Whatsapp icon Whatsapp

O que é texto?

Texto é uma manifestação da linguagem, uma mensagem usada para transmitir informação de um autor para um leitor.
Texto
Texto

Um texto é uma manifestação da linguagem. Pode ser definido como tudo aquilo que é dito por um emissor e interpretado por um receptor. Dessa forma, tudo que é interpretável é um texto. Outra forma de conceituação é pensar que tudo aquilo que produz um sentido completo, que seja uma mensagem compreensível, é um texto.

Texto e contexto

Enquanto uma manifestação linguística, o texto é produzido em um dado espaço e momento. Cenário e tempo compõem o que se chama de contexto. Além disso, são considerados informações contextuais: quem fala o texto; quem o escuta; quais são as ideologias, ética e moral do instante da produção e execução textuais, entre outros elementos. Para interpretar um texto, é fundamental levar em consideração tais informações vinculadas ao contexto.

Leia também: Dicas de como interpretar um texto

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos

Um texto é, conforme já definido, uma manifestação da linguagem. Não obstante, agrupar e organizar os diversos tipos de texto em categorias comuns pode ser interessante para melhor compreender o conceito em questão. Resumidamente, é possível dizer que existem três tipos de textos:

  • Verbais: valem-se de palavras;
  • Não verbais: não se valem de nenhuma palavra, apenas de imagens;
  • Mistos: valem-se de imagens e palavras.

Para saber mais sobre isso, leia o texto: Linguagem verbal e não verbal.

Veja também: Charge - tipo textual misto ou não verbal

Leitura, compreensão e interpretação

Para que um texto, de fato, exista, é necessário que ele seja lido por alguém. O processo de leitura, entretanto, não é simples. Ler não significa apenas concatenar letras, formando palavras em uma frase. É necessário que o leitor saiba ler, além do básico da língua, questões de ordem contextual. É preciso relacionar o texto com outras leituras prévias, com a bagagem cultural do leitor. Nesse sentido, embora existam parâmetros que balizam a interpretação de texto, ler é um processo individual.

É importante lembrar, é claro, que isso não significa que cada leitor lê o que bem entender. É muito importante ficar atento aos possíveis significados das palavras, aos elementos do contexto — tais como "quem diz", "para quem se fala", "qual é o grau de intimidade entre os falantes?", "qual é o espaço em que se está conversando?", "em qual época a comunicação ocorre?" etc.

Leia também: Por que ler é importante?

Produção 

Assim como o leitor é fundamental para a existência do texto, a figura do autor também é indispensável. Para produzir um texto, um sujeito articula sua língua — procura escolher as melhores palavras e ordens sintáticas possíveis —, relaciona-se com outras pessoas e diz algo que, para ele, é importante ou necessário.

Esse complexo processo de produção de texto é inerente ao ser humano desde sua origem. Produzimos textos, pois sentimos a extrema necessidade de nos comunicarmos com o mundo. Nesse sentido, é fundamental praticar diversos tipos, porque, assim, será possível aprimorar nossa capacidade de melhorar e ampliar as relações sociais.

Leia também: Coerência textual

Gêneros textuais

É possível perceber que, da imensa quantidade de textos produzidos diariamente, notam-se certas semelhanças entre alguns. Tais semelhanças, que podem ser de diversas ordens, permitem reunir textos em grupos, os quais se chamam gêneros textuais. Alguns gêneros comuns no cotidiano são:

Narrativo:

Relato:

  • Relato de viagem;
  • Diário;
  • Autobiografia;
  • Curriculum vitae;
  • Notícia;
  • Biografia;
  • Relato histórico;
  • etc.

Argumentativo:

Expositivo:

  • Texto expositivo;
  • Seminário;
  • Conferência;
  • Palestra;
  • Entrevista de especialista;
  • Texto explicativo;
  • Relatório científico;
  • etc.

Instrucional:

  • Receita;
  • Instruções de uso;
  • Regulamento;
  • Textos prescritivos;
  • etc.

Para saber mais sobre gêneros e também tipos textuais, leia: Diferenças entre gêneros e tipos textuais.


Publicado por Fernando Marinho

Artigos Relacionados

Artigo de opinião
Aprenda mais sobre o gênero artigo de opinião e garanta o seu conhecimento sobre essa importante ferramenta comunicativa.
“Todos têm uma história”. Em um conto, dos temas mais complexos aos mais simples são narrados. Qualquer um pode construí-lo!
Conto
Aprenda quais são as características do conto e veja alguns tipos de subdivisões que existem. Além disso, reconheça as diferenças entre esse gênero e a crônica.
Conto fantástico
Compreenda as características do conto fantástico, quais as suas variações e os principais nomes da literatura nacional e internacional que produziram o gênero.
Conhecer as diferenças entre gêneros e tipos textuais faz toda a diferença para quem quer interpretar adequadamente um texto
Diferenças entre gêneros e tipos textuais
Por dentro da estrutura do texto: Conheça as principais diferenças entre gêneros e tipos textuais.
A comunicação sempre acontece por meio dos gêneros, seja nas mensagens de celular ou na elaboração de um simples bilhete
Gêneros textuais
Linguagem e comunicação: Conheça as características e a origem dos gêneros textuais.
Comumente associado à informática, o conceito de hipertexto surgiu na década de 60, muitos anos antes do advento da internet
Hipertexto
Você sabe o que a Linguística Textual e a Tecnologia da Informação têm em comum? Clique e saiba mais sobre o hipertexto!
A metalinguagem é a referência à própria linguagem, sendo utilizada na comunicação.
Metalinguagem
Aprenda mais sobre a metalinguagem, e veja alguns exemplos dessa função da linguagem. Entenda por que a metalinguagem é diferente da intertextualidade.
Operadores argumentativos
Conheça os operadores argumentativos, o que são esses elementos, quais suas utilidades na construção do texto, e aprenda como os empregar por meio de exercícios.
Texto expositivo
Descubra o que é texto expositivo. Saiba qual é sua estrutura e características. Veja os tipos de textos expositivos possíveis, e aprenda como elaborar um bom texto.
video icon
Química
Estequiometria no Enem: como esse tema é cobrado?
Estequiometria é um tema bastante recorrente nas provas do Enem, ela aparece de maneira pura e aplicada ou envolvida com outros tópicos da química. Hoje faremos uma breve revisão desse assunto por meio da análise de algumas questões cobradas anteriormente no Enem.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.