Anilina

A Anilina também é denominada de fenilamina, e pode ser considerada como um dos compostos aromáticos mais simples. É um composto orgânico que em seu estado puro, se apresenta como um líquido oleoso incolor, com um odor característico, tornando-se castanho em contato com o ar. É pouco solúvel em água e solúvel em álcool e éter.

A Anilina é uma substância muito venenosa, ocorre no alcatrão mineral, sendo utilizada na indústria da borracha e na síntese de fármacos e corantes. Esses corantes possuem cores intensas, um exemplo é o azul-de-metileno que é usado no coramento de células para serem vistas ao microscópio. A Anilina é também usada na produção de sais de diazônio e de medicamentos, possui fórmula C6H5NH2 :

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


           Anilina

A anilina pertence à classe orgânica das amidas e foi descoberta em 1826 por Otto Unverdorben (1806-1873) e foi inicialmente preparada a partir da destilação seca do anil ou do índigo.

Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Moléculas de alguns compostos da função dos aldeídos – metanal, etanal e etanodial
Aldeídos
Definição da função orgânica dos aldeídos, exemplos, principais propriedades e nomenclatura oficial e usual.
Haletos estão presentes na composição dos Lança-perfumes.
Estudo de alguns Haletos
Haletos Orgânicos, Cloreto de etila, chumbo-tetraetila, antidetonante da gasolina, Tetracloreto de carbono, Clorofórmio, DDT, BHC, Benzeno-Hexa-Clorado, inseticida, Dicloro-Difenil-Tricloroetano, lança-perfumes, narcótico, ação anestésica.
Haletos Orgânicos
Monoaletos, dialetos, trialetos, substituição de átomos de hidrogênio, derivados halogenados, átomos de halogênio, hidrocarbonetos, solventes orgânicos, pontos de fusão, massa molecular.
Estrutura molecular do Éter Etílico.
Éter Etílico
Éter Etílico, éter sulfúrico, éter dietílico, etoxietano, átomo de oxigênio ligado a dois grupos orgânicos, Valerius Cordus, reação de álcool etílico com ácido sulfúrico, extrema volatilidade, periculosidade do éter etílico, sintetizar a cocaína, provocar incêndios, solvente de resinas.
Brinquedo de PVC: este material oferece riscos?
Ftalatos
Ftalatos, o que são ftalatos, ftlalatos são tóxicos, tereftalato, utilização dos tereftalatos, PVC flexível, poli cloreto de vinila, ácido ftálico, éster, anel benzeno ligado a dois ácidos ftálicos, cancerígeno e broxante.
Polaridade de ácidos carboxílicos
Como saber quais ácidos são solúveis em água?
O primeiro corante sintético utilizado com sucesso no tingimento de tecidos foi uma amina que recebe o nome de N-metilbenzenoamina
Nomenclatura das aminas
Aprenda a realizar a nomenclatura das aminas primárias, secundárias e terciárias.
Corante azul de metileno destaca células para observação.
Aplicação das Aminas
Utilização das aminas, grupos orgânicos, Fenilamina, Anfetamina, Cafeína, Cocaína, alcatrão da hulha, produção de corantes, capacidade de oxidação, corar células animais, aumento da atividade do sistema nervoso, substância estimulante.
Enóis
Enóis são compostos orgânicos que apresentam em sua estrutura o grupo hidroxila ligado a um carbono insaturado e não aromático.
O etanol (usado como combustível) recebe esse nome por conter apenas dois átomos de carbono em sua estrutura
Nomenclatura dos álcoois
Veja como realizar a nomenclatura dos álcoois com ou sem a presença de ramificações e insaturações e aprenda a identificar quando são monoálcoois, poliálcoois ou álcoois cíclicos.
Estruturas químicas dos cloretos de ácidos carboxílicos: cloreto de etanoíla e cloreto de benzoíla.
Cloretos de ácidos carboxílicos
Conheça os derivados de ácidos carboxílicos denominados cloretos de ácido ou cloretos de acila.