Funções Orgânicas
A Química Orgânica estuda os compostos formados pelo carbono. Mas existem atualmente mais de 19 milhões de compostos orgânicos. Assim, para facilitar o estudo dessas substâncias, elas foram divididas em grupos chamados de funções orgânicas.
Cada função orgânica é composta por substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes. O que faz determinados compostos possuírem comportamento químico semelhante é a presença do mesmo grupo funcional, ou seja, um determinado agrupamento de átomos.
Por exemplo, todos os compostos orgânicos que pertencem ao grupo funcional dos álcoois apresentam a hidroxila (OH) ligada a um carbono saturado. Então, o grupo funcional dos álcoois é:
OH
|
— C —
|
Alguns exemplos de compostos que pertencem a essa função orgânica são:
Exemplos de álcoois
Observe que todos possuem o mesmo grupo funcional.
Porém, esse é apenas um exemplo de função orgânica, existem ainda os hidrocarbonetos, cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, aminas, amidas, éteres, ésteres, entre muitos outros.
Para ver qual é o grupo funcional de cada uma dessas funções orgânicas, as suas principais propriedades, exemplos de compostos, suas aplicações e como é realizada sua nomenclatura, acesse os textos desta seção e das subseções especificadas abaixo.