Óxidos em bebidas gaseificadas
Óxidos são compostos que apresentam oxigênio localizado à direita da fórmula. Um exemplo de óxido é o gás carbônico (CO2), também conhecido como dióxido de carbono, ele será nosso objeto de estudo nesse contexto.
Se alguém te dissesse que existe um óxido no refrigerante que você está ingerindo você acreditaria? Se não, é hora de fazer a prova. Com um procedimento bem simples é possível confirmar, veja como:
Material
- Bebida gaseificada (água mineral com gás ou refrigerante)
- Tubo flexível (canudo)
- Recipiente de vidro transparente (copo)
- Água de cal (cal usada em construção civil dissolvido em água).
Procedimento
1. Abra o frasco contendo a bebida gaseificada e introduza nele uma das extremidades do tubo flexível;
2. Coloque a água de cal no recipiente de vidro e mergulhe nele a outra extremidade do tubo;
3. Observe a mudança na coloração da solução de cal.
O processo pode ser representado pela seguinte equação:
CO2 + Ca (OH)2 → CaCO3 + H2O
Através da equação podemos notar a presença do dióxido de carbono, mas como visualizar no líquido a presença desse óxido? Na verdade, o produto CaCO3 (carbonato de cálcio) é uma prova disso, ele aparece como o sal insolúvel e branco que se deposita no fundo do recipiente e é resultado da junção de óxido que se desprende do refrigerante com a água de cal.
Agora você já sabe como identificar a presença de um composto químico em uma solução, a coloração turva que a solução adquire indica que existem mesmo óxidos em bebidas gaseificadas.
A química é surpreendente! Além de complementar a deliciosa bebida ainda nos permite saber os ingredientes que a compõe através de experimentos.
Veja mais!
Óxidos
Saiba mais sobre esta classe de compostos.