesmo de saber escrever e, para se comunicar, utilizava o próprio corpo, com o uso dos dedos das mãos para representar quantidades. Ao passar dos anos e o desenvolvimento da agricultura, o ser humano deixou de ser nômade e passou a precisar mais ainda dos números para controlar a quantidade de alimentos coletados, a quantidade de animais domesticados, entre outras situações.
Com o desenvolvimento das primeiras civilizações e a invenção da escrita, o ser humano já tinha bem formada a ideia de número, mas foi naquele momento que ele começou a criar símbolos para a representação dos números. Além dos símbolos, há também o sistema de numeração, que se refere à quantidade de símbolos utilizados, às repetições e à importância da ordem dos mesmos.
Ao longo da história, contamos com vários sistemas de numeração, sendo alguns com base decimal, outros com base 5 e até alguns com base 12. Atualmente, o sistema de numeração que utilizamos é o sistema de numeração decimal, em que a ordem é importante.
Há outro sistema de numeração comum no nosso cotidiano, que é o sistema de numeração romano, mas a utilização contemporânea deste se limita à representação de séculos e registros em alguns documentos oficiais. Essa limitação se dá porque com os algarismos indo-arábicos é possível representar números maiores e a realização de operações se dá mais facilmente.
Leia também: Sistemas de numeração — o modo como cada civilização organiza os números
Conjuntos numéricos
Durante o desenvolvimento da Matemática, surgiram os conjuntos numéricos. Assim como a ideia de número foi concebida para atender às necessidades do ser humano, seu avanço se deu de acordo com a evolução de nossa sociedade, tornando cada vez mais profundo nosso entendimento sobre os números.
Os principais conjuntos numéricos são:
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Conjunto dos números naturais (N)
O primeiro conjunto numérico é o dos números naturais. Ele diz respeito aos números que utilizamos naturalmente para realizar contagens. Como foi possível, por meio dos números naturais, desenvolver a noção de quantidade, estes foram os primeiros a serem inventados. O conjunto dos números naturais é composto por infinitos elementos. Vejamos a representação desse conjunto a seguir:
N = { 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 … }
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Conjunto dos números inteiros (Z)
O segundo conjunto numérico é o dos números inteiros, que é uma ampliação do conjunto dos números naturais. Os números inteiros surgem a partir da necessidade de representação de grandezas negativas, como saldos, temperaturas, entre outras. Esse conjunto também é infinito, sendo que todo número natural é também um número inteiro.
Z = {… – 3, – 2, – 1, 0, 1, 2, 3…}
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Conjunto dos números racionais (Q)
A partir da ampliação do conjunto dos números inteiros, se dá a formação do conjunto dos números racionais. Os números racionais são todos aqueles que podem ser representados como fração. Esse conjunto é composto por todos os números inteiros, os números decimais exatos e as dízimas periódicas. O conjunto surge para atender a necessidade de abarcar casos cujos resultados das divisões não são exatos.
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Conjunto dos números irracionais (I)
Diferentemente dos quadros citados, o conjunto dos números irracionais não é uma ampliação dos conjuntos anteriores. Durante a resolução de problemas envolvendo radiciação, foi possível perceber que a resposta de uma raiz não exata não é uma dízima periódica, e sim uma dízima não periódica.
Ao encontrar as dízimas não periódicas, constatou-se que não é possível representá-las como frações, o que tornou necessária a criação de um novo conjunto. Esse conjunto é formado por todos os números que não podem ser representados como fração, sendo eles as dízimas não periódicas e as raízes não exatas.
O conjunto dos números racionais e irracionais é disjunto, ou seja, não possui nenhum elemento em comum. Portanto, não existe um número que seja racional e irracional ao mesmo tempo.
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Números reais (R)
Para unir todos os números conhecidos em um único conjunto, surge, então, o conjunto dos números reais, que nada mais é que a união dos números racionais com os irracionais.
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Videoaula sobre conjuntos numéricos
Outros números
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Conjunto dos números complexos (C)
Com o avanço da Matemática, surgiu também o conjunto dos números complexos. O conjunto dos números complexos é uma nova ampliação do conjunto dos números reais. Nele, além dos números reais, estão representadas as raízes quadradas de números negativos.
Leia também: Números triangulares — aqueles que podem ser representados na forma de triângulos
Exercícios resolvidos sobre números
Questão 1
(Ieses) Leia as frases abaixo sobre teoria dos conjuntos e conjuntos numéricos:
I. No conjunto A = {5, 6, 7, 22, 45, 0} temos somente números naturais.
II. O número pi (3,1415926...) é um número racional.
III. No conjunto {-3, -5, -7, -9} temos somente números naturais e inteiros.
IV. Conjuntos disjuntos são aqueles que não possuem intersecção.
A sequência correta é:
A) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
B) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
C) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
D) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Resolução:
Alternativa A
I. Verdadeira
II. Falsa. As dízimas não periódicas são números irracionais.
III. Falsa. Há apenas números inteiros nesse conjunto.
IV. Verdadeira
Questão 2
Sobre os números, julgue as afirmativas a seguir:
I. Os primeiros algarismos da história são os que utilizamos até hoje.
II. Os números são utilizados para representar quantidades, ordem ou medidas.
III. O conjunto dos números reais é a união dos racionais com os irracionais.
Marque a alternativa correta:
A) Somente a afirmativa I é falsa.
B) Somente a afirmativa II é falsa.
C) Somente a afirmativa III é falsa.
D) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Resolução:
Alternativa A
I. Falsa. Ao longo da história, surgiram várias maneiras de representar os números, sendo que a usada atualmente não foi a primeira delas.
II. Verdadeira.
III. Verdadeira.