Elementos coesivos

Elementos coesivos são aqueles que auxiliam a coerência textual já que estabelecem relações de sentido entre os outros elementos do texto. A coesão textual pode ser obtida por meio da referenciação, que consiste na retomada de um termo anterior (anáfora) ou na menção a um termo posterior (catáfora), realizadas, normalmente, por meio de pronomes.

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Outro tipo de coesão textual é a sequenciação, feita por mecanismos tais como a reiteração lexical, a repetição de estrutura sintática, a paráfrase, os encadeamentos, além da manutenção e progressão temáticas. Portanto, um texto coeso é aquele que apresenta elementos referenciais e sequenciais.

Leia também: Coesão e coerência — diferenças, tipos e exemplos no texto

Resumo sobre elementos coesivos

  • Elementos coesivos são aqueles que permitem fazer a ligação ou relação entre palavras, frases e orações.
  • São elementos coesivos:
    • elementos de referenciação — retomam algo que já foi ou será expresso no texto, ou elementos extratextuais;
    • elementos de substituição  — usados para evitar repetições;
    • elipse — ocultação de um elemento facilmente identificado pelo leitor;
    • conjunção — classe gramatical que faz a ligação entre as palavras;
    • elementos de reiteração — retomam um termo por meio de sinônimos, hiperônimos ou nome genérico.
    • elementos de contiguidade — termos que fazem parte de um mesmo universo de significação.
  • Estes são os tipos de coesão:
    • referencial, obtida por meio dos elementos de referenciação;
    • sequencial, pautada nas relações semânticas de progressão textual.

Videoaula sobre elementos coesivos

Quais são os elementos coesivos?

Tipos de elementos coesivos.
Tipos de elementos coesivos.

→ Elementos de referenciação

Retomam algo já expresso no texto (anáfora) ou fazem menção a algo que vai ser expresso no texto (catáfora). Normalmente, esses elementos de referenciação são pronomes ou advérbios. Podem fazer também referência a algum elemento extratextual.

Vejamos este exemplo:

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Todos chegaram na hora: Armando, Deise e Maria. Eles eram irmãos e viviam em bairros diferentes. Estavam no cinema para assistir a um filme de Pedro Almodóvar.

Perceba que “todos” é um elemento catafórico, pois remete a algo que vai ser expresso no texto, ou seja, “Armando, Deise e Maria”. Já “eles” é um elemento anafórico, já que remete a algo já expresso no texto, isto é, “Armando, Deise e Maria”. Já “Pedro Almodóvar” é uma referência extratextual.

→ Elementos de substituição

São usados para evitar a repetição, de forma que um elemento do texto é substituído por outro:

Maria foi ao baile. E Joice também.

Observe que, ao utilizar o advérbio “também”, o enunciador evita repetir o predicado:

Maria foi ao baile. E Joice foi ao baile.

→ Elipse

Consiste na ocultação de um elemento facilmente identificado pelo(a) receptor(a) do texto. Por exemplo:

Eu já te disse que Joice vai [ao baile].

→ Conjunção

Classe de palavra responsável por fazer a ligação entre as palavras. Veja este exemplo:

Comprei um sanduíche, mas não quis comê-lo. Ele não estava com um cheiro bom. Como esse tipo de alimento para manter uma vida saudável, pois eu estava acima do peso. Também gosto de maçãs e laranjas.

No exemplo, conjunções foram usadas para manter a coesão textual: “mas”, “pois” e “e”.

Além das conjunções, outros elementos coesivos utilizados foram os pronomes “lo” e “ele”, a preposição “para” e o advérbio “também”.

→ Elementos de reiteração

São usados para retomar algum termo no texto e consistem na repetição de tal termo ou na utilização de sinônimo, hiperônimo ou nome genérico.

Observe estes exemplos:

A professora estava cansada. A professora corrigiu provas até a meia-noite.

A professora estava cansada. A mestra corrigiu provas até a meia-noite.

Comprei uma maçã. A fruta estava deliciosa.

Vi um homem na esquina. A pessoa observava uma casa abandonada.

→ Elementos de contiguidade

São palavras ou expressões que fazem parte de um mesmo universo de significação.

Observe este exemplo:

Professoras e professores chegaram à escola. Perceberam que as carteiras eram novas. Havia lousa digital. Alunas e alunos ficaram encantados.

Note que os termos destacados fazem parte de um mesmo universo, ou seja, o universo escolar.

→ Elementos coesivos nas partes de um texto

Por fim, os elementos coesivos podem ser usados, por exemplo, para fazer a ligação ou coesão entre as três principais partes de um texto:

  • introdução;
  • desenvolvimento;
  • conclusão.

Como exemplo, observe como Amanda Teixeira Zampiris, autora de uma redação nota 1000 do Enem de 2024, utiliza elementos coesivos entre os parágrafos de seu texto:

Na obra intitulada “Brasil, País do Futuro”, Stefan Zweig, autor austríaco, em sua visita ao Brasil, defendeu a ideia de que o país estava destinado a ser um dos mais importantes países do mundo no futuro. No entanto, 80 anos depois, as previsões do autor ainda não se concretizaram e os desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado — realizado por mulheres — são entraves para isso. Observa-se, assim, que isso ocorre porque a negligência governamental e a permanência histórica impedem a resolução da questão.

Sob este viés, é preciso atentar para a omissão estatal presente nessa problemática. Nessa perspectiva, o pensador Thomas Hobbes afirma que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil, pois a falta de atuação das autoridades corrobora a permanência do trabalho de cuidado não remunerado e mal pago realizado, principalmente, por mulheres — que inclui cuidar de crianças e idosos, bem como os afazeres domésticos —, visto que o Governo não tem cumprido seu papel no sentido de assegurar os direitos básicos a esse grupo social como o direito a um salário digno. Assim, as funções sociais e estatais são descumpridas, agravando o problema.

Outrossim, a permanência histórica é fator importante como constituinte desse imbróglio. Nesse sentido, consoante ao pensamento do antropólogo Claude Lévi-Strauss, só é possível compreender adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Desse modo, a questão da invisibilidade do trabalho de cuidado feito por mulheres majoritariamente pobres e vítimas de discriminação de gênero, mesmo que fortemente presente no século XXI, apresenta raízes indissociáveis à história brasileira — que foi marcada pelo machismo e pelo patriarcado —, uma vez que as atividades domésticas não pagas ainda são delegadas às pessoas do sexo feminino de forma quase que exclusiva.

Faz-se necessário, portanto, que meios sejam criados para intervir nesse óbice. Logo, o Governo Federal — órgão responsável pela administração federal em todo território nacional — deve estabelecer políticas públicas que garantam a remuneração e a valorização do trabalho de cuidado, por meio da utilização de verbas governamentais para o pagamento de salários. Tal ação deve ser realizada com a finalidade de mitigar a invisibilidade dos afazeres domésticos realizados pela mulher na sociedade brasileira e, consequentemente, combater as raízes históricas presentes nessa questão. Dessarte, o Brasil poderá se tornar um “País do Futuro”, como defendido por Stefan Zweig.

BRASIL. A redação do ENEM: cartilha do(a) participante 2024. Brasília: Inep, 2024.

Veja também: Como evitar a ambiguidade no texto?

O que são elementos coesivos?

Elementos coesivos estão relacionados a mecanismos de coesão textual, pois são utilizados para estabelecer uma ligação ou relação entre os elementos de um texto. Essa relação é uma das responsáveis pela construção da coerência textual, ou seja, do sentido do enunciado.

Tipos de coesão

→ Coesão referencial

Obtida por meio dos elementos de referenciação de um texto, os quais fazem retomadas de outros elementos textuais ou menção a elementos que vão ser mencionados no texto:

Mudei-me para este bairro faz dois anos. Há muitas lojas aqui. Além disso, há praças arborizadas e um espaço para caminhadas matinais. Mas algo me deixa chateado: não há coleta seletiva de lixo.

→ Coesão sequencial

Obtida por meio de mecanismos de sequenciação, ou seja, pautados nas relações semânticas de progressão textual. Assim, tais mecanismos consistem em:

  • Reiteração lexical:

Jurandir chamava, chamava, chamava, mas ninguém ouvia.

  • Repetição de estrutura sintática:

Somos muitos. Somos persistentes. Somos democratas.

  • Paráfrase:

Havia trinta pessoas na reunião, ou seja, todas as pessoas da cidadezinha estavam reunidas.

  • Encadeamentos linguísticos por meio de conectores:

Quando acordamos de manhã, se queremos ter um bom dia, ainda que seja difícil continuar, devemos pensar positivamente, é o que dizem os otimistas, mas eu não acredito neles.

  • Manutenção temática:

Professoras e professores chegaram à escola. Perceberam que as carteiras eram novas. Havia lousa digital. Alunas e alunos ficaram encantados.

  • Progressão temática:

A literatura é uma arte. A arte apresenta elementos que causam estranheza. O estranhamento pode ser obtido por meio de figuras de linguagem.

O livro está velho. Ele tem 30 centímetros de altura. O livro apresenta folhas amareladas.

Saiba mais: Quais conectivos usar na redação?

Exercícios resolvidos sobre elementos coesivos

Questão 1 (Enem)

Seu nome define seu destino. Será?

“O nome próprio da pessoa marca a sua identidade e a sua experiência social e, por isso, é um dado essencial na sua vida”, diz Francisco Martins, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e autor do livro Nome próprio (Editora UnB). “Mas não dá para dizer que ele conduz a um destino específico. É você quem constrói a sua identidade. Existe um processo de elaboração, em que você toma posse do nome que lhe foi dado. Então, ele pesa, mas não é decisivo”. De acordo com Martins, essa apropriação do nome se dá em várias fases: na infância, quando se desenvolve a identidade sexual; na adolescência, quando a pessoa começa a assinar o nome; no casamento, quando ela adiciona (ou não) o sobrenome do marido ao seu. “O importante é a pessoa tomar posse do nome, e não ficar brigando com ele.”

CHAMARY, J. V.; GIL, M. A. Knowledge, jul. 2010.

Pronomes funcionam nos textos como elementos de coesão referencial, auxiliando a manutenção do tema abordado. No trecho da reportagem, o vocábulo “nome” é retomado pelo pronome destacado em

A) “Seu nome define seu destino”.

B) “É você quem constrói a sua identidade”.

C) “Existe um processo de elaboração, em que você toma posse do nome [...]”.

D) “[...] você toma posse do nome que lhe foi dado”.

E) “[...] não ficar brigando com ele”.

Resolução:

Alternativa E.

O pronome “ele” substitui o substantivo “nome”, ou seja, faz uma retomada desse substantivo.

Questão 2 (Enem)

O senso comum é que só os seres humanos são capazes de rir. Isso não é verdade?

Não. O riso básico — o da brincadeira, da diversão, da expressão física do riso, do movimento da face e da vocalização — nós compartilhamos com diversos animais. Em ratos, já foram observadas vocalizações ultrassônicas — que nós não somos capazes de perceber — e que eles emitem quando estão brincando de “rolar no chão”. Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro, o rato deixa de fazer essa vocalização e a brincadeira vira briga séria. Sem o riso, o outro pensa que está sendo atacado. O que nos diferencia dos animais é que não temos apenas esse mecanismo básico. Temos um outro mais evoluído. Os animais têm o senso de brincadeira, como nós, mas não têm senso de humor. O córtex, a parte superficial do cérebro deles, não é tão evoluído como o nosso. Temos mecanismos corticais que nos permitem, por exemplo, interpretar uma piada.

Disponível em http://globonews.globo.com. Acesso em 31 maio 2012 (adaptado).

A coesão textual é responsável por estabelecer relações entre as partes do texto. Analisando o trecho “Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro”, verifica-se que ele estabelece com a oração seguinte uma relação de

A) finalidade, porque os danos causados ao cérebro têm por finalidade provocar a falta de vocalização dos ratos.

B) oposição, visto que o dano causado em um local específico no cérebro é contrário à vocalização dos ratos.

C) condição, pois é preciso que se tenha lesão específica no cérebro para que não haja vocalização dos ratos.

D) consequência, uma vez que o motivo de não haver mais vocalização dos ratos é o dano causado no cérebro.

E) proporção, já que à medida que se lesiona o cérebro não é mais possível que haja vocalização dos ratos.

Resolução:

Alternativa C.

A palavra “acontecendo”, nesse caso, tem o mesmo valor de “se acontecer”. Assim, a condição fica explícita se utilizarmos a conjunção “se”: “Se acontecer de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro, o rato deixa [...]”.

Fontes

KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. 22. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

VIANA, Luis Carlos Junior. Coesão e coerência: discursos da linguística e da mídia. 2013. TCC (Bacharelado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2013.

Escritor do artigo
Escrito por: Warley Souza Professor de Português e Literatura, com licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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