Leem ou lêem?
Leem ou lêem? Você tem dúvidas sobre a forma correta de escrever essa palavra? Se a sua resposta for sim, não se preocupe, pois essa é uma dúvida recorrente para a maioria das pessoas, principalmente para quem ainda não está por dentro das mudanças ocorridas com a implementação do Novo Acordo Ortográfico. Para sanar mais esse questionamento da língua portuguesa, o Mundo Educação traz para você uma explicação simples e definitiva. Vamos lá?
A palavra em questão é a forma do verbo ler conjugado na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo. Antes da vigência do Novo Acordo Ortográfico, a grafia correta era lêem, assim, com o acento circunflexo. Contudo, a grafia do vocábulo sofreu alterações, pois, segundo as novas regras de acentuação do acordo ortográfico, o acento circunflexo não mais deverá ser utilizado em verbos com conjugações da 3ª pessoa do plural terminadas em -eem. Portanto, o correto é leem.
O mesmo raciocínio deve ser utilizado para outros verbos terminados em -eem conjugados na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo, como os verbos crer e ver. Observe:
Conjugação dos verbos crer e ver no presente do indicativo:
Eu creio Tu crês Ele/Ela crê Nós cremos Vós credes Eles/Elas creem |
Eu vejo Tu vês Ele/Ela vê Nós vemos Vós vedes Eles/Elas veem |
Antes do acordo, os vocábulos leem, veem e deem eram grafados com o acento circunflexo
No caso do verbo dar, a alteração acontece com a conjugação da 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo. Observe:
Conjugação do verbo dar no presente do subjuntivo:
que Eu dê
que Tu dês
que Ele/Ela dê
que Nós dêmos
que Vós deis
que Eles/Elas deem
Exemplos em orações:
Os alunos leem livros durante o recreio da escola.
Eles creem que até o final do ano todos os problemas serão resolvidos.
Eu torço para que as coisas deem certo para vocês!
Atenção: Muito cuidado para não confundir! Os verbos terminados em -em quando conjugados na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo deverão ter o acento circunflexo preservado. O acento, nesse caso, é o responsável pela concordância de número entre o verbo e o sujeito da oração. Observe a ocorrência nos verbos ter e vir:
Ele tem muitos livros.
Eles têm muitos livros.
e
Ela vem de muito longe para visitar a família.
Elas vêm de muito longe para visitar a família.