Ftalatos
Os Ftalatos têm essa denominação por causa do ácido de onde são retirados: ácido ftálico. A estrutura desse éster consiste em um anel benzeno ligado a dois ácidos ftálicos, veja:
Os ftalatos têm sua distribuição de forma variada, onde menos se espera lá estão eles, podem ser encontrados na água da chuva por exemplo. Mas esse composto já foi acusado de trazer malefícios a seres humanos, foi retratado como cancerígeno e broxante, estudos a cerca deste assunto foram realizados esclarecendo que o ftalato não causa nenhum desses males.
Tudo começou com a suspeita de que o ftalato proveniente dos tubos de PVC participava do processo de manufatura em laticínios. O pânico foi maior devido ao fato de que os maiores consumidores de leite são crianças e bebês, a mães ficaram ainda mais aterrorizadas quando souberam que o ftalato fazia parte da composição das embalagens para alimentos, ou seja, não era apenas o leite que apresentava riscos, mas praticamente todos os alimentos industrializados.
As pesquisas acerca desta suspeita se intensificaram a partir daí, e constataram o seguinte: o ftalato usado para fabricar as garrafas, embalagens é o tereftalato, este é fixado e integra o polímero de forma que não escapa em meio ao processo, sendo assim, não oferece risco algum.
Outra forma do ftalato é o PVC flexível, o PVC (poli cloreto de vinila) mais conhecido é usado em tubulações de residências para descarga e abastecimento de água, é empregado para estes fins porque consiste em um material sólido, rígido e resistente. Mas este mesmo PVC quando passa pelo processo de adição de ftalato se torna flexível, o que permite seu uso na fabricação de mangueiras, papel de parede, cortinas plásticas, cabos para eletricidade.
O PVC é misturado ao ftalato e não fixado, atua como lubrificante molecular, neste caso pode haver sim um desprendimento deste material em meio ao processo de utilização. Com se vê, perigosos ou não, os ftalatos se fazem a cada dia mais presentes em nossas vidas, daí o porque da necessidade de um estudo mais complexo deste assunto, que envolve a química orgânica e outras áreas.