Whatsapp icon Whatsapp

Parágrafo

O parágrafo é entendido como uma unidade textual formada por frases em torno de uma ideia central, que pode vir acompanhada de ideias secundárias.
Ícone de citação com o escrito “parágrafo”.
O parágrafo está presente em diversos textos escritos, mas pouco se compreende sobre sua composição.

O parágrafo é uma parte do texto entendida como unidade formada por uma ou mais frases em torno de uma ideia central denominada tópico frasal. Por ser considerado um microtexto, o parágrafo apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão.

Veja também: Textualidade — um conjunto de elementos necessários em toda produção textual

Resumo sobre parágrafo

  • O parágrafo é uma unidade textual com uma ou mais frases em torno de uma ideia central.

  • Pode ser identificado pelos seguintes elementos: recuo, quantidade de períodos, ideia central (podendo vir acompanhada de outras secundárias).

  • Geralmente segue a estrutura tópico frasal (ideia central) + ideias secundárias (podendo ser, por exemplo, argumentos).

  • Por ser uma unidade menor do texto, apresenta uma estrutura própria, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Pode ser classificado em tipos: argumentativo, narrativo e descritivo.

Videoaula: O que é um parágrafo?

Como se identifica um parágrafo?

O parágrafo é entendido como uma unidade textual formada com base em uma ideia central. Assim, o parágrafo se forma como uma parte constituinte do texto.

Assim, para identificarmos um parágrafo, é importante verificarmos:

  • o recuo (o espaço que a primeira linha se distancia da margem);

  • a quantidade de períodos (geralmente, mas não obrigatoriamente, 3-4 períodos — o que corresponde a 4-8 linhas);

  • a ideia central, podendo vir acompanhada de outras, as secundárias.

A associação entre os elementos acima nos permite identificarmos um parágrafo em um texto. Em resumo, ele é formado por uma combinação de elementos estéticos e linguísticos, sendo o seu produto o que convencionamos chamar de parágrafo.

Como fazer um parágrafo?

Para fazer um parágrafo, é importante entender que ele é formado por um ou mais períodos. Assim, a junção entre os períodos (simples e composto) forma o parágrafo. Por exemplo, em um parágrafo de um texto dissertativo, apresenta-se um período simples com a ideia central do texto (também conhecido como tópico frasal) seguido por uma série de períodos compostos com a argumentação.

O parágrafo apresenta-se da seguinte forma:

Tópico frasal (ideia central - período simples) + argumentos (períodos compostos - coordenação e subordinação)

Assim, antes de se iniciar um parágrafo, é preciso ter, de forma clara, a ideia a ser desenvolvida nele. Tratando-se de um texto dissertativo-argumentativo, espera-se que cada parágrafo apresente como tópico frasal/ideia central os argumentos seguidos das informações. Em um texto narrativo, o tópico frasal pode ser uma linha de pensamento de uma das personagens presentes na história.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de parágrafos

  • Exemplo 1

O problema do combate à violência no Brasil persiste em 2022. Segundo o Atlas da Violência, foram 20,1 mil assassinatos nos primeiros seis meses de 2022. Apesar de corresponder a uma queda de 5% em relação ao ano anterior, os índices ainda são altos.

O parágrafo acima apresenta uma composição estética (o recuo), além disso, ele se inicia com um período simples (oração com apenas um verbo) em que se apresenta a ideia central: o problema do combate à violência no Brasil. Os períodos que o sucedem trazem uma série de informações no intuito de reforçar e discutir a temática. Assim, esse exemplo possui os elementos básicos de um parágrafo.

  • Exemplo 2

Felipe adquiriu um novo apartamento. Ele tem 40 m², sendo dois quartos, uma sala de estar, uma cozinha e um banheiro. Apesar do pouco espaço, ele é bem distribuído e aconchegante. Além disso, há uma interessante área de convivência e portaria com segurança 24 h.

Diferentemente do primeiro exemplo, este não é um parágrafo de um texto argumentativo. No entanto, ainda assim, ele apresenta os elementos básicos de um parágrafo. Além do recuo, ele tem uma ideia central, como podemos ver no seguinte tópico frasal: “Felipe adquiriu um novo apartamento”.

A partir daí, temos uma série de elementos descritivos que tratam do tema central: a compra do apartamento e suas características. Como esse exemplo, compreendemos que a estrutura do parágrafo pode estar posta em uma diversidade de textos (narrativos, descritivos, argumentativos ou outros).

Estrutura e características de um parágrafo

O parágrafo tem como característica principal representar uma unidade ou parte de um texto. Assim, ele se estrutura por meio de tópicos frasais, contendo a ideia central do texto, seguidos pelos demais períodos com as devidas informações/argumentos/etc. que complementam e acrescentam-se ao ponto central.

Pode-se dizer que o parágrafo é um microtexto dentro de um texto. Nesses termos, ele possui:

  • Introdução: todo parágrafo tem um período introduzindo a sua ideia central, nesse caso, o tópico frasal.

  • Desenvolvimento: após introduzir a ideia central, o parágrafo deve discuti-la trazendo informações, ideias secundárias etc.

  • Conclusão: é preciso encerrar a ideia abordada ou introduzir um novo elemento a ser abordado no parágrafo seguinte.

Leia também: 8 dicas sobre a estrutura do parágrafo

Quais são os tipos de parágrafos?

Os tipos de parágrafo variam de acordo com a finalidade do texto, podendo ser:

  • Argumentativo: parágrafos de texto em que predomina a tipologia argumentativa, isto é, a defesa de uma tese/ponto de vista acerca de um tema.

  • Narrativo: presente em textos predominantemente narrativos, como a crônica, o conto e o romance. Nele, prevalecem as características da narração e fazem-se presentes os elementos da narrativa (narrador, tempo, espaço, personagem e enredo).

  • Descritivo: prevalece a descrição de características ou coisas, sendo típico de textos descritivos.

Exercícios resolvidos sobre parágrafo

Questão 1

Leia o parágrafo a seguir e responda:

Com efeito, é nítido que o deficitário registro civil repercute, sem dúvida, na persistente falta de pertencimento como cidadão brasileiro. Isso acontece porque, como já estudado pelo historiador José Murilo de Carvalho, para que haja uma cidadania completa no Brasil, é necessária a coexistência dos direitos sociais, políticos e civis. Sob essa ótica, percebe-se que, quando o pilar civil não é garantido — em outras palavras, a não efetivação do direito devido à falta do registro em cartório —, não é possível fazer com que a cidadania seja alcançada na sociedade. Dessa forma, da mesma maneira que o “menino mais novo” e o “menino mais velho” em Vidas secas, de Graciliano Ramos, quase 3 milhões de brasileiros continuam invisibilizados: sem nome oficial, sem reconhecimento do Estado e, por fim, sem a dignidade de um cidadão.

Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-2021-leia-redacoes-nota-1000/352425.html.

O tópico frasal desse parágrafo é:

A) o deficitário registro civil

B) a falta de pertencimento como cidadão brasileiro

C) a coexistência dos direitos sociais, políticos e civis

D) a falta do registro em cartório

E) a existência de uma cidadania completa no Brasil

Resolução:

Alternativa B

O tópico frasal é a ideia central do parágrafo. Sendo assim, o texto começa falando sobre o problema do registro civil e aponta “a falta de pertencimento como cidadão brasileiro” como um dos argumentos para tratar do problema. Assim, o parágrafo se desenvolve em torno do argumento mencionado.

Questão 2

Sobre o parágrafo, é possível afirmar que

A) é definido pelo seu recuo ao iniciar um texto.

B) é formado apenas por período simples que expõem a ideia principal.

C) é um microtexto, por isso, apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão.

D) não precisa conectar-se com os demais parágrafos para formar um texto.

E) deve ser apenas do tipo argumentativo.

Resolução:

Alternativa C

O parágrafo é um conjunto de elementos envolvendo recuo, períodos, ideia central e ideias secundárias. Além disso, ele é constituído por períodos simples e compostos, conectando-se com os demais parágrafos e formando um todo chamado texto. Ele também pode ser do tipo descritivo, narrativo e argumentativo. Sendo assim, pode-se dizer que ele é um microtexto por apresentar internamente as estruturas textuais.

Publicado por Rafael Camargo de Oliveira
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Articulação de ideias: um fator de textualidade
Textualidade se caracteriza como fator preponderante na modalidade escrita. Dessa forma, saiba por que a articulação de ideias contribui para esse aspecto!
O que é texto?
Acesse para descobrir o que é um texto. Aprenda quais são os diversos tipos de texto e entenda, ainda, o que são gêneros textuais.
Operadores argumentativos
Conheça os operadores argumentativos, o que são esses elementos, quais suas utilidades na construção do texto, e aprenda como os empregar por meio de exercícios.
Orações coordenadas assindéticas e orações coordenadas sindéticas
Orações coordenadas assindéticas? Orações coordenadas sindéticas? Simples, para conhecê-las um clique somente basta!
Orações subordinadas
Clique aqui, saiba o que são orações subordinadas, descubra como elas podem ser classificadas e veja exemplos de cada uma delas.
Período composto por coordenação
Aprenda mais sobre o período composto por coordenação, entendendo como as orações existentes nele se relacionam. Veja exemplos e conheça as orações coordenadas.
Tipos de introdução no texto dissertativo-argumentativo
Há diferentes recursos que podem ser utilizados para introduzir um texto dissertativo-argumentativo. Saiba quais são os tipos de introdução!
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.