Ftalatos

Os Ftalatos têm essa denominação por causa do ácido de onde são retirados: ácido ftálico. A estrutura desse éster consiste em um anel benzeno ligado a dois ácidos ftálicos, veja:



Os ftalatos têm sua distribuição de forma variada, onde menos se espera lá estão eles, podem ser encontrados na água da chuva por exemplo. Mas esse composto já foi acusado de trazer malefícios a seres humanos, foi retratado como cancerígeno e broxante, estudos a cerca deste assunto foram realizados esclarecendo que o ftalato não causa nenhum desses males.
Tudo começou com a suspeita de que o ftalato proveniente dos tubos de PVC participava do processo de manufatura em laticínios. O pânico foi maior devido ao fato de que os maiores consumidores de leite são crianças e bebês, a mães ficaram ainda mais aterrorizadas quando souberam que o ftalato fazia parte da composição das embalagens para alimentos, ou seja, não era apenas o leite que apresentava riscos, mas praticamente todos os alimentos industrializados.

As pesquisas acerca desta suspeita se intensificaram a partir daí, e constataram o seguinte: o ftalato usado para fabricar as garrafas, embalagens é o tereftalato, este é fixado e integra o polímero de forma que não escapa em meio ao processo, sendo assim, não oferece risco algum.

Outra forma do ftalato é o PVC flexível, o PVC (poli cloreto de vinila) mais conhecido é usado em tubulações de residências para descarga e abastecimento de água, é empregado para estes fins porque consiste em um material sólido, rígido e resistente. Mas este mesmo PVC quando passa pelo processo de adição de ftalato se torna flexível, o que permite seu uso na fabricação de mangueiras, papel de parede, cortinas plásticas, cabos para eletricidade.

O PVC é misturado ao ftalato e não fixado, atua como lubrificante molecular, neste caso pode haver sim um desprendimento deste material em meio ao processo de utilização. Com se vê, perigosos ou não, os ftalatos se fazem a cada dia mais presentes em nossas vidas, daí o porque da necessidade de um estudo mais complexo deste assunto, que envolve a química orgânica e outras áreas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Brinquedo de PVC: este material oferece riscos?
Brinquedo de PVC: este material oferece riscos?
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
O fenol comum é o hidrobenzeno mostrado acima
Fenóis
Veja qual é o grupo funcional dos fenóis, suas principais características e propriedades, bem como suas aplicações.
Haletos Orgânicos
Monoaletos, dialetos, trialetos, substituição de átomos de hidrogênio, derivados halogenados, átomos de halogênio, hidrocarbonetos, solventes orgânicos, pontos de fusão, massa molecular.
Estrutura molecular do Éter Etílico.
Éter Etílico
Éter Etílico, éter sulfúrico, éter dietílico, etoxietano, átomo de oxigênio ligado a dois grupos orgânicos, Valerius Cordus, reação de álcool etílico com ácido sulfúrico, extrema volatilidade, periculosidade do éter etílico, sintetizar a cocaína, provocar incêndios, solvente de resinas.
Acetona como removedor de esmalte
Acetonas
Clique aqui e conheça as características e utilizações das acetonas!
O metanol é usado como combustível de aviões a jato e em certos carros de corrida e aeromodelos que funcionam com motores à explosão
Metanol
Neste texto você verá as principais propriedades, características, fontes de obtenção e aplicações do metanol.
A anilina (fenilamina) é um corante sintético muito importante
Presença das aminas no cotidiano
Conheça algumas aplicações muito importantes das aminas no cotidiano, além da sua presença nos organismos vivos.
Os derivados do fenol, principalmente os cresóis, são muito usados em desinfetantes e bactericidas
Principais fenóis no cotidiano
Os fenóis são muito utilizados em nosso cotidiano. Conheça algumas dessas aplicações.
O principal representante dos álcoois é o etanol
Álcoois
Conheça o grupo funcional dos álcoois, sua nomenclatura e principais utilizações no cotidiano.
Anilina
Fenilamina, Anilina, compostos aromáticos, líquido oleoso incolor, solúvel em álcool e éter, substância venenosa, alcatrão mineral, coramento de células para serem vistas ao microscópio, azul-de-metileno, sais de diazônio, Otto Unverdorben, destilação seca do anil ou do índigo.
Ureia é a amida mais conhecida, pois participa da nutrição de animais e é excretada por nós, humanos.
Amidas
Clique aqui para saber mais sobre as amidas, funções nitrogenadas que apresentam em sua estrutura uma carbonila ligada a um nitrogênio. Veja aqui suas aplicações, nomenclatura, classificação, propriedades, grupo funcional, curiosidades e exemplos!