Compostos Orgânicos

Os compostos orgânicos são aqueles formados pelo elemento carbono. Eles estão presentes em compostos naturais vegetais e animais e também em compostos sintéticos.
Os compostos orgânicos estão presentes em organismos vegetais e animais, bem como em compostos artificiais ou sintéticos
Os compostos orgânicos estão presentes em organismos vegetais e animais, bem como em compostos artificiais ou sintéticos

Geralmente quando falamos em compostos orgânicos, vêm à mente de muitas pessoas os alimentos orgânicos vendidos em feiras, supermercados e muitas vezes mostrados em noticiários. Porém, nesses casos temos dois sentidos diferentes para o termo “orgânico”. Quando se fala em alimentos orgânicos, o intuito é aludir a vegetais que foram cultivados sem o uso de nenhum produto sintetizado em laboratório, como agrotóxicos, pesticidas, insumos artificiais, adubos químicos, drogas veterinárias, hormônios, antibióticos, organismos geneticamente modificados, radiação e aditivos químicos sintéticos, tais como corantes e aromatizantes.

Mas, mesmo os alimentos que não são considerados orgânicos nesse sentido mencionado, são constituídos de compostos orgânicos. Isso se dá porque eles podem ser definidos como substâncias formadas pelo elemento carbono. Os compostos inorgânicos são formados pelos demais elementos e por compostos do carbono que tenham origem mineral, como o carbonato de cálcio (CaCO3) presente no mármore, o diamante, a grafita, o monóxido de carbono (CO), entre outros.

Com exceção da água, a quase totalidade dos compostos formadores dos organismos animais e vegetais são compostos orgânicos. Por exemplo, em nosso organismo há mais de 60% em massa de compostos orgânicos. Alguns exemplos desses compostos naturais estão presentes na forma de: álcoois, açúcares, proteínas, lipídeos, vitaminas, enzimas, petróleos, óleos e gorduras. Isso é tão verdade que, inicialmente, o termo “orgânico” foi associado a compostos que somente podiam ser produzidos dentro dos organismos vivos.

Entretanto, esse conceito mudou quando se descobriu que existem sim muitos compostos orgânicos artificiais ou sintéticos, entre eles temos: plásticos, medicamentos, cosméticos, detergentes, produtos de limpeza, papéis, borrachas, tintas, produtos de higiene, pesticidas, fertilizantes agrícolas, fibras têxteis etc.

Realmente, hoje se sabe da existência de mais de 19 milhões de compostos orgânicos que além de tornar a nossa vida mais confortável, propiciam a própria existência e manutenção da vida no planeta. É bem verdade também que muitos compostos orgânicos podem trazer malefícios para a saúde, como as drogas, e até mesmo alguns são usados como armas químicas.

Por tudo isso, esses compostos mereceram uma seção separada em nosso site. Com os textos selecionados aqui você poderá conhecer melhor a composição deles, suas propriedades, formas de obtenção e aplicações no cotidiano.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos de Compostos Orgânicos

Hulha na forma natural.
Acetileno
Propriedades físicas do Acetileno, o que é o acetileno, composto acetileno, classe de alcinos, hidrocarbonetos acíclicos insaturados, ligação tripla, gás incolor, gás altamente combustível, presença de oxigênio, fabricação de solventes industriais, síntese de compostos orgânicos, carvão de pedra, hulha, carvão mineral, combustível fóssil.
A picada da formiga vermelha causa uma dor intensa, em razão da liberação do ácido metanoico.
Ácido Metanoico ou Ácido Fórmico
O ácido metanoico ou fórmico é um ácido carboxílico obtido a partir da destilação da formiga vermelha.
Exemplos de alimentos que são fontes de ácidos graxos ômega 3: linhaça, peixes gordurosos, alface, abóbora, sementes de abóbora, azeite e feijão
Ácidos graxos
O ômega 3 é um ácido graxo muito conhecido. Conheça outros compostos pertencentes a esse grupo, suas propriedades e fontes na alimentação.
A morfina é um alcaloide extraído da papoula
Alcaloides
Conheça os alcaloides, um grupo de aminas muito importante por sua aplicação na indústria farmacêutica e também que, infelizmente, tem sido utilizado como drogas.
Anilina
Fenilamina, Anilina, compostos aromáticos, líquido oleoso incolor, solúvel em álcool e éter, substância venenosa, alcatrão mineral, coramento de células para serem vistas ao microscópio, azul-de-metileno, sais de diazônio, Otto Unverdorben, destilação seca do anil ou do índigo.
O benzeno é um hidrocarboneto de fórmula C6H6 com vasta aplicação na área da Química Orgânica.
Benzeno
Que tal saber um pouco mais sobre o benzeno? Descubra sua aplicação na indústria e no dia a dia, suas características e os riscos que pode trazer à saúde humana.
Embora tenham a mesma fórmula molecular e ambas sejam glicídios, a frutose e a glicose são oses de classes diferentes.
Classificação dos Glicídios
Conheça a classificação dos glicídios, que apresenta como critério principal a ocorrência ou não de hidrólise de seus compostos.
Azeite de oliva: óleo ou gordura?
Classificação dos lipídios
Como saber se a estrutura orgânica se refere a óleo ou gordura?
O clorofórmio é um líquido incolor, volátil e altamente tóxico
Clorofórmio
Clorofórmio é um composto pertencente ao grupo dos haletos orgânicos. Seu nome químico é triclorometano (CHCl3).
Quais compostos químicos fazem parte desta estrutura?
Composição química de ácidos nucleicos
Conheça a base química da hereditariedade.
Cuidado, composto orgânico tóxico!
Compostos aromáticos tóxicos
Tome as precauções para não se intoxicar com essa classe de hidrocarbonetos
A glicose é um exemplo de composto do grupo das oses que está presente em uvas e em vários frutos.
Conceito e Nomenclatura das Oses
Conheça o que são as oses, também chamadas de monossacarídeos, quais são as regras de sua nomenclatura e como realizar a simplificação das suas fórmulas estruturais.
DDT provoca má formação de ovos.
DDT
Efeitos dessa substância no organismo.
Alcoolismo: doença que altera o humor.
Etanol e saúde
Etanol, compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional, hidroxila, carbonos saturados, bebidas alcoólicas, teor de etanol, danos irreversíveis ao cérebro, álcool no sangue.
O eteno é produzido pelas bananas para provocar o seu amadurecimento
Eteno
Conheça melhor o eteno ou etileno, o gás que provoca o amadurecimento das frutas e produz o plástico mais usado no mundo inteiro.
Estrutura molecular do Éter Etílico.
Éter Etílico
Éter Etílico, éter sulfúrico, éter dietílico, etoxietano, átomo de oxigênio ligado a dois grupos orgânicos, Valerius Cordus, reação de álcool etílico com ácido sulfúrico, extrema volatilidade, periculosidade do éter etílico, sintetizar a cocaína, provocar incêndios, solvente de resinas.
Os flavorizantes são responsáveis pelo sabor nos sorvetes.
Flavorizantes
Flavorizantes, acetato de benzila, aroma de jasmim, butanoato de etila, flavorizantes, substâncias responsáveis por agradáveis aromas, compostos orgânicos ésteres, Acetato de Pentila, Etanoato de octila, Heptanoato de etila, Acetato de etila.
Partes do corpo humano conservados em soluções de formol
Formaldeído
Clique e conheça as características do formaldeído e suas principais utilizações.
Brinquedo de PVC: este material oferece riscos?
Ftalatos
Ftalatos, o que são ftalatos, ftlalatos são tóxicos, tereftalato, utilização dos tereftalatos, PVC flexível, poli cloreto de vinila, ácido ftálico, éster, anel benzeno ligado a dois ácidos ftálicos, cancerígeno e broxante.
Gás CS como arma policial.
Gás CS
Você já ouviu falar do gás CS? E do gás lacrimogêneo? Confira aqui alguns efeitos desse gás!
O gás lacrimogêneo é utilizado por forças policiais de todo o mundo para dispersar pessoas em manifestações
Gás Lacrimogêneo
O gás lacrimogêneo é um composto orgânico do grupo dos haletos que causa reações involuntárias de lacrimejo.
O gás metano pode ser extraído do esterco bovino.
Gás Metano
Gás metano, composto orgânico, alcanos, gás incolor, gás inodoro, fermentação anaeróbica, Alessandro Volta, gás dos pântanos, ausência de oxigênio, esgoto, gás natural, petróleo, xisto betuminoso, hulha, gás natural, efeito estufa, sistema climático.
O Rio Tietê exala gás Sulfídrico.
Gás Sulfídrico
Gás Sulfídrico, decomposição de material orgânico provocada por ação bacteriana, gás com cheiro de ovo podre, gás que afeta as mucosas respiratória e ocular, Ong Consciec Ambiental, solução aquosa de Acetato de Chumbo, Rio Tietê.
A margarina é derivada de glicerídeos.
Glicerídeos
Glicerídeos, como se faz a margarina, classe de lipídios, glicerol e ésteres de ácidos graxos, ésteres de ácidos graxos insaturados, ácidos oléico e linoléico, glicerídeos sólidos, ácidos esteárico e palmítico, ácidos graxos saturados, hidrogenação e hidrólise alcalina.
Mel de abelhas contém frutose e glicose.
Glicídios
Moléculas orgânicas, principais tipos de glicídios, açúcares, samarídeos, carboidratos, hidratos de carbono, sacarose, amido, glicose, frutose, celulose, Oligossacarídeos, polissacarídeos.
A diabetes melitus é regulada com a aplicação de insulina.
Glicose e diabetes
Carboidrato, glicose, hipoglicemia, dextrosol, soro glicosado, melitus, insipidus, hiperglicemia, deficiência de insulina, pâncreas, metabolismo da glicose, produção do hormônio insulina, diabético, alterações neurológicas e circulatórias, hormônio antidiurético, disfunção na glândula hipófise.
A banana é rica em hidrato de carbono.
Hidrato de carbono
O que são hidratos de carbono, moléculas de carbono, carboidratos, glicídios, ação energética, alimentos ricos em carboidratos, alimentos de origem vegetal, características dos hidratos de carbono.
Situação de adrenalina.
Hormônio Adrenalina
Hormônio segregado pela porção medular das glândulas supra-renais, aceleração do ritmo cardíaco, aumento da pressão arterial, neurotransmissor do cérebro, estresse físico ou mental, receptores adrenérgicos, dilatação das pupilas e brônquios, infarto, japonês Jokichi Takamine.
A lactose é o açúcar natural do leite
Lactose
Clique e conheça as características e utilizações da lactose, substância que é conhecida como o açúcar do leite.
A insulina é formada pela ligação peptídica entre vários aminoácidos
Ligação peptídica
Clique e saiba todas as particularidades da ligação peptídica, interação entre dois ou mais aminoácidos que resulta na formação das proteínas.
Bala de menta: sabor característico do mentol.
Mentol
O mentol é responsável pela ação refrescante das pastilhas, balas e chicletes. Confira!
O metanol é usado como combustível de aviões a jato e em certos carros de corrida e aeromodelos que funcionam com motores à explosão
Metanol
Neste texto você verá as principais propriedades, características, fontes de obtenção e aplicações do metanol.
A anilina (fenilamina) é um corante sintético muito importante
Presença das aminas no cotidiano
Conheça algumas aplicações muito importantes das aminas no cotidiano, além da sua presença nos organismos vivos.
O etanol é o mais conhecido e utilizado de todos os álcoois
Principais Álcoois
Veja as fontes de obtenção, propriedade e aplicações dos principais álcoois utilizados em nosso cotidiano.
O formol usado como conservante de cadáveres para estudo em laboratórios possui como principal constituinte o metanal, um aldeído
Principais aldeídos no cotidiano
Você sabia que o formol usado para conservar cadáveres e na essência de baunilha possui aldeídos como principais constituintes? Saiba mais aqui!
Os derivados do fenol, principalmente os cresóis, são muito usados em desinfetantes e bactericidas
Principais fenóis no cotidiano
Os fenóis são muito utilizados em nosso cotidiano. Conheça algumas dessas aplicações.
A progesterona é o principal hormônio da gravidez
Progesterona
Conheça a função biológica e a estrutura química da progesterona, um hormônio sexual feminino.
A propanona é conhecida comercialmente como acetona e é usada como removerdor de esmaltes
Propanona ou Acetona
Conheça a composição química da acetona ou propanona, suas principais propriedades e modo de obtenção.
Os óleos de essências para perfumes extraídos de flores, frutas e vegetais contêm muitos terpenos
Terpenos – Alcadienos importantes em nossa vida
Conheça a classe orgânica dos terpenos, que são alcadienos muito utilizados em nosso cotidiano, principalmente em essências de perfumes e óleos vegetais.
Representação dos átomos presentes na molécula de THC
THC: composição química do principal componente da maconha
Conheça a composição química do principal componente da maconha: o THC!
video icon
Guia de Profissões
Guia de Profissões | Engenharia Elétrica: como é o curso e a profissão?
Quer ter mais informações sobre o curso de Engenharia elétrica e a profissão? Confira uma entrevista com o engenheiro eletricista Rangel Mendonça, que fala tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?