Whatsapp icon Whatsapp

Estudo de alguns Haletos

Haletos estão presentes na composição dos Lança-perfumes.
Haletos estão presentes na composição dos Lança-perfumes.

Os haletos participam da síntese de muitos compostos devido à sua alta reatividade, são muito usados em indústrias. Exemplos de haletos: Cloreto de etila, BHC, DDT.

Cloreto de etila: também chamado de cloro-etano, possui fórmula C2H5Cl, é um gás incolor que já foi empregado nos “lança-perfumes” em Carnavais, devido à sua ação como narcótico quando inalado. É usado na obtenção de chumbo-tetraetila (antidetonante da gasolina).

Tetracloreto de carbono: composto com fórmula CCl4 empregado em indústrias como solventes e na medicina.

Clorofórmio: nome popular do haleto tricloro-metano, fórmula: CHCl3. É um líquido incolor e volátil, possui ação anestésica e pode ser empregado como solvente.

DDT: essa sigla corresponde ao haleto Dicloro-Difenil-Tricloroetano que já foi muito usado como inseticida (desde 1942). O uso do DDT foi proibido por ser tóxico ao homem.

BHC: Benzeno-Hexa-Clorado é também um inseticida poderoso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Anilina
Fenilamina, Anilina, compostos aromáticos, líquido oleoso incolor, solúvel em álcool e éter, substância venenosa, alcatrão mineral, coramento de células para serem vistas ao microscópio, azul-de-metileno, sais de diazônio, Otto Unverdorben, destilação seca do anil ou do índigo.
Haletos orgânicos
Saiba mais sobre as reações que dão origem aos haletos orgânicos, quais são as regras de nomenclatura para esses compostos e suas aplicações comerciais.
Metanol
Neste texto você verá as principais propriedades, características, fontes de obtenção e aplicações do metanol.
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.